CASO BALDWIN BICYCLE COMPANY INSTITUTO DE ECONOMIA
Por: Sarele • 24/11/2018 • Trabalho acadêmico • 1.062 Palavras (5 Páginas) • 1.514 Visualizações
[pic 1]
CASO BALDWIN BICYCLE COMPANY
INSTITUTO DE ECONOMIA
Prof. Dr. Miguel Juan Bacic
DISCIPLINA ECO 110 Estratégia Empresarial
Sandra Regina Leopoldino
Baldwin Bicycle Company
Apresentação
Empresa que fabrica bicicletas há quase 40 anos, com uma linha de 10 modelos, a maior parte de sua venda era através de varejistas independentes e lojas de bicicleta, e não distribuía em lojas de departamento.
No ano de 1983, as vendas estavam em torno de 10 milhões na taxa anual. A sua venda era realizada através de varejistas independentes e lojas de brinquedos.
O público-alvo pessoas que procuram qualidade e estão dispostas a pagar mais caro para delas.
Missão
Produzir bicicletas de qualidade, boa aparência, com preço acessível que incentive a prática de hábitos saudáveis, oferecendo diversão às crianças e conforto aos adultos proporcionando qualidade de vida e satisfação à sociedade.
Macroambiente
A diferença competitiva está na capacidade que cada empresa tem de reagir a elas, a Baldwin analisou três macroambientes para verificar as oportunidades e ameças.
- Demografia - favorece a entrada de novos produtos visando que o mercado é representado por crianças e adultos em busca de diversão e esporte.
- Economia - O cenário é promissor, devendo crescer expressivamente baseados em mudanças de hábitos comportamentais buscando vida saudável.
- Tecnologia - produzir bicicletas demanda pouca tecnologia, a maior concentração de recursos tecnológicos é no design e no desempenho.
Microambiente
Microambiente são os fatores internos da empresa e que se fazem possíveis de serem controlados e estudados.
- Clientes - adultos e crianças de diversas faixas etárias que visam à diversão e prática de esportes;
- Concorrentes - empresas do segmento esportivo, Schwinn, Huffy, Murray, Ross, Raleigh e HI-VALU;
- Distribuidores - lojas de brinquedos e ferramentas, lojas de materiais esportivos e lojas especializadas em bicicletas;
- Substitutos - novos modelos de bicicletas utilizando materiais totalmente reciclados como utilizar plásticos ao invés de metais;
- Fornecedores - aqueles que disponham de matérias-primas (alumínio, tinta, graxa...) e peças (pedal, guidão, freios, sinalizador, selim, pneus, etc.);
- Concorrentes potenciais - empresas do mesmo segmento que investem em tecnologias e querem se unir a outras empresas como a Hi-Valu.
Analise do ambiente externo
Pontos fortes
| Pontos fracos
|
Oportunidades
| Ameaças
|
Proposta Hi-VALU
A empresa Hi- Valu quer realizar parceria de três anos com a Baldwin para fabricação das bicicletas personalizadas, que serão comercializadas com o nome de (“Challenger”);
A Hi-Valu pagará a Baldwin preços inferiores aos preços praticados pelo em seus canais normais de distribuição;
Toda administração e manutenção dos estoques são de responsabilidade da Baldwin;
Os pagamentos são efetuados em 60 dias (em média) + 30 dias para receber o pagamento = 90 dias devendo a Baldwin se manter neste período.
Decisão do grupo
A Baldwin não deve aceitar a proposta pelos devidos fatores:
Terá que se endividar mais para incluir a linha de produção da Challenger impactando seu fluxo de caixa além de ajudar a criar uma corrente.
Os termos de pagamentos propostos pela Hi-Valu e sua proposta de manter o estoque são onerosos para Baldwin;
Podem surgir problemas com os canais de distribuidores e clientes, que comprometerão a perpetuidade da marca;
...