CONTRATOS DE TRABALHO - COM VÍNCULO E SEM VÍNCULO EMPREGATÍCIO
Por: Adriele Moura • 5/4/2016 • Dissertação • 442 Palavras (2 Páginas) • 1.234 Visualizações
Página 1 de 2
CONTRATO DE TRABALHO COM VÍNCULOS EMPREGATÍCIO
É aquele que ocorre a relação de emprego (vínculo empregatício) entre empregado e empregador. Trata - se de um contrato bilateral, onde os dois concordam, e originam-se direitos e obrigações entre ambas às partes.
ABAIXO ALGUNS TIPOS DE CONTRATAÇÕES:
- CONTRATO POR PRAZO INDETERMINADO: Contrato comum, sem período pré-definido, contendo apenas a data de início ao trabalho.
- CONTRATO TÍPICO: Tipificados em Lei.
- TRABALHO Á TEMPO PARCIAL: É aquele que cuja jornada não exceda a 25 horas semanais.
- CONSÓRCIO DE TRABALHADORES: Tem por finalidade unir, associar ou ligar várias pessoas físicas ou jurídicas para um fim comum.
- TRABALHO DOMÉSTICO: É aquele que presta serviços de forma contínua e de finalidade não lucrativa, a pessoa ou família.
- PRIMEIRO EMPREGO: Inserção de jovens entre 16 e 24 anos no mercado de trabalho e sua escolarização.
- CONTRATO DE TRABALHO POR PRAZO DETERMINADO: A lei exige que seja de maneira provisória, com duração legal limitada a 2 anos, com datas de inicio e término.
- POR OBRA CERTA: Quando o empregado é admitido para trabalhar enquanto determinada obra ou serviços durarem.
- CONTRATO DE SAFRA: é aquele que tem sua duração dependente de variações estacionais das atividades agrárias.
- CONTRATO DE EXPÊRIENCIA: Contrato que não poderá exceder 90 dias, período em que o empregador e o empregado se avaliam.
CONTRATO DE TRABALHO SEM VÍNCULO EMPREGATÍCIO
É aquele que não há relação de emprego entre a contratante e as pessoas que lhe prestam serviços.
ABAIXO ALGUNS TIPOS DE CONTRATAÇÕES:
- TRABALHO EVENTUAL: É aquele que não possui caráter de permanência, sendo esporádico, também chamado de ocasional, ou temporário.
- TRABALHO AVULSO: O trabalho avulso é também prestado de forma esporádica, assim como o eventual, mas o avulso é prestado a várias empresas.
- TRABALHO TEMPORÁRIO: Prestado por pessoa física a uma empresa para atender à necessidade transitória de substituição de seu pessoal regular e permanente ou por acréscimo extraordinário de serviços.
- ESTÁGIO: É Necessário que o contratado esteja matriculado em uma instituição de ensino superior, médio, educação profissional, educação especial e modalidade profissional da educação de jovens e adultos, no intuito de oferecer experiência prática.
- TRABALHO AUTÔNOMO: Trabalho prestado por profissional independente, com poder de organizar, controlar e disciplinar suas atividades, sem subordinação hierárquica.
RELAÇÃO DE EMPREGO
Como vimos no inicio a relação de emprego está presente nos contratos de trabalho com vínculo empregatício, que tem como características:
...
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com