Competitividade e Desempenho Empresarial
Por: Douglas Luiz do Carmo • 21/6/2020 • Dissertação • 652 Palavras (3 Páginas) • 223 Visualizações
CURSO: Especialização em Gestão Estratégica de Pessoas |
COMPONENTE CURRICULAR: Competitividade e Desempenho Empresarial |
ATIVIDADE: O Ambiente nas Organizações |
NOME DO ALUNO: Natália Pereira da Silva |
No artigo O Ambiente nas Organizações, Leocádio Meneghelli, descreve que um novo cenário se mostra presente no ambiente das empresas em todo o mundo. E constantemente vem sofrendo influencias, das grandes mudanças políticas, sociais e econômicas. E também relata o reflexos destas mudanças nos produtos, nas pessoas, nas organizações e na sociedade.
Desde o século XVI, as nações já buscavam nova práticas de produção, administração, gerenciamento da empresa com meio social e cultural de produção de bens e serviços. E a Segunda Guerra Mundial influenciou diretamente no comércio internacional, onde se expandiu para os cincos continentes e também na produção das empresas. Os anos 80 e 90, e aproximação do século XXI, criou novos efeitos de globalização, onde as fronteiras foram abertas, adentraram-se diferentes línguas e costumes, criando uma aldeia global única e nova. Onde impulsionou as organizações a funcionarem dentro de um conjunto de interesses próprios, formaram-se grandes redes de relacionamentos, e consequentemente tornaram-se aptas e competitivas.
Com a globalização, surgiu um outro perfil de consumidor que é mais exigente, tem a sua marca preferida. E para atendê-los, as empresas modernas tiveram que prestar atendimento personalizado, e investindo cada vez mais em funcionários qualificados para atender a demanda. E também trouxe a revolução da microeletrônica que refletiram não só no crescimento de novas indústrias ligadas ao complexo eletrônico, como na transformação de todos os outros setores industriais e das atividades de serviços, a partir da utilização das tecnologias de informação e comunicações. E um fator fundamental para competitividade é o conhecimento, por isso é de extrema importância os investimentos em inovação tecnológica pelas empresas.
As empresas não devem somente se preocuparem com a evolução tecnológica de suas máquinas, mas também com o seu capital humano com a as pessoas. Existem empresas que são mais competitivas do que as outras e possuem um desempenho maior, isso faz com que elas cresçam mais rápido. E automaticamente elas exigem que os seus recursos humanos os acompanhem, pois a preparação deles é fundamental para enfrentar qualquer situação proposta pelo mercado globalizado.
A reestruturação nos processos organizacionais, nas estratégias e na cultura das organizações empresariais fazem parte do novo cenário das empresas. E fica claro que a globalização é real e esta cada vez mais presente, e que não devem permanecer os modelos antigos de gestão, que sim devem ser mudados e que acompanhem as novas tendências. E também é exigido que o profissional atual, seja criativo e inovador, pois atualmente as organizações estão se tornando instáveis e imprescindíveis as mudanças e adaptações.
...