Desafio Profissional - Administração e Contábeis 4ª Validado_2_versao
Por: Willame Francisco • 11/4/2018 • Trabalho acadêmico • 2.287 Palavras (10 Páginas) • 211 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CURSO: Administração
NOME | Francisco Santos de Souza |
RA | 0192589062 |
Desafio Profissional
Disciplinas Norteadoras:
Contabilidade Intermediária, Estatística, Direitos Humanos, Matemática Financeira, Direito Empresarial e Tributário.
Tutora EAD: Francisca Silva
CAMPINAS/SP
Outubro de 2016
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CURSO: Administração
Desafio Profissional
Disciplinas Norteadoras:
Contabilidade Intermediária, Estatística, Direitos Humanos, Matemática Financeira, Direito Empresarial e Tributário.
Tutora EAD: Francisca Silva
Trabalho desenvolvido para o curso de Administração,disciplinas norteadores Contabilidade Intermediária, Estatística, Direitos Humanos, Matemática Financeira, Direito Empresarial e Tributário,apresentado à Anhanguera Educacional como requisito para a avaliação na Atividade Desafio Profissional do 2º semestre 2016, sob orientação da tutoraEAD Francisca Silva.
CAMPINAS/SP
Outubro de 2016
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO3
Desenvolvimento4
Passo 1: Como se torna um microempreendedor5
Passo 2: O controle financeiro através do livro caixa 7
Passo 3: Simulação de empréstimo10
Passo 4: Direitos de segunda geração é um direito do trabalhador11
Passo 5: Estatística das vendas de salgados12
CONSIDERAÇÕES FINAIS13
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS14
INTRODUÇÃO
O brasileiro é considerado um povo criativo, que sempre encontra soluções inovadoras para os desafios do dia a dia. Isso também se reflete quanto o assunto é empreendedorismo.
A atual situação econômica do país, uma crise que tem afetado drasticamente o mercado, causando falência de empresas, aumentando a taxa de desemprego, impostos, inflacionando o preço de produtos, etc. Apesar todos os problemas causados pela crise financeira, ela tem contribuído para o surgimento de novos empreendedores, os quais vêem na inovação uma oportunidade para tentar driblar essa crise.
O presente trabalho destina-se a elaboração de um estudo de um caso referente a crise financeira e quais os métodos possíveis para driblar esta fase.
O caso que será abordado será o de André que após deixa o emprego iniciou há um ano uma atividade informal de venda de salgados por encomenda que hoje é um sucesso com o auxílio de sua filha, Carla que não recebe nenhum salario.
André vendo o aumento das encomendas e conseqüentemente, da movimentação de valores, procura se informar de como formalizar a sua atividade e organizá-la, pois, ele sabe que não tem controle nenhum de seu negócio, inclusive da saúde financeira de sua empresa, tudo ainda é gerido de forma amadora e sem cuidado algum inclusive o controle de caixa.
Mediate as informações contábeis e da atuação de André e Carla sera explicado aqui, em cinco passos, um plano de negócio e atuação onde será possível ver os problemas e solucioná-los de forma interdisciplinar e coerente, explicando quais os problemas da informalidade e encaminhar quais são os fatores e indicadores dos métodos, referente aos microempreendedores orientando André a gerência seu negócio.
.
Desenvolvimento
Através do desenvolvimento interdisciplinar será desenvolvida a experimentação da solução para os problemas para se ter um negócio de sucesso.
Sendo desenvolvidos através das disciplinas de estatística, matemática financeira, diretos humanos, contabilidade intermediária e direito empresarial e tributário.
A estatística se tornara necessária para analisarmos os dados.
Tendo o conhecimento em juros compostos e prestações, usaremos a matemática financeira para tomada de decisões.
A partir da contabilidade intermediária será feito o controle de caixa que é elemento necessário para a organização do empreendimento.
Conheceremos também as regras destinadas a amparar juridicamente a atividade do caso proposto através das normas do direito empresarial e tributário.
A disciplina de direitos humanos abordara a aplicabilidade do princípio da dignidade da pessoa humana que no âmbito empresarial ultrapassa as relações interpessoais.
Acreditando-se que o alicerce necessário para o desenvolvimento da atividade empresarial de maneira eficaz e ética seja possível através da combinação destas disciplinas.
Que acontecerá através dos dados de um caso empresarial que será interpretado e analisado, por meio de Leitura de textos; elaboração de respostas; elaboração de texto e pesquisa bibliográfica.
Passo 1: Como se torna um microempreendedor
André pode se tornar um microempreendedor individual, pois se considera MEI o empresário individual a que se refere o art. 966 da Lei nº 10.406, de 10 de janeiro de 2002 (adiante reproduzido) - Código Civil, que tenha auferido receita bruta, no ano-calendário anterior, de até R$ 60.000,00* (sessenta mil reais), optante pelo Simples Nacional:
Segundo o Art. 966. Considera-se empresário quem exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou a circulação de bens ou de serviços.
Após se formaliza como microempreendedor André poderá contrata sua filha como empregada, pois a MEI permiti contratar um único empregado (a). O valor referente ao custo de contratação de um empregado pelo microempreendedor individual é de 11% sobre o salário mínimo ou piso da categoria.
Com relação à residência de André ao realizar a sua inscrição no Portal do Empreendedor serão gerados imediatamente o CNPJ, a inscrição na Junta Comercial, no INSS e o Alvará de Funcionamento Provisório num documento único, que é o Certificado da Condição de Microempreendedor Individual - CCMEI, exibido no Portal e que deverá ser impresso pelo MEI.
...