Conceito de Gestão Financeira. Conceito de Atuaria
Trabalho acadêmico: Conceito de Gestão Financeira. Conceito de Atuaria. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: falubia • 29/10/2014 • Trabalho acadêmico • 1.758 Palavras (8 Páginas) • 360 Visualizações
SUMÁRIO
Introdução ....................................................................................................3
Desenvolvimento..........................................................................................4
1 Conceito de Gestão Financeira..........................................................4
1.1 Conceito de Gestão e financeira..........................................................4
1.2 Gestão financeira e Fluxo Caixa..........................................................4
1.3 Principais Decisões de investimento....................................................4
1.4 Risco e Retorno...................................................................................5
1.5 Principais tipos de Orçamento ............................................................5
1.6 Pontos positivos do orçamento para a gestão.....................................6
2 Noções de Atuaria ...............................................................................6
2.1 Conceito de Atuaria.............................................................................6
2.2 Previdência no Brasil...........................................................................6
3 Direito Empresarial...............................................................................7
3.1 Sociedades empresariais e sociedade simples...................................8
3.2 Obrigações dos empresários e sociedades empresariais ..................8
Conclusão ....................................................................................................9
Referencia ...................................................................................................10
INTRODUÇÃO
Neste trabalho apresenta os conceitos da Gestão Financeira e Orçamento Empresarial, Noções de Atuaria e Direito Empresarial – Unidos a contabilidade na busca da vantagem competitiva negocial como ela podem ser importante para o mundo da contabilidade.
DESENVOLVIMENTO
1.1. Conceito de Gestão Financeira:
Envolvem as bases da administração, planejamento, análise e controle, com o objetivo de maximizar os resultados econômicos e/ou financeiros gerados pelas operações empresariais.
Entre as funções da atividade, estão à integração das ações de obtenção, operação e controle dos recursos financeiros; determinação das necessidades dos recursos financeiros; planejamento e inventário dos recursos disponíveis; captação de recursos externos de forma eficiente (em relação aos custos, prazos, condições fiscais e demais condições); e aplicação e equilíbrio adequados na perspectiva da eficiência e rentabilidade.
1.2. Gestão Financeira e Fluxo de Caixa:
Fluxo de Caixa é um Instrumento de gestão financeira que projeta para períodos futuros todas as entradas e as saídas de recursos financeiros da empresa, indicando como será o saldo de caixa para o período projetado. De fácil elaboração para as empresas que possuem os controles financeiros bem organizados, ele deve ser utilizado para controle e, principalmente, como instrumento na tomada de decisões. O Fluxo de Caixa deve ser considerado como uma estrutura flexível, no qual o empresário deve inserir informações de entradas e saídas conforme as necessidades da empresa. O objetivo é verificar a saúde financeira do negócio a partir de análise e obter uma resposta clara sobre as possibilidades de sucesso do investimento e do estágio atual da empresa. Para fazermos uma análise financeira, projetamos o Fluxo de Caixa para um ano e totalizamos as informações anuais, conforme planilhas abaixo.
1.3. Principais Decisões de Investimento:
Diz a respeito aos comprometimentos de recursos necessários para a organização obter, em um momento futuro, algum tipo de retorno. Sejam em ativos circulantes ou permanentes, sejam em ativos financeiros ou em outras empresas, é fundamental decidir que projetos receberão recursos, em que quantidade e quais são os retornos esperados, tendo em vista os objetivos traçados pela empresa e os meios necessários para atingi-los. Se a empresa obter um bom planejamento , boas decisões a empresa terá sucesso esperados em que tanto deseja.
1.4. Risco e Retorno:
O risco e o retorno andam de mãos dadas quando se fala em investimento. Alguns fatores que vão interferir na determinação do nível de risco incluem: a volatilidade, o conhecimento dos diferentes tipos de risco, a compreensão do funcionamento de uma pirâmide de risco e a percepção de como o risco afeta o retorno. Isto vai permitir que seja capaz de tomar decisões de investimento prudentes se comparar os dois fatores um com o outro. Ao buscar retornos maiores, corre-se o risco de obter retornos inferiores, ainda que momentaneamente. Isso torna o julgamento da qualidade de investimento mais complexa. Afinal de contas, ainda que um tipo de investimento mais arriscado dê excelentes retornos na média, para quem investiu em um momento ruim, ele não foi um bom investimento.
1.5. Principais tipos de Orçamento :
Orçamento de vendas :ele elabora as metas de venda da empresa , divididas por porduto, religião, tipos de cliente
Orçamento de Produção: Ele elabora um plano de produção , no qual será estimadas a quantidade de produção necessárias para que a empresa supra todos os seus planejamento de vendas .
Orçamento
...