Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Por: Lucas Sardinha lopes • 21/2/2019 • Trabalho acadêmico • 409 Palavras (2 Páginas) • 142 Visualizações
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro[pic 1]
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Avaliação a Distância – AD1 2019/1º
Disciplina: História do Pensamento Administrativo I – HPA I
Coordenadores: José Antônio de Souza Veiga e Marcelo Sobreiro
Aluno (a): Lucas Sardinha Lopes
Polo: São Fidelis
[pic 2]
Atividade I
A partir da leitura da Aula 1 e tendo por base os argumentos apresentados por Boettinger no artigo indicado para leitura como pré-requisito, faça uma reflexão, nos limites estabelecidos, em resposta a questão: AFINAL, A ADMINISTRAÇÃO É REALMENTE UMA ARTE?
Para refletir, precisa-se entender primeiramente o real significado de “arte” no dicionário, sua definição é : “ habilidade ou disposição dirigida para a execução de uma finalidade prática ou teórica, realizada de forma consciente, controlada e racional”. No entanto para sermos artistas completos, primeiramente nos equivocamos, para depois atingir total sucesso. Apenas com a técnica adequada podemos alcançar competência.
Segundo o texto de Boettinger, é feita uma comparação entre administração e a arte. Não a arte da disciplina, mas a forma de que se trabalha, fala,toma decisões dentre outras deliberações.
Assim funciona a administração, primeiramente temos que identificar medos e dificuldades para depois falar, tomar decisões e colocar em prática tudo que nos é ensinado, porém devemos nos basear em cada subordinado e avaliar suas motivações, pois não podemos administrar sem compreender o ser humano, pois o teórico se diferencia do prático.
Para se obter sucesso no trabalho, conta muito a experiência do profissional, para que ele saiba usar o seu lado humano junto com seu lado prático, que ele saiba encontrar respostas necessárias para os obstáculos que aparecerão com a profissão, pois o administrador é o responsável para que o trabalho de certo, independente da funcionalidade da sua equipe.
Na administração existem duas formas de administrar: a gestão democrática, que é a forma de liderança num processo de conduzir um grupo de pessoas com habilidade de motivar e influenciar os seus liderados e a gestão autoritária que conduza a produção de forma mecânica sem dar oportunidades.
A eficiência da administração se dá através de novas visões e capacidade demonstrada pelo administrador. Ao unir os dois conseguimos transmitir o nosso objetivo com mais clareza perante a equipe.
Por fim, concluo que, administração é sim uma arte, mas que apenas pessoas que saibam ser artistas e sabem gerir uma equipe, obtém sucesso, pois através da coordenação podemos ser lideres de excelência e cumprir nosso objetivo.
...