Auditoria de Recursos Humanos
Por: Aline Almeida • 16/11/2015 • Trabalho acadêmico • 260 Palavras (2 Páginas) • 1.134 Visualizações
Universidade Luterana do Brasil – Canoas
Esta foi a discursiva 2 durante o curso Superior de Tecnologia de Recursos Humanos – Durante o ano letivo de 2015/2.
Discursiva 2 - Auditoria de RH
Com base nos capítulos 8 e 9 identifique quais são as diferenças nas intervenções de auditoria da área de Gestão de Pessoas e o Departamento Pessoal.
(Máximo 15 linhas) – Peso: 3.0
Dica para responder: “Colocar a diferença entre as duas e de uma forma sintezada também dizer sobre o foco de cada uma delas”.
As intervenções de auditoria tem algumas diferenças entre a área de GP (Gestão de Pessoas) e DP (Departamento Pessoal). Sendo que uma intervenção na área de GP deverá focar em treinamentos, cargos e salários, recrutamento e seleção, promoções e transferências. E uma intervenção na área de DP deverá ser focada em documentações (dossiê), cartão ponto, folha de pagamento, INSS, segurança e medicina, autônomos, rescisão de contrato de trabalho, reclamatórias trabalhistas, férias, decimo terceiro e outros.
Toda intervenção é desafiadora, mas a área de DP costuma preocupar muito os profissionais desta área por ter uma grande quantidade de documentação deste processo. E na área de GP devemos considerar a capacidade de criar valores na qual os colaboradores podem proporcionar durante a busca do sucesso da empresa.
Penso que, uma intervenção sempre deve ser realizada com o objetivo de trazer crescimento para a organização e não somente para apontar seus erros e falhas. A intervenção deve ser vista como uma oportunidade de examinar os processos internos e sistemas de gestão e assim identificar suas falhas e possibilidades de melhorias.
...