Case ECT
Por: cezareaugusto • 9/11/2015 • Resenha • 914 Palavras (4 Páginas) • 220 Visualizações
UNIVERSIDADE FUMEC
ATIVIDADE AUTO-INSTRUCIONAL
BARBOSA, Cézare Augusto Baptista
Disciplina: Negociação Empresarial, apresentado à Universidade FUMEC.
ORIENTADOR: RIBEIRO, Jurema S. A. Nery
Belo Horizonte
2015
Estudo de caso ECT
Este estudo de caso mostrará como foi executada a adoção da Gestão de Processos na ECT (Correios),envolvendo temas como estratégia organizacional, desafios e oportunidades encontrados na implementação, tipo de estrutura organizacional, BPM e BPI, competências distintivas, postura estratégica, análise de portfólio e ferramentas de qualidade utilizadas pela organização. De forma detalhada serão abordados os temas propostos acima.
- Desafios e oportunidades encontrados
Dentro do contexto de mudança organizacional, pelo qual a ECT (Correios) passou foram verificados 5 obstáculos que dificultaram a gestão por processos sendo eles:
1. Falta de disponibilidade dos envolvidos para modelagem;
2. Falta de uma metodologia corporativa;
3. Falta de integração entre as áreas;
4. Falta de patrocínio da alta gestão;
5. Ausência da cadeia de valor da empresa.
Quanto às oportunidades, foram encontradas metodologias com abordagens diferentes e diferentes estágios de desenvolvimento das áreas em relação ao assunto.
- Contextualização
- Estrutura Organizacional
A ECT (Correios)adota uma estrutura divisional, formada por um conjunto de responsabilidades e tomada de decisões para cada gestor de cada divisão. Dessa forma, a empresa foi divida em várias regiões e para cada região existe uma diretoria. As divisões são geridas por um órgão central, que assegura o controle e a coordenação global das atividades da empresa.
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5][pic 6]
Existe também, um conselho responsável pelo acompanhamento da tomada de decisões pertinentes ao órgão central, ou seja, a Presidência da ECT(Correios).
- BPM e BPI
No ECT (Correios) o BPM tem a função de subsidiar o desenvolvimento do Método de Gestão de Processos Corporativo, de forma a contemplar as melhores práticas em andamento e o conhecimento já disseminado na empresa.
O BPM trouxe para a organização conhecimento de todos os processos da área, visão integrada dos processos, clareza na definição dos papéis e responsabilidades, gestão por processos por meio de indicadores e identificação dos ganhos nos processos. Com ele foi definido o Método Corporativo da ECT (Correios) que alinhou as ações em curso visando aintegração entre as Áreas com intuito de atender aos objetivos estratégicos da Empresa.
Os profissionais envolvidos foram treinados externamente, e criou-se uma Cartilha para a Disseminação Interna do Valor da Gestão por Processos. Investimentos aplicados que facilitam a implantação do BPM na organização.
Houve, também, a implementação do BPI, melhorando os processos, projetos ou ações pontuais através da Gerência da Rotina e Gerenciamento de Melhorias – GRGM, que promove a eficiência e eficácia nos processos produtivos de trabalho, melhoria de processos e redução de desperdícios.
Em 2002, foi criada uma Força Tarefa par modelagem dos processos da empresa, com a reestruturação organizacional e documentação dos processos.
As iniciativas de BPI prepararam o “terreno”, com modelagens pontuais para documentação de processos e formatação de novos produtos e serviços, além da Iniciativa de Elaboração de método para gerenciamento de pessoas.
- Competências distintivas
Como diferenciais, a ECT (Correios) possui três pontos favoráveis, que se destacam por sua complexidade e grandeza, sendo eles:
- Porte da empresa
- Atendimento há 45 milhões de domicílios;
- Mais de 47 mil empresas como clientes;
- Maior empregador do Brasil, com 108 mil empregados;
- Presente em 5.561 municípios brasileiros;
- 9 milhões de projetos distribuídos por ano;
- Vasta rede de agências, que podem ser utilizadas como ponto de apoio para a coleta e para a entrega.
- Rede digital
- Maior rede implantada e em funcionamento do Brasil;
- 4 mil pontos interligados via satélite;
- 2 mil pontos interligados via terrestre;
- 30 mil estações de trabalhos com recursos e serviços na rede.
- Automação industrial
- 87 sistemas de triagem automática;
- 10 sistemas de movimentação de carga;
- Infraestrutura e portfólio que permitem a adoção de níveis de serviço de entrega diferenciados;
- Rede de transporte multimodal que permite conectar todos os municípios, todos os dias;
- Ampliação de horário de coleta de encomendas nos armazéns;
- Rastreamento pela internet, que permite acompanhar o fluxo de bens de sua empresa dentro dos Correios;
- Banco Postal para serviços financeiros;
- Força de trabalho especializada em logística.
- Postura estratégica
Os Correios assume uma postura inovadora, que está mais adepta aos novos tempos, dando um posicionamento mais adequado ao momento no qual a empresa vive. Desde 2009, a empresa possui nova missão, nova visão, novos valores, mudam o negócio da organização.
...