CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO “LATO SENSU” ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO XIII
Por: Sica Almeida • 30/11/2018 • Trabalho acadêmico • 5.323 Palavras (22 Páginas) • 355 Visualizações
[pic 1]
FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS DE SERGIPE: FANESE
NÚCLEO DE PÓS-GRADUAÇÃO E EXTENSÃO – NPGE
CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO “LATO SENSU”
ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO XIII
ANA VALÉRIA RODRIGUES DE OLIVEIRA
ANÁLISE DAS ESTATÍSTICAS DE ACIDENTES DE TRABALHO NO BRASIL: A INCIDÊNCIA NA CONSTRUÇÃO CIVIL
ARACAJU/SE
2018/01
ANA VALÉRIA RODRIGUES DE OLIVEIRA[pic 2]
ANÁLISE DAS ESTATÍSTICAS DE ACIDENTES DE TRABALHO NO BRASIL: A INCIDÊNCIA NA CONSTRUÇÃO CIVIL
Artigo científico apresentado à Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe – FANESE, como requisito parcial para a conclusão do Curso de Pós-Graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho Turma XIII.
Orientadora: Profª. MSc. Maria José de Azevedo Araújo.
Coordenadora de Curso: Profª. MSc. Felora Daliri Shefat
ARACAJU/SE
2018/01
[pic 3]
ANA VALÉRIA RODRIGUES DE OLIVEIRA
ANÁLISE DAS ESTATÍSTICAS DE ACIDENTES DE TRABALHO NO BRASIL: A INCIDÊNCIA NA CONSTRUÇÃO CIVIL
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Núcleo de Pós-Graduação e Extensão – NPGE, da Faculdade de Administração de Negócios de Sergipe – FANESE, como requisito para a obtenção do título de Especialista em Segurança do Trabalho.
_____________________________________________________
Nome do Avaliador
_____________________________________________________
Nome do Coordenador de Curso
__________________________________________________
Nome do Aluno
ARACAJU/SE
2018/01
RESUMO[pic 4]
Ana Valéria Rodrigues de Oliveira[1]
A Indústria da Construção Civil apesar de ter grande representatividade na economia potiguar por demonstrar bons indicadores econômicos, além de gerar empregos e renda à população, ainda é um dos setores que apresentam um considerável número de acidentes do trabalho e doenças profissionais. O presente artigo tem como objetivo realizar um levantamento da incidência de acidentes do trabalho e doenças profissionais correlacionadas às atividades da indústria da construção civil através de dados contidos na CAT enfatizando uma análise quantitativa dos principais registros de acidentes e doenças do trabalho evidenciados dentre as principais ocupações profissionais atuantes no setor da indústria da construção civil. Foram coletados dados estatísticos resumidos com foco nos acidentes de trabalho referente ao período do ano de 2016, através dos relatórios publicados do Anuário Estatístico da Previdência Social e do Anuário Estatístico de Acidentes do Trabalho. Constatou-se que o número de acidentes de trabalho na construção civil ainda é elevado, mesmo com a implantação das Normas de Segurança e realização de treinamentos para todos os trabalhadores, o que significa que as medidas de segurança adotadas não são suficientes para reduzir os acidentes. Por fim, é necessário manter cursos de aperfeiçoamento para manter qualificação profissional para sobreviver ao mercado de trabalho, e desenvolver programas de treinamento e especialização.
Palavras-Chave: Acidentes do Trabalho. CAT. Indústria da Construção Civil. Normas de Segurança.
LISTA DE TABELAS[pic 5]
Tabela 1 – Distribuição da frequência e do coeficiente proporcional de acidentes do trabalho, segundo as classes de atividades econômicas em 2016............................................................................................................................17
Tabela 2 – Número de segurados, acidentes e doenças do trabalho no Brasil de 2010 a 2014................................................................................................................18
SUMÁRIO[a][pic 6]
RESUMO
LISTA DE TABELAS
1 INTRODUÇÃO 6
2 REFERENCIAL TEÓRICO 8
2.1 SETOR DA CONSTRUÇÃO CIVIL 8
2.2 ACIDENTE DE TRABALHO 9
2.3 CONSIDERAÇÕES SOBRE ACIDENTES DE TRABALHO E DOENÇAS PROFISSIONAIS 10
2.4 COMUNICAÇÃO DE ACIDENTE DE TRABALHO (CAT) 11
2.5 PREVENÇÃO DE ACIDENTES 13
2.6 NORMAS REGULAMENTADORAS DE SEGURANÇA E MEDICINA DO TRABALHO 13
3 MATERIAL E MÉTODOS 15
4 DESENVOLVIMENTO DO TEMA E DISCUSSÃO 16
4.1 ESTATÍSTICAS NACIONAIS DE ACIDENTES DO TRABALHO E DOENÇAS PROFISSIONAIS 16
5 CONSIDERAÇÕES FINAIS 19
REFERÊNCIAS 20
ABSTRACT 22
1 INTRODUÇÃO
Atualmente, têm-se consciência que o setor da construção civil tem uma elevada importância econômica, sendo que essa relevância é manifestada também no grande número de trabalhadores que exercem suas atividades no setor, onde é intenso o movimento de mão de obra. Sendo assim, de acordo com o anuário estatístico do Informe da Previdência Social (IPS) o setor é muito heterogêneo em termos de tamanho das empresas e do seu nível tecnológico, existindo muitas empresas pequenas, de baixa tecnologia e com métodos de trabalho antiquados. Há também diversas maneiras de organização do trabalho com participação considerada de autônomos, de terceirização de atividades e subcontratação de tarefas. Por isso, sabe-se que nesse contexto a ocorrência de acidentes do trabalho não é incomum. Pelo contrário, a construção civil é geralmente vista tanto no governo, como entre trabalhadores e setores empresariais como sendo um nos quais mais ocorrem acidentes que resultam em lesões temporárias e permanentes, eventualmente levando ao óbito de trabalhadores (AEPS, 2014).
...