Desafio Profissional
Por: Adriana Carvalho • 9/4/2015 • Trabalho acadêmico • 811 Palavras (4 Páginas) • 143 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ANHANGUERA / KROTON
POLO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (CEAD)
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL
DISCIPLINAS: FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E TEÓRICOS-METODOLÓGICOS DO SERVIÇO SOCIAL I e FORMAÇÃO SOCIAL, ECONÔMICA E POLÍTICA DO BRASIL
ADRIANA SIQUEIRA DE CARVALHO RA 9526378565
DESAFIO PROFISSIONAL
TUTORA EaD THALITA SILVA NEVES VELOSO COSTA
RIO DE JANEIRO/ 20 DE SETEMBRO 2014
SUMÁRIO
Passo 1............................................................................................................... 04
Passo 2............................................................................................................... 05
Passo 3................................................................................................................06
Referências..........................................................................................................07
PASSO 1
Com a ascensão do capitalismo, há um aumento na miséria dos grupos dos trabalhadores, havendo um antagonismo entre as classes, dos dominantes e a do proletariado, pois a classe dos trabalhadores ao buscar melhores condições de trabalho e de vida, ocorreu o surgimento de sindicais, tornando a luta sindicais como politica também. Nascendo o serviço social para ser mediadora entre as classes, sendo tradicional e conservadora, sendo paternalista, de caridade, feita ainda pelas mulheres da classe alta.
“Era preciso encontrar novas formas de equacionamento da “questão social”(p.95,Martinele,Maria Lúcia).Assim o Movimento Reconceituação no Serviço Social representa uma mudança, buscando a desvinculação do Conservadorismo e das técnicas importadas do Serviço Social Norte-Americano.
Assim havendo uma reflexão sobre este movimento que surge a necessidade de adequar as práticas profissionais a realidade do País e a ruptura com o conservadorismo, o tradicional, abordando novos métodos e técnicas a partir das necessidades populares, para um agir profissional com identidade própria, tratando com a realidade social.
PASSO 2
Os parâmetros para a atuação como assistente social na atualidade permeia a discussão na perspectiva de consolidar a política de assistência social como direito, e assegurar as condições técnicas e éticas requeridas para o exercício do trabalho com qualidade com uma visão critica e com plenos poderes de decisão para uma consolidação do Estado democrático dos direitos, a universalização da seguridade social e das políticas públicas. Fazer garantir o direito do cidadão, com ética profissional e autônoma.
O profissional deve ser um “produto histórico, e não como um desenvolvimento interno das formas de ajuda, descontextualizada ou apenas, no melhor dos casos, inserida numa realidade social;”(p.31,Montaño,Carlos). O assistente social tem que ser desenvolvedor da historia e não tão somente participante dela ou um coadjuvante, mas sim o principal papel deste enredo. A partir da necessidade do contexto histórico do qual ele se encontra fazer valer a diferença. Com seus direitos e vantagens se fazendo cumprir, para a resolução da questão social a qual é participante.
PASSO 3
Os movimentos sociais e históricos ocorrem a todo tempo em nosso país, em nossa localidade, comunidade, ainda mais com a facilidade de hoje e a rapidez como as informações são geradas e passadas. A partir do pensar critico para a melhoria de classes, da vida, de questões que eram mais difíceis de serem requeridas e analisadas e discutidas. Na atualidade o assistente social tem papel fundamental para o crescimento e desenvolvimento para as politicas publicas acontecerem.
O papel do profissional do serviço social em decorrer a muitas informações, e mudanças é perceber e estar sempre atento para essas mudanças e o que pode ou não favorecer aqueles que necessitam de orientação e informação. Por isso o assistente social não pode apenas acompanhar a historia mas ser um participante ativo pela lutas dos direitos dos cidadãos e ate mesmo da sua classe. Fazer valer e garantir os direitos da sociedade, conhecer e compreender as relações sociais, as comunidades, grupos, em si, em qual esta inserido.
...