CASE UBER COORDENAÇÃO DE ADMINISTRAÇÃO
Por: Joaquim Wecsley Vital Batista • 21/9/2021 • Trabalho acadêmico • 796 Palavras (4 Páginas) • 74 Visualizações
[pic 1]UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ - UESPI
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS – CCSA
COORDENAÇÃO DE ADMINISTRAÇÃO
JOAQUIM WECSLEY VITAL BATISTA
CASE UBER
TERESINA, PI
2021
JOAQUIM WECSLEY VITAL BATISTA
CASE UBER
Atividade solicitada, da disciplina Teoria Geral da Administração II, do Curso de Bacharelado em Administração, 2º Período/Noite, da Universidade Estadual do Piauí.
Prof.ª Júlia Maurícia Sales Macedo de Sousa
Teresina - PI
2021
A Uber, é uma empresa que possui um modelo de negocio próprio, que procura ser um ponto de encontro entre motoristas parceiros e passageiros. A Uber é um aplicativo de corridas e agora também é um aplicativo de delivery, o Uber Eats.
O seu modelo de negocio é algo que podemos considerar inédito, pois não existia nada com o mesmo modelo e tamanho no mundo, sendo que a seu inicio em varias cidades do mundo como Londres e São Paulo foi acompanhado de esperança pelos motoristas que queriam se cadastrar e protestos nos taxistas, sindicados e cooperativas de taxis, que temiam o seu funcionamento.
Os fundadores da Uber, tiveram a ideia de criar um aplicativo que ligasse motoristas a passageiros, depois de uma viagem a Paris, onde não conseguiam pegar um taxi. Após observarem que esse problema não era exclusivo da capital parisiense voltaram a sua cidade e iniciaram os trabalhos para a criação da solução daquele problema.
O Uber se tornou uma solução pratica e barata, para seus usuários, que antes não conseguiam pegar um taxi, que muitas vezes, seus motoristas não prestavam um bom serviço e cobravam valores elevados pelas corridas, pois, só eles podiam prestar tal serviço.
A chegada do Uber, foi cheia de protestos por parte dos taxistas, que eram os mais interessados na não permissão do aplicativo em suas cidades, sendo que, por possuírem muitos vínculos com políticos de suas cidades, muitas foram as leis criadas para tentar barrar o funcionamento do aplicativo, sendo que, na maioria das cidades, as mesmas não foram aprovadas, permitindo o seu início, em outras, foi necessário mandados de justiça que permitissem o funcionamento do serviço.
Pra explicar um pouco melhor, porque tantos protestos por partes dos taxistas, devemos lembrar que o serviço de taxi, é um serviço muito regulado pelo governo de cada cidade, e que é muito difícil as cidades liberarem novas licenças para esse tipo de serviço, tornando o mercado muito restrito para os motoristas que já possuíam suas licenças, para um número de passageiros que crescia junto com a população de suas cidades, sendo assim, aumentando somente o número de clientes, não a concorrência para o atendimento dos mesmos. Em muitas cidades do pais, a quantidades de licenças para se trabalhar de taxi é tão pequena e devassada em comparação a sua população, que surgiu, um mercado paralelo de licenças para se trabalhar de taxi, antes da Uber, licenças para se trabalhar de taxi em Teresina, podiam ser vendidas por 250R$ mil reais, as mesmas também eram alugadas, por seus donos, que queriam trabalhar durante o dia por exemplo, alugavam as mesmas pra quem queria trabalhar durante a noite. Hoje em dia, com diversos aplicativos como o Uber, 99 e InDriver, esse tipo de licença é comercializada por valores na casa dos 30R$ mil reais.
...