Case sobre Microlins
Por: biho • 30/5/2015 • Trabalho acadêmico • 275 Palavras (2 Páginas) • 443 Visualizações
José Carlos Semenzato é um exemplo claro de empreendedor, persistente e sempre buscando novos horizontes, com visao no futuro. Assim pode ser descrito o criador de uma das dez maiores franquias do pais, a Microlins. Nascido em Cafelandia, interior de São Paulo, começou a trabalhar cedo. Aos 13 anos vendia as coxinhas feitas pela sua mae, renda que lhe permitiu comprar um fusca na epoca.
Em 1991, aos 23 anos, trabalhou como programador de uma construtora da cidade de Lins. Foi aí que ele teve uma grande ideia: criar uma rede de ensino em informática. Com suas economias, José Carlos fundou sua primeira escola de informatica. Em dois meses ja tinha 200 alunos, e em tres anos 17 escolas proprias.
Com o inicio do Plano Real e a poltica de juros altos, em 1994, José Carlos quase viu seu negocio ir a falencia. Como nao pode pagar, se individou, perdeu o nome, credito e a conta, mas nao o sonho. Com isso, começou a oferecer franquias da Microlins, assim haveriam investidores na sua empresa. Em dois anos a rede chegou em 150 franquias.
Em 1996, com a super saturação do mercado de informatica, o empresario tomou medidas ousadas na empresa. Deu oportunidades a pessoas de baixa renda, com cursos profissionalizantes.
O ato mais recente da Microlins foi ter vendido 30% de suas açoes para um grupo educacional Anhanguera. O que lhe rendeu um aporte de R$25 milhoes de reais.
Hoje, Jose Carlos é visto como um empresario de sucesso. Exemplo de superação, de individuo que pensa grande e sonha alto. Que mira em um obejtivo e nao deixa nada lhe atrapalhar para alcança-lo.
...