Carta de principios
Por: ag2026 • 11/11/2015 • Resenha • 418 Palavras (2 Páginas) • 462 Visualizações
Carta de Princípios – Ano 2012 – Universidade, Educação e Corrupção
RESUMO
A corrupção é algo que, infelizmente, está enraizado na cultural brasileira, sendo quase sempre associado aos ambientes públicos e empresas estatais.
Segundo a carta de princípios do Mackenzie e do dicionário da língua portuguesa, a definição de corrupção é deterioração, apodrecimento ou putrefação e os sentidos secundários que tanto ouvimos falar e conhecemos derivam dessas palavras.
Corrupção é o ato ou efeito de se corromper, ou obter alguma vantagem de forma ilícita sobre outras pessoas, é algo comum no nosso país e que vemos diariamente nos nossos meios de comunicação.
Segundo notícia publicada pelo Financial Time, 20% dos gastos públicos do país são perdidos para a corrupção, o que no ano de 2004 correspondia a R$ 18,5 bilhões, e podemos afirmar que essa porcentagem é ainda maior nos dias atuais, tendo em vista os diversos esquemas de corrupção que são investigados diariamente, e associação de corrupção ao ambiente público não é algo sem fundamento. O principal partido do país e partido da atual presidente da República está envolvido em alguns esquemas de corrupção como por exemplo o popularmente conhecido “Petrolão”.
Porém a corrupção não é exclusividade do ambiente público, em empresas privadas também existe “caixa dois”, e uso de pessoas como “laranjas” em negócios irregulares, e também podemos encontrar essas atitudes erradas no nosso dia a dia, como por exemplo a compra e uso de produtos piratas.
A corrupção pode parecer ser algo bom, principalmente para quem é beneficiado por ela, mas na verdade ela é um dos principais problemas da atualidade, impede o desenvolvimento do país como um todo, desde a parte econômica até a parte social, além de deixar claro o quanto as nossas leis são falhas e o quanto a impunidade é grande.
É possível discordar da carta no tópico “Porque a corrupção continua e se fortalece? ” quando diz que a corrupção é está banalizada por ter se tornado algo comum e que isso tem levado a sociedade a um certo grau de indiferença, ou talvez isso fosse em 2012, nos dias atuais a população se cansou de tanta corrupção, e exige que os esquemas sejam investigados e os culpados punidos. Através de manifestações em todo o país, com milhões de pessoas nas ruas, o povo deixou claro que cansou e que quer mudanças.
E por fim, o papel de uma universidade que segue os princípios cristãos, é passar para seus alunos valores como: honestidade, integridade, verdade, justiça e amor ao próximo, assim colaborando com a diminuição da corrupção no país.
...