DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS DCH/CAMPUS V
Por: 03492142559 • 12/3/2019 • Pesquisas Acadêmicas • 570 Palavras (3 Páginas) • 285 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA – UNEB
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS DCH/CAMPUS V
BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO
ADAILZA VIEIRA DE ALMEIDA
JAMILE OLIVEIRA SANTOS
LIDIANE SANTOS DA SILVA
MATEUS HENRIQUE PAIXÃO ALMEIDA
MARIVALDO GUEDES COSTA SANTOS JÚNIOR
NEILMA BRITO BORGES
SÍNTESE DA DINÂMICA CONCEITUAL:
ESCOLA ALEMÃ
SANTO ANTÔNIO DE JESUS
2018
ADAILZA VIEIRA DE ALMEIDA
JAMILE OLIVEIRA SANTOS
LIDIANE SANTOS DA SILVA
MATEUS HENRIQUE PAIXÃO ALMEIDA
MARIVALDO
NEILMA BRITO BORGES
SÍNTESE DA DINÂMICA CONCEITUAL:
ESCOLA ALEMÃ
Atividade avaliativa solicitada pelo professor Dr. Felipe Rodrigues Bomfim como avaliação parcial do componente curricular Economia Regional e Urbana, aos discentes do 8º semestre do Curso de Administração da Universidade do Estado da Bahia – Campus V.
SANTO ANTÔNIO DE JESUS – BA
2018
INTRODUÇÃO
Essa atividade tem como objetivo abordar sobre alguns dos principais teóricos que da Geografia Econômica e suas contribuições.
ESCOLA ALEMÃ
ANÉIS DE VON THUNEN
A teoria do Estado Isolado é a mais antiga entre as teorias de localização. Ela surge em um contexto elementar da economia europeia do início do século XIX. Com a exceção do processo de industrialização concentrado na Inglaterra, os demais territórios da Europa ainda tinha a agricultura como uma das principais atividades econômicas. É nessa realidade que a teoria de Johann Heinrich Von Thunen surge para a organização espacial da produção agrícola, em 1826.
Cruz et al. (2011) afirma que Thunen procurou responder como se distribuíam atividades agrícolas em torno das cidades, levando em consideração a fertilidade do solo, a distância do centro consumidor e os custos de transporte. Ela se baseava em um modelo de divisão do espaço em círculos iguais, onde o centro consumidor, seria o núcleo atrativo para a venda dos produtos agrícolas. Cada círculo representaria um determinado produto agrícola e sua localização é influenciada pela a natureza do produto e do custo de deslocamento. Por exemplo, o cultivo de produtos perecíveis deveria ser feito próximo ao centro consumidor, em razão das suas condições peculiares.
OS CONES DE LOSCH
Um dos principais teóricos da economia espacial é o geógrafo alemão, do século XIX, August Lösch, que desenvolveu um modelo sobre a localização das atividades econômicas, baseado no equilíbrio geral satisfatório. Segundo Donda Júnior (2002), para Losch, a escolha da localização ótima deve estar ligada com a maximização do lucro e não o menor custo possível.
HOTELLING
O influente teórico econômico, Harold Hotelling (1929), abordou sobre um assunto diferente dos demais mas tão importante quanto. Sua teoria discute a interdependência espacial das empresas dentro de um contexto competitivo, a forma pela qual as organizações determinava a sua localização estrategicamente.
...