Desafio Profissional
Por: Angela Cardoso • 8/6/2018 • Trabalho acadêmico • 2.684 Palavras (11 Páginas) • 135 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE UNIDERP
Curso de Tecnologia em Gestão Comercial
POLO: Maringá
ACADÊMICO: Claudiney Cardoso Leão de Carvalho – RA: 1299148119
TUTOR A DISTÂNCIA: Rosane Bellé
DESAFIO PROFISSIONAL
Maringá/PR
Novembro / 2017
ACADÊMICO: Claudiney Cardoso Leão de Carvalho – RA: 1299148119
TUTOR A DISTÂNCIA: Rosane Bellé
DESAFIO PROFISSIONAL
Trabalho apresentado ao Curso de Tecnologia em Gestão comercial do Centro de Educação a Distancia - CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP, como requisito parcial para obtenção de nota nas disciplinas de Gestão de relacionamento com clientes e fornecedores, Gerencia de equipe de vendas, Gestão de serviços e varejo, Análise de mercado e concorrência e Comercio eletrônico.
Maringá/PR
Novembro / 2017
Resumo
Sumário
- INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como objetivo a elaboração e a elucidação sobre o comércio virtual e baseia-se na proposta do desafio profissional para a sondagem da empresa D&Z.
A D&Z é uma marca de bolsas e carteiras femininas com 3 lojas físicas localizadas na cidade do Rio de Janeiro. Fundada em 2000, a D&Z é uma marca de bolsas femininas com sede na cidade do Rio de Janeiro – RJ. A empresa nasceu do sonho de duas jovens empreendedoras, a Diana e Zilda, que queriam oferecer um produto de qualidade por um preço justo.
As sócias se conheceram na faculdade de moda, onde compartilhavam a paixão por bolsas. Depois de meses de planejamento, veio o início, com muita determinação. O negócio começou pequeno, com 20 modelos de bolsas e a maioria das vendas era feita de porta em porta até que 2002 as sócias inauguram a sua primeira loja física, em um espaço alugado e não muito grande.
Com uma sede, o próximo passo, (até pouco tempo atrás, impossível) foi aumentar o número de lojas. 2005 foi o ano em que Dilma e Zilda conseguiram um espaço em uma área nobre da cidade, contabilizando o segundo espaço da D&Z. Atualmente, as sócias têm 3 lojas localizadas na cidade do Rio de Janeiro, contam com uma média de trezentos modelos de bolsas e cem modelos de carteiras.
O valor das suas bolsas varia de R$100,00 a R$500,00. Sua equipe é formada por 3 gerentes, 6 administrativos e 12 vendedores. Diana e Zilda ainda criam suas bolsas, mas a produção é terceirizada.
Sempre atualizadas com os últimos lançamentos, a dupla busca ideias e novidades do setor em feiras e exposições, além de também buscarem inovações na internet.
A proposta deste trabalho é introduzir a empresa no cenário do E-commerce, ou seja, planejar uma ação para que ela consiga expor seus produtos aumentando as vendas, e ampliando seu mercado para outros estados e quem sabe para o cenário internacional, visando o alcance maior de clientes.
Sabe-se que o comércio virtual vem tomando o cenário das vendas na última década, desde modo é necessário que haja uma maior investigação sobre esse processo.
Antes que se instale uma loja no ambiente virtual é preciso que se levante vários aspectos, como: concorrência, análise interna e externa da empresa, qual sua representatividade perante o cenário do mercado no qual atua, o que fazer para melhorar significativamente o número de vendas e atrair novos clientes para seus produtos.
Deste modo o trabalho retratará todos os aspectos anteriormente citados, bem como uma análise da matriz swot levantando todos os aspectos positivos que a empresa possui para poder ingressar com sucesso no ramo virtual, como também os possíveis problemas e ameaças que encontrará nesse cenário.
Elucidará também quanto a necessidade e estratégias de se manter um relacionamento com o cliente através de suas plataformas virtuais, dado que muito se perde sobre o contato com o cliente através das vendas virtuais.
Por fim apresentará uma proposta de treinamento para a equipe de funcionários da empresa para que a transição para o E-commerce seja efetiva e tenha resultados positivos, assim reforçando os aspectos anteriormente citados e desenvolvidos através desse trabalho.
- DESENVOLVIMENTO
- MERCADO, CONCORRÊNCIA E ESTRATÉGIAS
Através de uma pesquisa, foi levantado o mercado no qual a empresa atua e deseja continuar atuando, porém no ambiente virtual.
Se tratando do produto oferecido pela empresa, pode-se observar que esses são oferecidos em grandes variedades de marcas e estilos pelas principais lojas que lideram no E-commerce, o que já pode ser tido como um problema para a D&Z se esta pretende somente trabalhar com seus produtos.
Após uma pesquisa, podemos notar que o setor para o qual a empresa pretende empreender é o que mais vende na internet, a alta procura de acessórios de moda dá à empresa D&Z uma vantagem muito grande.
[pic 2]
Assim, investigando mais a fundo foi possível montar uma análise que será representada através da Matriz Swot, com o objetivo de elucidar os pontos mais importantes a serem relevados acerca da empresa.
Matriz Swot (D&Z):
FORÇAS Segmento com alta procura no mercado Preços acessíveis em seu portifólio de produtos | FRAQUEZAS Pouca visibilidade, dado ao tempo no mercado Necessidade de alto investimento |
OPORTUNIDADES Aumentar as vendas através da plataforma virtual Expandir o mercado de atuação (internacional etc.). Oferecer produtos específicos a clientes após sondagem padrão de compra (tendências e moda) | AMEAÇAS Concorrência de diversas lojas, fator gerado por ser nova no mercado virtual Não conseguir atingir os objetivos de vendas para suprir os altos custos de investimento |
Deste modo, respondendo às perguntas propostas pelo desafio, podemos considerar que sendo a empresa oferecedora de seus próprios produtos, ela atenderia ao mercado B2C (business to consumer), apesar da fabricação ser terceirizada esta estaria disponibilizando um produto criado e idealizado pela própria empresa que colocaria esses produtos à venda através de sua loja própria.
Assim, se resolver disponibilizar seus produtos na internet irá se deparar com suas principais concorrentes, sendo estas: Carmem Steffens, Luz da Lua, Colcci, Chenson, Anna Vince e Capodarte, todas essas tendo suas vendas terceirizadas, e vendidas por lojas virtuais especificas que não criam e não fabricam os produtos disponibilizados em seu ambiente, o que pode ser uma forma que a D&Z pode encontrar de vender seus produtos sem investimentos maiores na construção e arquitetura de uma loja virtual própria.
...