DESAFIO PROFISSIONAL
Por: 22012222 • 14/5/2018 • Trabalho acadêmico • 2.549 Palavras (11 Páginas) • 139 Visualizações
Centro de Educação a Distância (CEAD)[pic 1]
Curso: Administração
Disciplinas: Contabilidade Intermediária, Estatística, Direito Empresarial e Tributário, Direitos Humanos e Matemática Financeira
DESAFIO PROFISSIONAL – 4ª SÉRIE
Tutora a Distância: Profa. Andreliza Mila Rosa de Oliveira
CAXIAS, MA
NOVEMBRO /2016
[pic 2]
DESAFIO PROFISSIONAL – 4ª SÉRIE
Trabalho apresentado ao Curso de Administração do Centro de Educação a Distância-CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP, como requisito parcial para obtenção de nota nas disciplinas Contabilidade Intermediária, Estatística, Direito Empresarial e Tributário, Direitos Humanos e Matemática Financeira.
Orientadora: Profa. Andreliza Mila Rosa de Oliveira
CAXIAS, MA
NOVEMBRO / 2016
SUMÁRIO
Introdução...................................................................................................................... 4
1.0 Lei que Criou o Microempreendedor Individual – M.E.I.............................................. 5
1.1 Definição de Microempreendedor Individual ......................................................... 5
1.2 Condição para ser um Microempreendedor Individual .......................................... 5
1.3 Benefícios de ser um Microempreendedor Individual ............................................ 6
2.0 Análise do Caso do Trabalhador Informal - André........................................................ 6
2.1 Possibilidade de André se Tornar um M.E.I............................................................ 6
2.2 Procedimento para se Tornar um M.E.I................................................................... 7
2.3 Custo do M.E.I. Após a Formalização..................................................................... 7
3.0 Controle Contábil........................................................................................................... 8
3.1 Modelo Básico de Controle de Caixa..................................................................... 9
4.0 Planejando Empréstimo Financeiro .............................................................................. 12
5.0 Síntese dos Direitos Humanos de Segunda Geração .................................................. 12
5.1 Ofensa aos Direitos Humanos de Segunda Geração.............................................. 13
6.0 Cálculo da Média de Produção de Salgados.................................................................. 13
7.0 Considerações Finais....................................................................................................... 15
Referências...................................................................................................................... 16
INTRODUÇÃO
Este Desafio Profissional tem por objetivo fornecer informações sobre quais as exigências, como é feita a tributação e quais os passos necessários para se tornar um Microempreendedor Individual (M.E.I), e também como adotar um mínimo de controle financeiro dentro desta atividade.
André com a ideia de complementar a renda familiar, iniciou uma atividade informal de venda de salgados na sua residência. Após seis meses, o negócio expandiu e seus salgados não faltam nas festas da região em que reside e trabalha. Ele deixou o emprego para se dedicar exclusivamente a esta atividade, exercendo-a com a ajuda de sua filha Carla, que embora chegue a trabalhar 12 horas por dia, não recebe salário nenhum.
Após assistir uma reportagem, André que de maneira informal, já exerce a atividade há um ano, passou a considerar a possibilidade de se tornar um Microempreendedor Individual. Todavia, as dúvidas persistem, pois teme a burocracia, bem como a tributação.
Com a intenção de esclarecer as dúvidas e auxilia-lo nos processos necessários para torna-lo um M.E.I, foi desenvolvido este trabalho que fornece as informações legais, contábeis e financeiras que darão suporte na legalização da sua atividade.
O trabalho está organizado em sete partes, onde são apresentados a lei que criou o Microempreendedor Individual - M.E.I, a definição de M.E.I, as condições para se tornar um M.E.I., os benefícios e tributação de um M.E.I., análise do caso do trabalhador informal André, o procedimento para se tornar um M.E.I, os custos do M.E.I após a formalização, um modelo básico de controle de caixa, um planejamento de empréstimo financeiro, uma síntese dos Direito Humanos de Segunda Geração, um exemplo do cálculo de média simples e o último tópico com as considerações finais.
O trabalho foi desenvolvido com base em pesquisas em material didático e páginas da internet.
- LEI QUE CRIOU O MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL - M.E.I
A Lei Complementar nº 128, de 19/12/2008, criou condições especiais para que o trabalhador conhecido como informal, possa se legalizar tornando-se um Microempreendedor Individual (M.E.I.).
1.1 DEFINIÇÃO DE MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL
Microempreendedor Individual (M.E.I) é a pessoa que trabalha por conta própria e que se legaliza como pequeno empresário.
1.2 CONDIÇÕES PARA SER UM MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL
Para ser um microempreendedor individual, é necessário faturar no máximo até R$ 60.000,00 por ano e não ter participação em outra empresa como sócio ou titular.
O MEI também pode ter um empregado contratado que receba o salário mínimo ou o piso da categoria.
1.3 BENEFÍCIOS E TRIBUTAÇÃO DE UM MICROEMPREENDOR INDIVIDUAL
Entre as vantagens oferecidas por essa lei, está o registro no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ), o que facilita a abertura de conta bancária, o pedido de empréstimos e a emissão de notas fiscais. O bom de ser um Empreendedor Individual é que você conta com diversos benefícios, como aposentadoria e auxílio-doença, além da possibilidade de participar de licitações públicas.
...