CONCEITOS BÁSICOS DA MATEMÁTICA FINANCEIRA
Por: carmandofilho • 24/7/2015 • Trabalho acadêmico • 4.047 Palavras (17 Páginas) • 937 Visualizações
MÓDULO 1
CONCEITOS BÁSICOS DA MATEMÁTICA FINANCEIRA
1.- Conceitos Básicos da Matemática Financeira
1.1 - Introdução
Neste módulo antes de apresentarmos os conceitos básicos dos principais parâmetros financeiros, vamos inicialmente abordar sobre algumas perguntas e respostas, os objetivos, e fundamentos que norteiam o estudo da Matemática Financeira.
1.2 – Algumas Perguntas e Respostas:
Qual a Função da Matemática Financeira?
A Matemática Financeira busca quantificar as transações que ocorrem no mercado financeiro levando em conta a variável tempo, ou seja, o valor monetário no tempo “Time Value Money”.
Em outras palavras, ela trata em essência do estudo do valor do dinheiro ao longo do tempo, através das entradas e saídas de caixa (valores monetários), que por sua vez estão interligadas à existência da taxa de juros.
Esse valor muda no tempo, quer em função de sua aplicação, obtendo rendimentos ( juros ), quer em função de sua desvalorização, por causa da inflação.
É intuitivo que mil reais em seu bolso hoje tem mais valor do que mil reais que chegarão às suas mãos daqui a seis meses.
Dessa forma, podemos afirmar que R$ 1.000,00 hoje é diferente de R$ 1.000,00 amanhã, ou seja, o dinheiro muda no tempo.
Regra Importante:
Para se comparar, somar ou subtrair valores monetários de um fluxo de caixa, os mesmos têm que estar referenciados na mesma data. “Não se soma ou subtrai quantias em dinheiro que não estejam na mesma data”
Portanto nunca compare, some ou subtraia valores situados em datas diferentes!!!!
Qual o Objetivo da Matemática Financeira?
A Matemática Financeira tem por objetivo estudar as diversas formas de evolução do valor do dinheiro no tempo, bem como as formas de análise e comparação de alternativas para aplicação e/ou obtenção de recursos financeiros.
De uma forma bastante simplista podemos dizer que o objetivo da Matemática Financeira, é o de dar respostas a algumas das seguintes indagações:
• Quanto uma pessoa receberá por uma aplicação financeira em um fundo de renda fixa, no final de certo período, a uma determinada taxa de juros?
• Quanto uma pessoa deverá depositar periodicamente em uma determinada aplicação financeira, para que venha obter uma poupança desejada?
• Qual o valor atual, ou seja, o valor de hoje, que um banco pagaria, por um título de crédito descontado antes de seu vencimento?
• Qual a diferença entre o valor das prestações de um financiamento da casa própria, pelo Sistema de Amortização Constante - SAC e pelo Sistema Francês de Amortização - PRICE? Em qual dos sistemas o valor dos juros é menor?
• Qual o custo efetivo de um empréstimo onde a instituição financeira além da taxa de juros, adiciona comissões e imposto ao valor do empréstimo?
Podemos verificar que em todas as situações acima, nos deparamos com pagamentos ou recebimentos acontecendo em determinado tempo ( data ).
Qual o Campo de Aplicação da Matemática Financeira?
A Matemática Financeira trata dos instrumentos de cálculo de valores e taxas de juros relacionadas com a aplicação de capitais e com empréstimos e financiamentos contraídos por pessoas físicas e jurídicas. Ela atua em todos os ramos, onde há o envolvimento do dinheiro ( capital ) como mercadoria, tais como:
Nas Operações Bancárias;
Nas Operações Comerciais;
No Mercado de Capitais;
No Mercado Imobiliário;
Na Análise de Investimentos, etc....
Por Que Estudar a Matemática Financeira?
Vivemos hoje em um mundo globalizado onde se fala em Finanças e Economia o tempo todo, e neste mundo, não fazemos quase nada no nosso dia-a-dia que não se utilize algum conceito, ou critério de tomada de decisão, da Matemática Financeira.
A aceleração do processo de globalização econômica alterou profundamente o cenário financeiro mundial. Hoje, as oscilações imprevisíveis do mercado exigem dos profissionais da área financeira, particularmente os Economistas, Administradores e Contadores, conhecimentos profundos de Matemática Financeira, uma ferramenta essencial para o gerenciamento eficiente de empresas de grande, médio e pequeno porte.
No campo pessoal e profissional, poderá ser aplicada em inúmeras aplicações do dia-a-dia, tais como:
• Decisões como escolher a melhor alternativa de compra de um imóvel;
• Financiar ou comprar à vista um veículo;
• Identificar qual o desconto mais interessante para a antecipação de um pagamento;
• A escolha de alternativas de investimentos na atividade produtiva, por exemplo, conta com instrumentos de cálculo da Engenharia Econômica, cuja base está na Matemática Financeira.
Porque o conhecimento de Matemática Financeira é tão valorizado, nas Organizações Financeiras, se sempre na sua maioria são executados pelos Sistemas Informatizados?
È valorizado por que:
• Um sistema informatizado jamais fará todos os cálculos financeiros;
• Poderá sempre haver uma situação não contemplada inicialmente no desenvolvimento do sistema;
• Também há que se considerar que muitas vezes o problema não se resume somente em se calcular;
• É necessário também interpretar o cálculo realizado e seus resultados, e isto o sistema não faz.
Uma pessoa
...