Banco Itau Uma Relação Entre a Educação Financeira e Suas Estratégias de Sustentabilidade.
Por: R.Dutra • 30/11/2016 • Artigo • 1.843 Palavras (8 Páginas) • 551 Visualizações
[pic 1]
Banco Itaú Unibanco Holding S.A: Uma relação entre a Educação Financeira e suas Estratégias de Sustentabilidade.
Adriano Paixão¹ (adriano.paixao.oliveira@gmail.com), Olaviana Pinho² (olaviana.pinho@yahoo.com.br) e Raysa Dutra² (raysavianadutra@gmail.com).
¹MBA em Logística Empresarial e ²MBA em Controladoria e Finanças
INTRODUÇÃO:
O estudo se propôs a analisar a busca de um banco privado pelas melhores estratégias em políticas de sustentabilidade. O banco escolhido foi o Itaú Unibanco Holding S.A pelo pioneirismo na visão sustentável. O banco existe a mais de 90 anos, mas a partir de 2008 seu ideal sustentável ganhou força. A fusão entre o Itaú e o Unibanco formou uma corporação com valor de mercado de uma das maiores instituições financeiras do mundo. Sua missão é ser um banco competitivo e rentável, promovendo o desenvolvimento sustentável do Brasil e cumprindo sua função publica com eficiência. Sua visão é tornar-se o banco líder em desempenho sustentável e em satisfação dos clientes. É comprometido há mais de uma década com as questões que envolvem a sustentabilidade no mercado financeiro. Sua gestão de sustentabilidade e responsabilidade social é orientada por três focos estratégicos: Risco e Oportunidades Socioambientais; Educação Financeira e Dialogo e transparência. Busca promover a educação financeira, integrar questões socioambientais aos negócios e atividades e adotando sempre transparência.
Em outubro de 2002 quando o International Finance Corporation (IFC), braço financeiro do banco Mundial, organizou um conjunto de regras socioambientais para concessão de credito, conhecidas como Princípios do Equador, o Banco Itaú passou a adotar algumas práticas, onde o objetivo era garantir a sustentabilidade, o equilíbrio ambiental, o impacto social e a prevenção de acidentes de percurso que pudessem causar embaraços no transcorrer dos empreendimentos, reduzindo também o risco de inadimplência. Os Princípios do Equador, de adesão voluntária, constituem um conjunto de critérios usados para identificação, avaliação e gerenciamento de risco socioambiental em operações de Project Finance. Assim, as instituições signatárias reconhecem que a aplicação desses Princípios oferece uma oportunidade para que projetos sejam desenvolvidos de forma social e ambientalmente responsável.
A influencia do Itaú começou a se estender por mais companhias, com critérios cada vez mais rígidos para selecionar suas carteiras de investimentos, pois alem de checar as condições das empresas de pagar o valor solicitado, os bancos poderiam avaliar os potenciais danos ambientais dessas mesmas companhias. A empresa afirma que é com educação que a taxa de inadimplência será baixada, reduzindo assim o índice de atrasos nos pagamentos dos clientes. Por conta disso, desenvolve vários treinamentos e cursos internos sobre programas de educação financeira para os funcionários. Seu grande diferencial também pode ser notado pelo impacto medido por inúmeros pequenos credores, onde através dos programas de microcrédito do banco, criados desde 2005, direcionam empreendedores com dificuldades para obter empréstimos pela falta de comprovação de renda. Auxiliando-os em melhores oportunidades para seu negocio.
Também existe uma grande preocupação no descarte de resíduos sólidos, onde utiliza-se dos meios de comunicação para abordar a importância da reciclagem e da reutilização. Apóia diversos projetos, como o Fundos Itaú Ecomudança, que tem como foco a redução de emissões de gases de efeito estufa (GEE), repassando 30% da taxa de administração; O Fundo Itaú Excelência Social (FIES) criado em 2004 onde aplica seus recursos em ações de empresas com boas práticas de sustentabilidade, visa contribuir para melhoria da educação no Brasil, o fundo destina 50% da sua taxa de administração para projetos educacionais desenvolvidos por organizações não governamentais (ONGs); O Fundo Itaú Futura, que ajuda projetos educacionais desenvolvidos pelos Canal Futura, da Fundação Roberto Marinho.
METODOLOGIA:
A metodologia utilizada para desenvolver esse artigo foi uma pesquisa bibliográfica, onde foi consultado o site da empresa Banco Itaú Unibanco e sua diversas Circulares internas que foram idealizadas e realizadas pelo banco, permitindo assim conhecer um pouco das políticas de sustentabilidades adotadas no meio social, econômico e ambiental desta empresa.
A responsabilidade socioambiental esta ligada a ações que respeitam o meio ambiente e suas políticas de objetivos sustentáveis. Onde cada cidadão, empresa e governo é responsável pela preservação ambiental.
Toda empresa tem uma responsabilidade social. É seu dever pensar no bem-estar da sociedade, e não apenas no lucro. A preocupação com o social passou a ser até uma questão de sobrevivência. É uma forma de “marketing.” (...) A responsabilidade social pode ser definida como o dever da empresa de ajudar a sociedade a atingir seus objetivos. É uma maneira de a empresa mostrar que não existe apenas para explorar recursos econômicos e humanos, mas também pata contribuir com o desenvolvimento social . É, em síntese, uma espécie de prestação de contas. “ (De Benedicto,1997:76-77).
A sociedade a cada dia não aceita que as empresas forneçam apenas qualidade , preço e cumprimento de legislação, ela passou a valorizar as empresas que ajudam a minimizar os problemas sociais e ambientais da atualidade.
Segundo o Instituto Ethos (2007),
A Responsabilidade Social é uma forma de conduzir os negócios da empresa de tal maneira a torna parceira e coresponsavel pelo desenvolvimento social. A empresa socialmente responsável é aquela que possui a capacidade de ouvir os interesses das diferentes partes (acionistas, funcionários, prestadores de serviços, fornecedores, consumidores, comunidade, governos e meio-ambiente) e conseguir incorporá-los nos planejamentos de suas atividades, buscando atender às demandas de todos a não apenas dos acionistas ou proprietários.
Todo material resultante de atividades humanas e que muitas vezes podem ser aproveitadas tanto para reciclagem quanto para sua reutilização, são chamados de resíduos sólidos.
As operações do Itaú Unibanco causam, direta ou indiretamente, impactos ao meio ambiente. Por isso, umas das preocupações estratégicas para a gestão do banco é encontrar ferramentas que permitam a utilização racional e adequada dos recursos. Ações para aperfeiçoar a eficiência energética de centros de processamento e computadores, reciclar lixo e descartá-lo adequadamente, reutilizar água e reduzir o consumo de papel e outros insumos fazem parte das preocupações de todas as áreas e, na prática, podem proporcionar ganhos operacionais efetivos. Tendo consciência de que, por possuírem uma grande base de clientes e colaboradores, inovações e melhorias pequenas têm reflexos importantes dentro de uma visão macro.
...