DESAFIO PROFISSIONAL
Por: VALECAFRANCA • 10/12/2015 • Trabalho acadêmico • 1.489 Palavras (6 Páginas) • 198 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
MATEMÁTICA E PROCESSOS GERENCIAIS
VALÉRIA FRANÇA DA CRUZ RA: 1600340988
PLANO DE CAPACITAÇÃO E DESENVOLVIMENTO
PROFESSOR: PEDRO HIANE
PROFESSOR: ADEMIR CAVALHEIRO LEITE
BRAGANÇA PAULISTA, 20 DE SETEMBRO DE 2015.
VALÉRIA FRANÇA DA CRUZ RA: 1600340988
PROCESSOS GERENCIAIS E MATEMÁTICA
ATPS Apresentada como exigência parcial para obtenção do diploma de Graduação do Curso de Tecnologia Em Gestão De Recursos Humanos Da Universidade Anhanguera – Uniderp
Orientadores: Prof. Pedro Hiane e Ademir C. Leite.
BRAGANÇA PAULISTA, 20 DE SETEMBRO DE 2015.
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 04
DESENVOLVIMENTO 05
OBJETIVOS E METAS DO PLANO DE CAPACITAÇÃO 06
CONCLUSÃO 09
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 10
INTRODUÇÃO
A Empresa varejista de alimento Hoterdan – Hipermercado , assim como qualquer outra tem suas particularidades e sofre diretamente com mudanças econômicas, sócias e políticas.
O surgimento de grandes redes de hipermercados e a grande quantidade de pequenos comércios aumenta a competitividade e reduzem os lucros necessitando de agilidade e flexibilidade nas tomadas de decisões.
Para isso, é importante que as informações cheguem à gestão com rapidez e exatidão para que as ações sejam eficazes. A contra partida será uma maior agilidade e flexibilidade para melhoria dos trabalhos internos que vai até vendas e atendimentos aos seus clientes.
A empresa Hoterdan – Hipermercado elaborou o plano de capacitação voltado aos Diretores e Gerentes, conforme análise na estrutura atual da empresa.
Depois de identificados as carências de cada um, elaboramos primeiramente um novo organograma, logo em seguida o plano de capacitação/desenvolvimento para os Diretores e Gerentes, posteriormente será um plano de capacitação e motivação pessoal aplicado para o operacional.
Primeiro iremos buscar melhorar a eficácia Gerencial, desenvolver líderes para a construção de equipes de alto desempenho.
É importante destacar que necessidades humanas seguem padrões culturais. Cada pessoa tem sua própria estrutura de referência e traz consigo os seus sistemas de valores e crenças. Estes padrões e sistemas mentais são comportamentos importantes num processo de transformação pessoal e organizacional.
Neste passo apresenta – se o treinamento, quanto ao porque, quando, como é, onde é praticado e quem pratica.
Sua necessidade, e seus recursos aplicados para o total engrandecimento, tanto pessoal como profissional dos colaboradores e organizadores.
Boog (1999) também afirma que é fundamental estabelecer pré – requisitos voltados à formação no momento de contratar colaboradores, o que, ao longo do tempo, resultará em diminuição das necessidades de treinamentos e desenvolvimentos internos.
DESENVOLVIMENTO
Analisando a estrutura atual, foram identificadas algumas carências dentro da empresa, sendo primordial a capacitação e desenvolvimento para que a empresa cresça e conquiste novos mercados, sendo assim, o setor RH que está ligado ao departamento Administrativo, elaborou um plano de capacitação e desenvolvimento que vai da Diretoria ao operacional.
Montamos um novo Organograma para que sejam subdividas as responsabilidades para que os gestores possam administrar melhor o seu pessoal.
[pic 2]
OBJETIVOS E METAS DO PLANO DE CAPACITAÇÃO
1- Fazer com que a Gestão pense estrategicamente e de forma sistêmica na organização, avaliando o resultado proporcionado por suas ações e decisões;
2- Desenvolver atitudes inovadoras, a partir da potencialização de suas competências técnicas;
3- Liderar pessoas e processos para criação de rentabilidade sustentada e maiores resultados nos negócios;
4- Aplicar metodologia científica na solução dos problemas, atuando de forma imparcial e disseminando o conhecimento gerado para todas as pessoas na organização;
Metas do Plano de Capacitação
Em um ano, capacitar toda gestão e operacional, elaborando um planejamento estratégico.
Como será feito o Planejamento Estratégico.
Para os níveis de Gestão a empresa vai firmar convênios para que o gestores realizem treinamentos externos e tornem multiplicadores.
Após a capacitação da Gestão, igualmente será aplicado à capacitação ao operacional, porém, os treinamentos serão ministrados pelos gestores capacitados, para promover sinergia entre o operacional e a Gestão, também para motivá-los.
Com o planejamento estratégico a empresa poderá capacitar seus colaboradores conforme as necessidades observadas, poderá focar mais para que a empresa possa conquistar novos mercados.
Com isso serão feitas as entrevistas, para que possamos elaborar a descrição de cargo para cada função, e assim adequarmos cada uma delas.
Em sequência a isso será montado um Cronograma com os treinamentos para os colaboradores.
Faremos também a Matriz de competências, material que nos auxiliará a identificar o desempenho do colaborador.
...