COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL: INSTRUMENTO ESTRATÉGICO DE GESTÃO
Por: pâmella martins • 26/4/2018 • Resenha • 647 Palavras (3 Páginas) • 280 Visualizações
Comunicação sem Complicação “
CAPITULO 3 – COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL: INSTRUMENTO ESTRATÉGICO DE GESTÃO
Cada vez mais, a importância da comunicação é destacada como fator fundamental para a busca constante de melhoria da qualidade no trabalho. A englobar a atividade e as políticas de missão e captação de informações, a comunicação empresarial solidifica a cultura, as filosofias e as estratégias de ação de uma organização. Ou seja, ela é responsável pela formação da imagem institucional, o que é considerado pelos grandes gurus do marketing como principal patrimônio de uma empresa, uma entidade e até mesmo de um profissional.
As empresas perceberam a necessidade básica de mostrar o que elas são e fazem para consolidar a imagem institucional e evitar conheço os boatos e distorções, decorrente da falta de comunicação seja ela interna ou externa. Hoje, a sobrevivência das empresas e de qualquer outro empreendimento organizacional depende muito da capacidade de assimilar novas informações, da agilidade ao responder aos desafios do mercado e da sua flexibilidade em adaptar-se as constantes mudanças econômicas, tecnológicas e sociais. Hoje, a sobrevivência das empresas de qualquer outro empreendimento organizacional depende muito da capacidade de assimilar novas informações, da agilidade ao responder aos desafios do mercado e da sua flexibilidade em adaptar-se as constantes mudanças econômicas, tecnológicas e sociais.
No cenário de internacionalização da economia, que destaca o papel do cliente- consumidor, crescentemente mais exigente, a comunicação empresarial e o constante aperfeiçoamento dos recursos humanos passam a exercer função básica na moderna gestão empresarial. As estratégias concentram-se na satisfação das necessidades e aspirações do cliente, que se torna mais bem informado e exigente.
As organizações perceberam o quanto é importante estarem mais próximos do cliente e sentir uma necessidade de criar instrumentos que possam garantir uma comunicação mais eficiente. A estratégia da comunicação tornou-se de grande valor nesse novo processo.
Diante desse quadro, o novo papel desempenhado pela comunicação empresarial contribui para a concretização das metas de sobrevivência das empresas. Neste sentido, atua como facilitadora do trabalho conduzido pela direção, que tem a decisão sobre os rumos das operações, e pela gerências, que orientam o trabalho das pessoas que farão a organização alcançar as metas previstas.
O acesso à informação objetiva, clara e precisa sobre o produto colocado no mercado ou sobre o serviço oferecido, suas características, qualidade de riscos, dentre outros, constitui direito básico e princípio fundamental do consumidor. Com isso, toda informação prestada no momento da contratação com fornecedor, o mesmo anterior ao início de qualquer relação, enquanto o produto ou serviço a ser colocado no mercado.
A Empresa deve investir em comunicação para ser bem formada e para bem informar a opinião pública e o seu público específico sobre tudo que envolve a sua atuação, seus produtos e serviços. A Abertura para comunicação - falar e ouvir - deve estar incorporada a cultura da empresa. Não podemos esquecer que a comunicação é um processo social básico e a informação é o seu principal
...