TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Coisas para saber

Por:   •  17/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.150 Palavras (5 Páginas)  •  425 Visualizações

Página 1 de 5

PROCESSO DE NEGOCIAÇÃO

O capitulo 2 do livro Inteligência Emocional de Daniel Goleman foca em questões de processo de negociação. O autor cita no capítulo como ser um bom negociador e quais são as formas eficazes e não eficazes de fazer uma negociação. O autor falar sobre os constantes problemas e mutuações no ambiente de uma empresa, sendo necessário que a mesma como um todo tenha flexíbilidade, seja proativa e tenha uma visão estratégica, ou seja, possuir uma visão sistemica para um melhor atendimento e aproveitamento do contexto no qual esta inserida.

Através da visão sistemica o autor engloba o assunto sobre as empresas tornarem-se conhecedoras de que para se tornarem mais competitivas é necessário agilidade para se adpatar às mudanças, além disso, que as empresas precisam valorizar todos que fazem parte do quadro da empresa, ou seja, todos os colaboradores.

Dando continuidade, o autor nos mostra com fazer para termos uma eficaz negociação, ele cita que para se torna um empresa bem sucedida é necessário habilidades ao criar questões éticas e culturais. O processo de negociaçao é definido das seguinte maneiras : os unputs são como as diferenças individuais, valores pessoais , interesses, relacionamento humano,  participação nos processos,  o  uso da informação e do poder , a comunicação bilateral, a barganha e a flexibilidade.  São considerados os aspectos positivos  na negociaçao.  O  objetivo outputs seria como  a conquista das pessoas , as concessões, a persuasão, satisfação das necessidades, a decisão conjunta , acordos, soluções do conflito e benefícios.  As diferenças individuais e os valores pessoais  são inputs que podem ser positivas ou negativas , tudo depende da posição dos negócios. As entradas negativas  são frenquentes a partir de quando se ocorre as seguintes questões:  diferenças individuais, valores pessoais, conflitos, manipulação do poder,  manipulação da informação, ausência de participação, limites rígidos.

Diferenças interpessoais:  É dada pela caracterísca da pessoa, no caso o negociador. É necessário saber lidar com o problema ou com questões para negociar.

Interesses comuns: São os interesses semelhantes aos dos negociadores. Muitos deles tem como exemplo de omitir informações,  acham que sendo assim teram um bom resultado. Entretanto nao sabem que a omissão pode ser prejudicial.

Relacionamento humano: Todos precisam trocar informações pois sem elas não haveria como dar continuidade a empresa.

Participação no processo:  Trata-se da participação efetiva dos negociadores no processo. Colocando suas opiniões expostas para o conhecimento de todos. Os negociadores devem preparar e escolher métodos para obter ganhos na negociação.

Uso da informação e do poder:   É o conhecimento e partes do interesse antes mesmo da negociação.

Comunicação bilateral : A comunicação bilateral exige reciprocidade entre o emissor e o recetor. É o que sucede em todas as conversas, diálogos, entrevistas e em muitas outras situações. Permite que se estabeleça uma troca de papéis entre emissor e recetor. Chama-se intercâmbio à troca de mensagens.

Barganha: Nunca consegue ter um bom resultado pois apenas querem viver por função de troca .

Flexibilidade: Se refere aos negociadores a respeito de prazos, idéias, percepções e interesses.

Conquista de pessoas: É um resultado positivo no processo. Deve se buscar melhorar, visando a busca da confiança, o aperfeiçoamento em ambas partes. Deixando um espaço para um novo processo de negociaçao bem sucedido.

Concessões: Ambas as partes envolvidas precisam abrir mão de alguma coisa para chegarem a um bom termo para ambos.

Persuasão: A persuasão é provavelmente a habilidade mais importante para um profissional se destacar no meio social em que vive. É a inflência positíva daquilo que se apresenta.

Satisfação das necessidades: Ocorre quando o negociador sai com a sua necessidade atendida.

Decisão conjunta: É o contrário da oposição, ambos concordam com o mesmo objetivo.

Acordo:  É  a compreensão de todos; Com assentimento de todos.

Solução do conflito: Buscar ambas partes uma melhor solução sem necessitar de ordem judicias.

Benefícios do conflito: Pode ajudar a melhorar o relacionamento entre negociadores, possibilita ganhos e principalmente entendimento.

Benefícios duradouros: Busca e decisão em conjunto, a solução dos problemas ou de um conflito. Soluções positívas e criatívas que gera enriquecimento pessoal.

Visão estratégica: É a capacidade de visualizar de maneira ampla as negociações , trazendo resulto desejado.

Visando o processo de negociação o autor diz que e possível notar que ha outras formas de analisar o processo de negociar. Para que isso ocorra ele nos orienta que é necessário mudar o ambiente que tenha influência vital no processo e dar estimulos aos negociadores. E assim, ver a transformação do projeto.

Ausência de participação: É relacionada a falta de preparação ou planejamento por alguma parte dos negociadores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (79.7 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com