Desafio Profissional
Por: 001298 • 29/4/2016 • Trabalho acadêmico • 2.295 Palavras (10 Páginas) • 190 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
ADMINISTRAÇÃO
TECNOLOGIA DE GESTÃO
NOME: ELIANE DE FATIMA GUERRA - 9678405735
DESAFIO PROFISSIONAL
TUTOR: MÁRCIO SIQUEIRA ALVARENGA
VITÓRIA 26 DE MAIO DE 2015.
PASSO 1
Chegou o momento de planejar os passos do presente e futuro do Hotel Boa Vida. Com objetivo de compreender o cenário em que se encontra, realize um diagnóstico do ambiente interno e externo do Hotel Boa Vida, apresentando suas forças e fraquezas.
FORÇAS:
- Um profissional dedicado e disposto a aprimorar seus conhecimentos e levar para a empresa novas tecnologias de gestão que existem no mercado.
- Por ele morar muito próximo a empresa e ter vários conhecimentos.
- Da mesma forma que existe uma oportunidade profissional, existe um desafio muito grande.
- E o Hotel é o único da região e ainda conta com uma capacidade de hospedagem muito ampla, 450 pessoas, com infraestrutura de lazer e esporte, com um complexo aquático e inúmeras possibilidades de lazer infantil. E também possui uma infraestrutura para atender ao chamado turismo de negócios, através de um centro de convenções com capacidade para 400 pessoas.
FRAQUEZAS:
- A redução de clientes que se hospedam no hotel;
- E o centro de convenções que deixou de ser reservado a algum tempo;
- Clientes insatisfeitos com os serviços prestados pelo hotel;
- E os colaboradores desmotivados com o trabalho e não se sentiam reconhecidos e realizados profissionalmente.
- Falta de comunicação com os funcionários.
PASSO 2
José Antônio que a adoção de algumas tecnologias de gestão serão determinantes para reverter o quadro negativo do Hotel Boa Vida. A partir do diagnóstico realizado no passo 1, organize o quadro a seguir, sugerindo tecnologias de gestão organizacional que poderiam ser adotadas pelo Hotel Boa Vida, para apresentar aos seus diretores, apontando inclusive seus benefícios:
TECNOLOGIA DE GESTÃO | BENEFÍCIOS |
Benchmarking | O Benchmarking promove a aprendizagem contínua, trazendo sempre novos conhecimentos para a empresa. |
Open – Book Management | Chamado também de gestão do livro aberto, permite envolver as pessoas e fazer que assumam conjuntamente a responsabilidade pelo sucesso organizacional, por intermédio do conhecimento de todos os dados organizacionais. Propõe a tão disseminada aplicação de delegação de responsabilidades com respectivas autoridades, levando e permitindo que todos os integrantes da empresa provem da sua capacidade de desenvolvimento profissional e pessoal. |
Empowermet | Essa ferramenta atribui um compartilhamento nas tomadas de decisão da empresa, delegando poderes, transfere decisão a funcionários individuais e a equipes. Esta ferramenta além de transferir poderes aos membros de escalas de hierarquias inferiores, dentro de cada função. |
PASSO 3
Os resultados da pesquisa de clima organizacional do Hotel Boa Vida demonstram que o capital intelectual não tem sido valorizado. Imaginemos que você terá que executar um projeto que visa, sobretudo, valorizar o capital intelectual. Que nome daria a este projeto? No que consistiria? Quais seriam suas principais ações? De que forma tentaria envolver os colaboradores?
Aprender sempre.
Esse projeto iria consistir no aprendizado e na valorização.
De acordo com os especialistas, as empresas precisam enxergar e valorizar o capital intelectual que possuem. Muitos estudiosos do assunto afirmam que máquinas se depreciam ao serem usadas e acontece o contrário com o conhecimento das pessoas. Ele se valoriza mais. Outro ponto que os especialistas destacam é o valor da equipe de uma empresa, que precisa ser potencializado. Eles deixam claro que é preciso descobrir as qualidades dos empregados e colaboradores. Os motivos para que muitos gestores não percebam o talento de suas equipes, segundo eles, baseiam-se na falta de competência gerencial, estrutura e processos de trabalho inadequados, disfunções burocráticas, interesses alheios aos propósitos organizacionais, entre outros.
E para gerenciar adequadamente o Capital Intelectual é necessário, compreender esse conceito e capacitar pessoas para o seu gerenciamento, tendo em vista se tratar de novos conceitos não necessariamente abordados nos cursos tradicionais da Administração de Empresas.
Existem algumas técnicas de valorização para cada capital especifico:
- A valorização do capital cliente;
A grande importância de valorizar o capital cliente é devido A contribuição para existência da organização. Portanto, Curry; Jau (1996) descrever que os bons clientes apresentam a proporção de 80% das vendas e 20% dos custos comerciais. Estão classificados com bons clientes aqueles que a empresa consegue manter um relacionamento diferenciado, pois está se adaptando ao comportamento do consumidor e suprindo as suas expectativas.
Para Figueiredo (2001) os clientes Baseiam-se nas suas expectativas para avaliar a qualidade de um serviço ou produto. Assim fazendo com que o fornecedor vise atender e superá-las As expectativas do cliente e não as suas. Segundo Kotler e Armstrong (1998, p. 397) "quando as expectativas do cliente em relação o desempenho do produto, irá identificar os vários níveis de satisfação". Se o desempenho ficar baixo dessas expectativas o cliente ficará insatisfeito. E se o produto exceder essas expectativas, o cliente ficará altamente satisfeito ou encantado. Com intenção que isto ocorra, A organização deve direcionar esses serviços ou produtos com demonstração de estratégias para obtenção da qualidade por meios de novas ferramentas que se propõe má conquistar e manter o cliente. Conforme Carvalho (2000, p.63) "utilizando e mesclando conceitos e utilitários já existentes para criar um novo conceito de gerenciamento de clientes". Em busca da fidelização do cliente Frances; Ronald (2000, apud FIGUEIREDO 2001, p.25) informa que a "preocupação de melhorar a qualidade do atendimento oferecido a clientes internos com tal proporção como ao cliente externo, pois todos devem ser estimados como se fosse um importante cliente".
...