Curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais
Por: Patricia Franco • 12/4/2016 • Monografia • 9.495 Palavras (38 Páginas) • 574 Visualizações
UNIVERSDIDADE PAULISTA
PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR
Curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais
Elaine Alencar Estevam de Souza - RA:1411449
Patrícia Santos Franco – RA: 1423487
Rafael Del Rei Vargas – RA:1408366
PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR VI
Plano Negócios do Ateliê PatyArty
SÃO PAULO/PERUÍBE
2015
ELAINE ALENCAR ESTEVAM DE SOUZA - RA:1411449
PATRÍCIA SANTOS FRANCO - RA: 1423487
RAFAEL DEL REI VARGAS - RA:1408366
PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR VI
Plano de Negócios do Ateliê PatyArty
Projeto Integrado Multidisciplinar – PIM - apresentado como requisito de avaliação Semestral do Curso Superior de Tecnologia de Processos Gerenciais EAD da Universidade Paulista - UNIP
Orientador: Jairo Aparecido Ártico
SÃO PAULO/PERUÍBE
2015
SUMÁRIO
SUMÁRIO EXECUTIVO
1 DESCRIÇÃO DA EMPRESA
2 DESCRIÇÃO DE PRODUTOS E SERVIÇOS
3 ANÁLISE DE MERCADO E CONCORRÊNCIA
4 ANÁLISE ESTRATÉGICA
5 PLANO DE MARKETING
5.1 Participação em Feiras e Eventos
5.2 Pesquisa de Mercado
6 PLANO DE RECURSOS HUMANOS
7 PLANO FINANCEIRO
7.1 Investimentos Iniciais
7.2 Custo do Produto
7.3 Despesas Operacionais
7.4 Receita de Venda
7.5 Demonstrativo de Resultados
8 SISTEMÁTICA DE IMPORTAÇÃO E EXPORTAÇÃO
9 ÉTICA E LEGISLAÇÃO TRABALHISTA
10 CONCLUSÃO
11 REFERÊNCIAS
12 ANEXOS
SUMÁRIO EXECUTIVO
No atual mundo globalizado, o trabalho de planejamento para entrar em outros mercados é ferramenta essencial para o sucesso do novo empreendimento. Com isso torna-se essencial a realização de um Plano de Negócios, o qual o plano deve conter informações fidedignas para o correto direcionamento no mercado escolhido, seriedade na busca de informações.
A Empresa PatyArty Lembrancinhas Personalizadas surgiu em 2007, incialmente trabalhando com peças artesanais para decoração e utilidades. No ano de sua criação, a artesã optou por fazer parte da Superintendência do Trabalho Artesanal nas Comunidades (SUTACO). A Sutaco é uma autarquia vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, tecnologia e Inovações (SDECTI) com a responsabilidade de oferecer oportunidade de geração de renda aos artesões e promover o desenvolvimento local de modo economicamente viável, socialmente justo e ambientalmente responsável. O artesão não inscrito no cadastro de contribuinte comercializa seus produtos usando a nota fiscal emitida pela entidade, que lhe presta assessoria.
As peças artesanais eram vendidas através da internet, na cidade de Boituva, interior de São Paulo, vindo a se mudar em 2009 para cidade de Peruíbe, litoral Sul de São Paulo, onde se tornou uma empresa. Ao longo de sua existência, em 2010, percebeu um mercado promissor na área de lembrancinhas, tanto para casamento, aniversários, bodas, como para eventos coorporativos e investiu nesta nova área, utilizando a internet como principal fonte de venda de seus produtos e compras de fornecedores. A empresa utiliza produtos recicláveis para confecção de peças artesanais, contribuindo assim com a preservação do meio ambiente e levando em consideração a sustentabilidade pretende dar foco a estes produtos futuramente.
A Reciclagem visa transformar materiais usados em novos produtos visando sua reutilização. Assim, materiais que seriam destinados ao lixo podem ser reaproveitados. Este termo tem sido cada vez mais utilizado como um alerta para a importância da preservação dos recursos naturais e do meio ambiente.
É possível reciclar e reutilizar materiais diversos como vidros, plástico, papel, alumínio. A reciclagem e/ou reutilização destes materiais proporciona uma utilização mais racional de recursos naturais não renováveis e uma redução na poluição do ar, do mar e do solo. A população também se beneficia da reciclagem, podendo se tornar uma fonte de renda de muitos trabalhadores que obtém no lixo materiais que podem ser vendidos para empresas recicladoras.
A cada ano, o volume de garrafas de vidro descartadas que não é reciclado cresce exageradamente, e esta situação piora ainda mais na época de alta temporada nas cidades litorâneas, principalmente na virada do ano, onde as pessoas se aglomeram nas praias de todo Brasil para comemorar este evento.
Figura 1 – Imagem da Praia de Porto Seguro após Ano Novo
[pic 1]
Fonte: Gazeta da Bahia
A Lei nº 12.305/10, instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), que se destina à prevenção e a redução na geração de resíduos, tendo como proposta a prática de hábitos de consumo sustentável e um conjunto de instrumentos para propiciar o aumento da reciclagem e da reutilização dos resíduos sólidos (aquilo que tem valor econômico e pode ser reciclado ou reaproveitado) e a destinação ambientalmente adequada dos rejeitos (aquilo que não pode ser reciclado ou reutilizado).
...