Case abnt
Por: nsaj • 10/4/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 856 Palavras (4 Páginas) • 839 Visualizações
Tarefa 3 – Teorias de aprendizagem
Conforme Preti (2002, p. 1 e 3). No empirismo "A mente humana vai assimilando as experiências e preenchendo o seu vazio".
Inativismo - "Ao contrário do que sustenta o empirismo, é mediante a razão que se descobrem os princípios gerais sobre a realidade e que estes serão confirmados ou não mediante o conhecimento de fatos particulares. [...] O conhecimento, portanto, seria intelectual, provindo das idéias e não da experiência."
Para Becker (1991, p. 88) O Construtivismo significa "A ideia de que nada, a rigor, está pronto, acabado, e de que, especificamente, o conhecimento não é dado, em nenhuma instância, como algo terminado, ele se constitui pela interação do Indivíduo com o meio físico e social". Ainda para Brandão e Borges (2014, p.18) “O construtivismo, a partir dos princípios interacionistas, demonstra o papel central do sujeito na produção do saber” e conforme Piaget (1896-1980) a habilidade de aprender é desenvolvida e edificada nas ações do sujeito por meio do contato ativo com o conhecimento, que é provocado pelo professor.
Para Resende (2005, p. 2 e 3) a teoria interacionista "demonstra uma preocupação fundamental com a interação social no desenvolvimento humano." Ainda conforme o autor "o papel do meio social não é ativador, mas formador das funções psicológicas, atribuindo importância especial ao fator humano no meio social, considera que o indivíduo vai se construindo, através da interação com o outro". Afirmando este conceito Resende (2005) citado por Brandão e Borges (2014, p.18) para abordagem interacionista “o conhecimento é construído pelo indivíduo durante toda a sua vida, atribuindo importância especial ao fator humano no meio social; ela considera que o indivíduo vai se construindo por meio da interação com o outro”.
Conforme Bock; Furtado, (1992) citado por Brandão e Borges (2014, p.18).
O behaviorismo estuda o comportamento do indivíduo e a relação que este mantém com o meio ambiente; as ações desse indivíduo (as suas respostas) e o ambiente (os estímulos) são analisados pela Psicologia mediante os gestos, as atitudes, a personalidade, utiliza a conexão do estímulo e resposta para entender o comportamento.
De acordo com Fonseca, (2008, p.72) citado por Brandão e Borges (2014, p.18) No cognitivismo o conhecimento pode ser explicado como um processo computacional baseado em representações simbólicas. Assim sendo, a mente lida com a investigação e processa a informação para obter a compreensão.
Para Rizzon (2009) citado por Brandão e Borges (2014, p.18),
A maiêutica socrática está relacionada ao processo de fazer “nascer” ideias por meio de perguntas bem formuladas. Não é mera coincidência a relação que é possível ser feita com a atividade das parteiras, de ajudar no ato do nascimento. Em âmbitos educacionais, o educador teria exatamente a função de fazer nascer no homem as ideias.
Conforme Mariotti (2000) citado por Brandão e Borges (2014, p.18),
a noção de autopoiese já ultrapassou em muito o domínio da Biologia. Hoje, ela é utilizada em campos tão diversos como a Sociologia, a Psicoterapia, a Administração, a Antropologia, a cultura organizacional e muitos outros. Ela é instrumento de investigação da realidade; apesar de tratar-se de uma teoria inovadora, vem ao encontro de outras que estuda o homem como um ser em constante construção
Na autopoiese o conhecimento é resultado do autodesenvolvimento humano, abrangendo o aspecto cultural, os valores de cada ambiente.
Através das diversas teorias de aprendizagem, observa-se em um ambiente de Educação a Distância que teorias como o Empirismo, Maiêutica e interacionismo são facilmente identificados, no empirismo o aluno aprende e assimila experiência conforme prática, no interacionismo preocupasse com a troca de conhecimento a interação com os outros, com a Maiêutica evidênciamos o processo de nascer ideias, criar novos horizontes de aprendizado
...