TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DISSERTAÇÃO CULTURA, ÉTICA E VIOLENCIA

Por:   •  30/8/2016  •  Dissertação  •  1.307 Palavras (6 Páginas)  •  407 Visualizações

Página 1 de 6

1 – Disserte sobre a relação entre a CULTURA e a CONSTRUÇÃO DA ÉTICA, levando em conta a questão da VIOLÊNCIA.

Cultura e Ética são polissêmicas e dentre tantas definições temos uma que pode dar uma ideia de seus conceitos que seria a Cultura e a Ética como costume ou hábito, aquela “disposição interior”, que leva o indivíduo, com certa constância do agir, a compartilhar da comunidade social a que pertence, sendo que os aspectos culturais pertencem há um povo, os costumes são características da sociedade e os hábitos são particularidades das pessoas. Violência num contexto geral é o exercício da força física e da coação psíquica para obrigar alguém a fazer alguma coisa que contrarie a si, aos interesses e desejos, ao seu corpo e a sua consciência, causando-lhe danos profundos e irreparáveis, como a morte, a loucura, a autoagressão ou a agressão aos outros.

Tomando como base a ideia de Marilena Chauí (Chauí, 2000) uma maneira de se tentar reduzir a violência é o estabelecimento de juízos éticos de valor, que se constituem de avaliações sobre coisas, pessoas, situações e são preferidos na moral, nas artes, na política e na religião, que são também normativos. É possível verificar como as várias culturas e sociedades definiram e definem a violência de maneiras particulares segundo concepções e conceitos estabelecidos historicamente. Entretanto, apesar das diferenças, certos aspectos da violência são percebidos da mesma maneira, independentemente do tempo, do lugar, das culturas e sociedades, formando o fundo comum contra o qual os valores éticos são erguidos. (Ferrari, Julio, Moreira, & Pires, 2010)

A violência de forma genérica é a falta da ética, ela tem sua concepção em um indivíduo que não sente ou segue os valores éticos, ele segue as leis sem compreendê-las e se firma na negativa de seus valores. Isso pode ser consequência da falta de valores históricos e culturais presentes na sociedade contemporânea que prega o desenvolvimento, sem a preservação histórica cultural, o sujeito perde a referência e fundamenta as suas atitudes no combate ao capitalismo selvagem que manipula sua própria vida. Violência não é um fato novo na história do homem, estando presente desde a criação do mundo.

A ética tem por ideologia defender os direitos humanos, pois é contra a violência. Ética e violência são contraditórias ou adversas. Observam-se elas no dia-a-dia, porém a violência faz com que a Ética seja esquecida, recriando-a para justificar sua finalidade violenta. É impossível integrar Ética com Violência.

2 – Disserte sobre a ÉTICA e sua relação com a formação da MORAL, levando em consideração os tipos de JUÍZO.

Frequentemente MORAL e ÉTICA são palavras empregadas como sinônimos cuja definição se estende ao conjunto de princípios ou padrões de conduta. Etimologicamente a palavra Moral vem do Latim “MORALE” que quer dizer costumes e a palavra Ética vem do Grego “ETHOS”, que é o estudo dos valores que regem uma sociedade, um grupo de pessoas ou um indivíduo, ou seja, é um juízo sobre a moral. Então, sobre esse aspecto a conduta se difere bastante da ética por que a moral é a prática, a vivência, o dia-a-dia, de modo que o indivíduo possa adotar uma moral, sem que essa moral esteja dentro de um contexto ético. A moral antecede a ética, pois a ética pede um maior conhecimento, pede uma elaboração do pensamento. (PEDRO, 2014)

O comportamento dos animais, por exemplo, é determinado pela natureza, com os seres humanos é diferente, pois, eles criam formas para atender as suas necessidades e inventam novas necessidades. Eles são capazes de criar respostas para um estímulo, onde suas ações são medidas pela percepção da realidade, criando um aspecto fundamental da existência humana: a criação de valores. Valorizar significa relacionar-se com a natureza, atribuindo-lhe significados que variam de acordo com cada necessidade, desejos, condições e circunstâncias em que se vive. Pela cultura referenciamos não apenas o que é, mas o que deve ser. A sociedade cria uma série de prescrições para orientar a conduta dos seres-humanos.

É necessário conhecer a cultura para que se possa fazer esse juízo, por exemplo, alguns países adotam a pena de morte nos seus códigos, nas suas leis e para eles aquilo é eticamente correto, o papel da ética nesse caso é avaliar se esse princípio, esse valor inserido ali é adequado, então quando a ética faz essa reflexão sobre a questão da moral, ela é capaz de propor mudanças no comportamento.

Outro exemplo bem comum em nossa sociedade são os ladrões, o criminoso tem uma ética, a ética dele pode fugir a moral que é adotada onde eles estão inseridos, no todo, mas eles têm uma ética, então, não podemos dizer que o ladrão é antiético, ele é antiético em referência a esses valores que a sociedade, digamos na sua maioria defende, mas no grupo dele ele está sendo ético.

A importância da ética e da moral para a sociedade acontece positivamente quando se faz uma reflexão sobre seus costumes que influenciam nas mudanças de comportamento e leva o ser humano à uma vida mais harmônica e feliz.

3 – Disserte como a ÉTICA pode auxiliar as sociedades modernas e quais seus desafios em um mundo capitalista.

O mundo capitalista, na sociedade contemporânea, impôs uma forma de viver, que não faz parte dos valores básicos da ética. Alguns valores como: moral, respeito, fidelidade, sentido de vida em sociedade, não são considerados no comportamento do ser humano moderno. Hoje, o importante é sua valorização individual sem se importar com o preço que irá pagar. O indivíduo está condicionado a existir socialmente passando por cima de tudo e de todos. (WEBER, 1985)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (131.7 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com