Atividades Práticas Supervisionadas: Recursos Humanos
Por: Jorge&Mateus ❤ • 14/3/2016 • Trabalho acadêmico • 523 Palavras (3 Páginas) • 507 Visualizações
[pic 1][pic 2] |
FACULDADE ANHANGUERA DE VALPARAISO-FVP
CURSO: Administração
Disciplina: Recursos Humanos
Prof. Magdiel
Atividades Práticas Supervisionadas
RA | NOME | TURMA |
VALPARAISO DE GOIÁS
2015
- Introdução
Este trabalho tem por objetivo retratar os problemas enfrentados por “Carlitos” Charlin Chaplin no filme Tempos Modernos, que nessa época não era valorizado o capital humano e sim somente o seu lucro, ou seja, seu rendimento. Nessa época a gestão era meio que ultrapassada em relação aos dias atuais. O foco principal desse relatório e apresentar um questionário diretivo feitas ao gestor do Banco de Brasília, com perguntas e respostas desde o recrutamento e seleção até a relação entre gestores e colaboradores.
- Desenvolvimento
O objetivo deste relatório é efetuar um relato do modelo de gestão de pessoas traçando um paralelo entre o filme Tempos Modernos.
O filme que se passa nos anos 30 retrata a vida de um trabalhador interpretado por Charlin Chaplin, Carlitos, o personagem em questão trabalha em uma fabrica apertando parafusos de maneira repetitiva e exaustiva que gera vários problemas ao decorrer da execução de seu trabalho. Tudo isso pela gestão que é aplicada na fábrica, levando em consideração aspectos sociais capitalistas da época, o modelo de gestão aplicado era voltado apenas para a lucratividade em menor tempo possível, ignorando a saúde física e mental do colaborador.
O cenário do filme tem uma extensão interessante, pois abrange uma grande quantidade de pessoas envolvidas no trabalho, necessitando de uma gestão bem aplicada porem, a julgar pela época isso era feito meio que de maneira arcaica, mesmo seguindo princípios de grandes pensadores. Fazendo um comparativo com o modelo de gestão atual, hoje em dia é levado muito em consideração o bem estar do colaborador, o mercado de trabalho atual em seus diferentes setores e seguimentos evoluiu muito e estão priorizando um modelo de gestão no qual enxergam as pessoas como seres humanos dotadas de recursos organizacionais e parceiros da organização, porém em contra partida, existe algumas organizações que insistem em ver o colaborador apenas como um número e não adotam um modelo de gestão dinâmica, no entanto o fato é que, o cenário atual das organizações passa por profunda mudança cada qual com sua missão, valor e objetivo, o colaborador é meio que moldado a cada organização no qual é inserido, muitas adotam treinamentos e especializações internas e externas que beneficia ambas as partes, algo muito diferente do que é visto no filme Tempos Modernos onde a ineficiência do gestor acarreta no desempenho dos operários.
...