DESAFIO PROFISSIONAL
Por: daleticia • 4/6/2016 • Trabalho acadêmico • 1.785 Palavras (8 Páginas) • 183 Visualizações
[pic 1]
Polo de Lavras – MG[pic 2][pic 3]
[pic 4][pic 5]
Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública
Vilma Rute da Silva Pereira
RA: 1774833776
DESAFIO PROFISSIONAL
Tutor(a) EaD: Rosa Meire Alves Silva
Lavras
2016
Sumário
Introdução
Empreendedorismo
Comportamento Organizacional
Técnicas de negociação
Considerações finais
Referências
Introdução
Nas organizações, mudança traz para a maioria das pessoas sentimentos de resistência, angústia e insegurança, visto que impõe uma alteração no cotidiano das mesmas proporcionando desestabilização no que era tido como rotina confortável e previsível na execução das tarefas.
Em se tratanto de empreendedores, mudança representa oportunidade para inovar e agregar valor aos produtos e serviços oferecidos.
As organizações, no cenário atual, têm que consentir mudança como algo indispensável pois apresenta condição essencial para a manutenção da capacidade de sobrevivência.
No ambiente de mudanças todas as pessoas, respeitadas limitações, devem ter liberdade para contribuir com suas opiniões, como por exemplo, sobre a melhor maneira de se realizar determinadas tarefas.
A pretensão do presente trabalho é fomentar o espírito empreendedor que surge
na medida em que as pessoas estejam integradas ao ambiente organizacional, tendo autonomia sobre questões relativa ao seu ofício, aumentando seu envolvimento e comprometimento com a organização, se beneficiando das inovações tecnológicas que potencializam o trabalho, sem deixar de lado a realização pessoal e qualidade de vida.
Empreendedorismo
Para responder ao questionamento da empresária contratante de nossos serviços de consultoria sobre o perfil de um empresário empreendedor e para colaborar na busca de soluções para os conflitos gerados na seção de corte, costura e acabamento de sua empresa de confecções, quando da implantação do processo de reestruturação da referida seção, utilizamos uma tabela suscinta, na qual elencamos itens relevantes, porém sem a pretensão de esgotá-los, visto que há vasto campo de informações pertinentes a este assunto.
Diretrizes que orientam o trabalho do empreendedor | Obstáculos encontrados para a realização de mudanças | Sugestões para o aperfeiçoamento do trabalho do empreendedor |
Flexibilidade | Existência de estrutura organizacional rígida. | Promover um ambiente psicológico propício, uma cultura organizacional adequada e um estímulo individual e grupal. |
Dinâmismo | Acreditar que mudanças existam apenas no nível visível da organização (estrutura, processos e tecnologias). | Estimular mudanças, também, na maneira como as pessoas pensam, sentem, agem e se relacionam. |
Conhecimento | Percepção da mudança como ameaça. | Prover capacitação para adequação às novas tecnologias e mudanças. |
Comunicação eficiente | Distorções na comunicação | Ter assertividade na comunicação. |
Comportamento Organizacional
Comportamento Organizacional, que é um dos temas abordados neste trabalho é, segundo Lacombe (2004) como sendo o campo de estudos que visa compreender, prever, explicar e, se necessário, alterar o comportamento das pessoas dentro das organizações. O que deixa claro que o comportamento humano é flexível e influenciável.
Grupo, conceituado por Caravantes, Caravantes e Kloeckner (2009) é o mero agregado de indivíduos, enquanto equipe ou grupo psicológico é formado por pessoas que compartilham das mesmas disposições e valores, possuindo uma identidade coletiva compartilhada, as quais produzem melhores resultados dentro da organização.
Liderança é a arte de comandar pessoas, atraindo seguidores e influenciando de forma positiva mentalidades e comportamentos, o que é um dos atributos indispensáveis ao empresário empreendedor.
Para a Teoria das Relações Humanas, comunicação é a troca de informações entre indivíduos. Significa tornar comum uma mensagem ou informação. Constitui um dos processos fundamentais da experiência humana e da organização social.
O enfoque das relações humanas mostrou que as comunicações dentro das organizações são falhas e que deveriam proporcionar informação e compreensão necessárias para que as pessoas possam se conduzir nas suas tarefas e proporcionar as atitudes necessárias que promovam a motivação, cooperação e satisfação nos cargos.
Segue o conceito de motivação dado por Bergamini (1979):
É o empenho de aumentar ou manter tão alta quanto possível a capacidade de um indivíduo a fim de que este possa alcançar padrões de excelência na execução das atividades dos quais dependem o fracasso ou o sucesso nas organizações.
(Bergamini, 1979: pág. 43)
Definição que mostra quão relevante é a motivação dos colaboradores para o sucesso nas organizações.
Desenvolvimento profissional significa o conjunto de características e conhecimento que uma pessoa tem e deseja melhorar, para que consiga evoluir na carreira e também na sua vida pessoal.
...