Case Grendene - A quem estamos servindo?
Por: fabipiccoli • 22/5/2017 • Abstract • 379 Palavras (2 Páginas) • 298 Visualizações
- A quem estamos servindo?
De acordo com dados obtidos junto ao site www.grendene.com.br , a empresa está servindo o segmento de moda, atendo os públicos infantis feminino e masculino; adulto feminino e masculino. No segmento de distribuição de massa eles atuam com a linha Ipanema de sandálias e chinelos para o público feminino e masculino.
“Perfil da GRENDENE – É uma das maiores produtoras de calçados sintéticos do mundo, com um faturamento bruto de R$1,3 bilhão, com forte liderança nos setores onde atua, respondendo por aproximadamente 19% do mercado doméstico e por 15% do volume das exportações Brasileiras em 2005. Opera com capacidade instalada de produção de 176 milhões de pares / ano e cerca de 20 mil funcionários no final de 2005, com fábricas nos municípios de Sobral, Crato e Fortaleza, no Ceará, e Farroupilha e Carlos Barbosa no Rio Grande do Sul. Exporta cerca de 20% do volume vendido, atuando em mais de 57 países. Vantagens competitivas fundamentadas em larga escala de produção, tecnologia própria e de última geração, preços competitivos, marcas e design próprios, pesquisa e desenvolvimento, inovação constante, marketing agressivo, propaganda e publicidade com apelo emocional, utilizando celebridades”. WILHELM Doris – Departamento de Relações com Investidores da Grendene S/A
Com tantas vantagens competitivas a Grendene busca servir o mundo com o volume de exportações aumentando.
- Quais são as suas necessidades?
As necessidades da Grendene são vincular sua marca internacionalmente, um exemplo a ser citado é o “caso Ipanema” que vincula a marca de uma das linhas de produto à imagem da top model internacional Gisele Bündchen e com o tema indígena.
“Desde que o produto foi lançado, em outubro, as vendas no período já foram 40% superiores as da antiga Ipanema Gisele Bündchen no mesmo período do ano passado”. É a empresa usando sua boa avaliação do produto em um mercado, para promover o mesmo produto em outro.
Centralizar esforços de marketing na sandália Ipanema, de baixo custo e desenhos simples; preço médio de 30 dólares em lojas de departamento da França, Espanha e Alemanha”. (DAL BÓ Március, responsável pelo marketing da Grendene Em entrevista à revista Exame 2007)
Fatos como o desempenho do mercado nacional animam os executivos a buscarem cada vez mais estratégias que melhorem as exportações.
...