Cadeia de Valor
Por: kcordeiro • 12/5/2015 • Trabalho acadêmico • 421 Palavras (2 Páginas) • 189 Visualizações
A China possui atualmente umas das economias que mais crescem no mundo, podendo em alguns anos se tornar a maior potência mundial. Um dos fatores que fizeram os índices de crescimento se elevar foi a mão de obra barata, e opaís passou a exportar mais do que importar, entre outros fatores. No ranking de competitividade global, a China mantém-se no 29º lugar, mas segundo o economista responsável pela análise sobre a região asiática, Thierry Geiger, a China está vivendo um ambiente estável de macroeconomia. Mas o país necessita de inovação tecnológica, para que possa diminuir a mão de obra barata, utilizando máquinas para aumentar a agilidade na produção por exemplo.
Empresas de outros países investiram abrindo filiais na China com o desejo de pegar carona em seu crescimento, e uma das coisas que mais atrai as empresas é a mão de obra vasta e barata no país, além de reduzirem significamente seus custos de produção, pois a China possui uma concentração de fornecedores capazes de rapidamente suprir as necessidades dos fabricantes com componentes e matérias-primas relativamente baratos, mas para que isso ocorra as empresas terão que enfrentar algumas coisas pela frente. Dificuldades com o processo de abrir a empresa, por conta da burocracia, regulamentação e tempo, o país exige 18 documentos para que um estrangeiro abra uma empresa e faz o investidor esperar 99 dias; o índice de facilidade do país é de 63,7 pontos. A China se encontra em 15º lugar, o Chile em 16º e os Estados Unidos em 30º, por exemplo. Em primeiro está a Tunísia, seguida da Suíça e da Irlanda.
O governo chinês prejudica as filiais das empresas por seguir políticas para proteger as companhias locais, como acesso preferencial a terrenos ou ao crédito e facilidades no enfrentamento da burocracia. As cotas de publicidade para empresas também são controladas pelo Estado. Os empresários enfrentam ainda dificuldade para conseguir notícias confiáveis sobre negócios. A maior parte dos obstáculos some para quem resolve produzir localmente, empregando trabalhadores chineses.
E esse não é o único problema, com esse crescimento econômico, também cresceu muito nos últimos anos a corrupção que persiste, com alguns casos envolvendo largas somas de dinheiro, a situação ainda é muito grave, as violações da lei e da disciplina tendem a ser mais camufladas, inteligentes e complexas. O presidente do partido Comunista Chinês Xi Jinping, ao pronunciar suas responsabilidades enfatizou a falta de vigilância no cenário da corrupção, para que o crescimento da China não seja apenas em economia, mais com honestidade e responsabilidade.
http://www.suapesquisa.com/geografia/economia_da_china.htm
http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Desenvolvimento-Econ%C3%B4mico-Da-China/864208.html
http://www.conjur.com.br/2011-ago-06/abrir-empresa-china-exige-cooperacao-bilateral-advogados
http://economiaclara.wordpress.com/tag/burocracia-chinesa/
http://www.istoedinheiro.com.br/noticias/1508_ELE+ABRE+AS+PORTAS+NA+CHINA
http://www.chinatradegateway.com/br/Articles-List.asp?ArtCategoryID=39&ParentArtCategoryID=1&subArtCategoryID=13&navid=58
...