CONSUMO ALIMENTAR SAUDÁVEL: UMA ANÁLISE Á LUZ DE MARKETING SOCIAL
Por: Tiago Melo • 29/8/2018 • Monografia • 5.092 Palavras (21 Páginas) • 297 Visualizações
TIAGO SANTOS DE MELO
CONSUMO ALIMENTAR SAUDÁVEL: uma análise à luz de marketing social
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS SOCIAIS E AGRÁRIAS
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
BANANEIRAS-PB
2017
TIAGO SANTOS DE MELO
CONSUMO ALIMENTAR SAUDÁVEL: uma análise à luz de marketing social
Pré-projeto apresentado a Coordenação do Curso de Graduação em Administração da Universidade Federal da Paraíba, em atendimento as exigências para obtenção do Grau de Bacharelado em Administração.
Orientador: Professora Stephanie Ingrid Souza, Doutora.
BANANEIRAS-PB
2017
- Sumário
1 INTRODUÇÃO 2
1.1 Apresentação 2
1.2 OBJETIVOS 2
1.2.1 Objetivo Geral 2
1.2.2 Objetivos Específicos 2
1.3 JUSTIFICATIVA 2
2 MARKETING SOCIAL 2
3 MARKETING SOCIAL E ALIMENTAÇÃO 2
4 ASPECTOS MOTIVACIONAIS DA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL 2
5 METODOLOGIA 2
5.1 Caracterização da Pesquisa 2
5.2 Instrumento de pesquisa e processo de coleta de dados 2
5.3 Analise e tratamento dos dados 2
REFERÊNCIAS: 2
CRONOGRAMA 2
INTRODUÇÃO
Apresentação
Cotidianamente, o papel dos alimentos sempre fornecer a entrada de energia suficiente para a sobrevivência humana, diversas mudanças trouxeram implicações no modo em que tal necessidade seria atendida, tanto em termos de variedade alimentar como em, disponibilidade, padrões de consumo, preferências e significados (Chamberlaim, 2004).
Tais mudanças no comportamento alimentar elevaram a condição de alimento de necessidade básica de nutrição para um patamar de prazer e de sabor, o que conduziu as autoridades públicas a se preocuparem com o risco potencial de consumo de alimentos. Várias doenças tem causas dietéticas ou podem ser parcialmente evitadas a partir da prática alimentar. Em 2014, a Organização Mundial da Saúde (OMS) desenvolveu uma série de medidas destinadas a persuadir as pessoas a adoção de uma dieta saudável, já o Brasil revisou o seu Guia Alimentar para a população brasileira que apresenta iniciativa para o consumo de alimentos in natura e orienta a restrição do consumo de alimentos ultraprocessados.
A Organização Mundial de Saúde (2008) ressalta a problemática entre a dieta e a saúde, mas que pouco se sabe sobre como efetuar mudanças comportamentais e sistemáticas a níveis populacionais. Portanto, o comportamento alimentar saudável pode ser um dos comportamentos alvo do marketing social, ao classificar a alimentação saudável como um comportamento de saúde. E é definido segundo Gochman (1997) como uma atividade que inclui padrões comportamentais, ações e hábitos que se relacionam com a manutenção da saúde, a restauração da saúde e para a melhoria da saúde.
O Marketing social é um dos campos de estudos do marketing que busca eliminar problemas e carências sociais, é uma ferramenta que pode ser utilizada para fins sociais com o planejamento e controle de programas que possam influenciar o compartilhamento de ideias e assim provocar alteração no comportamento almejando bem-estar social. Sua principal característica é a atividade não empresarial, que não visa lucro, mas tem foco em objetivos sociais, e sua contribuição no preenchimento da lacuna existente entre o setor corporativo e o bem-estar público.
De maneira geral, a conduta alimentar com excesso de produtos industrializados pode ser a origem de problemas de saúde pública, como são consideradas as doenças crônicas não transmissíveis (por exemplo: diabetes, hipertensão, doenças cardiovasculares).
Dessa forma, o Marketing Social como campo de estudo que busca a mudança de comportamento que afeta de forma negativa o bem-estar do indivíduo e da sociedade no qual faz parte (ANDREASEN, 1994), traz uma grande contribuição ao tema estudado, pois busca apresentar os benefícios da adoção do habito alimentar saudável como forma preventiva a possíveis doenças que podem ser evitadas através de hábitos alimentares saudáveis, melhorando a saúde e bem-estar do indivíduo adotante.
Visto que o marketing social tem proporcionado relevantes contribuições no âmbito de saúde pública e sua aplicação traz vários benefícios em diversas causas sociais (Carins; Rundle-Thiele, 2013). Sob esta ótica, o presente estudo será uma análise da promoção de comportamentos saudáveis, verificando quais fatores influenciam a adoção de uma alimentação saudável e suas variáveis.
OBJETIVOS
Objetivo Geral
Compreender quais os elementos que caracterizam o comportamento em favor da adoção de uma alimentação saudável.
Objetivos Específicos
a) Analisar os fatores que influenciam os motivos de escolha de uma alimentação saudável.
...