Desafio Profissional
Por: morekoo • 17/5/2016 • Trabalho acadêmico • 2.999 Palavras (12 Páginas) • 231 Visualizações
[pic 1]
ANHANGUERA EDUCACIONAL
POLO PRESENCIAL: Polo de Apoio Presencial de Hortolândia /SP
SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTAO DE RECURSOS HUMANOS
PROJETO INTERDISCIPLINA APLICADO AOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA
Equipe:
Adriana Medeiros Machado RA: 3763650630
Rosana Barbosa Candido RA: 2710145693
Rosmari de Fatima de Souza RA: 2630132504
Regiane Queiroz Nascimento RA 3269389091
Tutor á distancia : Luciana Dau Pereira
Tutor Presencial : Kelly Medeiros Garcia
HORTOLANDIA
2016
[pic 2]
ANHANGUERA EDUCACIONAL
SUMARIO:
- Introdução
- Entrevista com empreendedor
- Desenvolvimento
- SWOT
- Conclusão
INTRODUÇÃO:
Elaboramos este trabalho através de entrevista com um empreendedor bem-sucedido. Após um questionário obtivemos respostas sobre o que o levou a iniciar o negócio, porque escolheu este segmento, quais foram suas dificuldades e suas conquistas.
Encontramos nas respostas do questionário vários temas de nossas disciplinas: comportamento organizacional, empreendedorismo, ética e relações humanas no trabalho, desenvolvimento pessoal e profissional, e, finalmente técnicas de negociação.
Vimos que a oportunidade começou através do trabalho do pai do empreendedor, que teve uma visão de negócios e iniciou o empreendimento com o conhecimento adquirido em uma empresa onde trabalhou durante 30 anos, Raphael, o filho - nosso empreendedor -, aprendeu com o pai a desenvolver os produtos e a conhecer clientes e fornecedores. Sobre suas dificuldades, forças, fraquezas e oportunidades desenvolvemos um SWOT, estudo importante para continuar no negócio , compreendendo as fraquezas e buscando formas de inovar ainda mais.
E, por fim, uma conclusão do trabalho, o que entendemos e o que nos acrescentou o desenvolvimento do mesmo.
ENTREVISTA COM UM EMPREENDEDOR
EMPRESA: CONDESSA ALIMENTOS INDÚSTRIA E COMERCIO LTDA
ENDEREÇO: Rua Luiza Pereira de Carvalho, 165 - Jd Manchester
CIDADE: SUMARÉ
ESTADO: SP
RAMO DE ATIVIDADE: alimentício
PRODUTOS E/OU SERVIÇOS: almondegas, kibes, hambúrgueres, Jeked beef
DATA DE INÍCIO DAS ATIVIDADES:
ENTREVISTADO: Raphael Moraes Serazi
[pic 3][pic 4][pic 5]
QUESTIONÁRIO
- Que fatores o influenciaram a se tornar um empreendedor?
R: Seguir os negócios da família, aptidão para enfrentar desafios e visão de melhores oportunidades de desenvolvimento profissional, de uma forma mais independente.
- Existem outros empreendedores na família?
R: Sim. Meu pai e alguns de meus tios também.
- Sua ideia de empreendedora nasceu durante seu período de estudos no colégio ou faculdade?
R: Desde o colégio já havia intenção de empreender, na faculdade desenvolveu-se ainda mais.
- Qual foi sua educação formal? Foi relevante para o negócio?
R: Formado em nível técnico em Auxiliar de Laboratório de Análises Clínicas, Auxiliar de Laboratório Químico e Técnico em Bioquímica pela ETECAP (Escola Técnica Estadual Conselheiro Antônio Prado) de Campinas/SP. Também fui Graduado em Gestão Logística pela UNINTER de Paulínia/SP e atualmente cursando pós-graduação em Engenharia de Produção, também pela UNINTER de Paulínia/SP.
Certamente todas as formações que tive contribuíram muito para o planejamento e também no dia-a-dia do negócio.
- Porque muitos profissionais têm medo de se arriscar em um empreendimento? R: Empreender é arriscar-se. O medo faz parte da atividade, pois os riscos são muitos. O capital a ser investido e perdido é do empreendedor, que pode sofrer com fatores políticos e econômicos externos que fogem ao seu controle, porém existem formas de reduzir essa insegurança, como planejamento principalmente de reservas para situações adversas.
- Como este futuro projeto poderá trazer independência ao profissional, impulsionando sua carreira e possibilitando o alcance de seus objetivos profissionais e pessoais? R: O projeto parte de um planejamento bem feito, levando em consideração todos os cenários e aspectos que os cercam. Sendo bem-feita essa avaliação e também tendo as garantias de que será executado dentro do que fora planejado, certamente terá aumentado bastante a possibilidade de ter sucesso na carreira e, consequentemente, possibilitará o alcance de seus objetivos profissionais e pessoais. Além disso, a cada sucesso estará ganhando conhecimento e experiência que usará em demais projetos e, eventualmente, novos empreendimentos que possam vir a serem idealizados.
- De que forma na teria e na prática a ética e as relações humanas no trabalho irão contribuir para o sucesso de um empreendimento? R: Ética é muito importante, pois traz confiabilidade. Essa é a palavra chave nos negócios e nas relações interpessoais. Na prática, trará muita vantagem, pois aqueles que agem usando os princípios como a ética, mais cedo ou mais tarde serão reconhecidos. Aquela empresa ou aquele agente que é antiético poderá até ter vantagens no curto prazo, mas quase sempre acabam sendo identificados e taxados pelo mercado. Sem credibilidade, estarão fadados ao fracasso.
- Como você encontrou a oportunidade de empreender? R: Seguindo os passos do meu pai.
- Como você avaliou esta oportunidade? R: A avaliação que fiz foi muito positiva. Eu tinha uma base de onde poderia seguir, havia algumas condições como estrutura, máquinas e know-how que são grande parte do caminho para o seguimento industrial.
- Você já tinha um plano de negócios? Se não, fez algum tipo de planejamento? Explique.
R: Sim, quando iniciei minha experiência como empreendedor já havia o plano de negócios devidamente estruturado.
- Que experiência de trabalho anterior você teve antes de abrir um negócio?
R: Trabalhei em laboratório de patologia animal, o CEPPA de Campinas/SP onde realizei exames e atendimento ao público. Também fui estagiário no CTC (Centro de Tecnologia de Carnes) do ITAL de Campinas/SP, atuando no laboratório e área administrativa. Na empresa da família atuei em quase todas as funções adquirindo experiência e noção necessária para poder tomar decisões de maneira mais acertada, sabendo as dificuldades existentes em cada setor da empresa.
...