TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio profissional

Por:   •  24/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.938 Palavras (16 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 16

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo geral apresentar o funcionamento de uma empresa de pequeno porte especializada em confecção de roupas, na qual sua proprietária recebeu uma grande herança e resolveu investir em sua empresa, ampliando-a. As vendas estavam caindo e havia necessidade de reorganizar a estrutura da empresa. A empresa era inicialmente de pequeno porte com 37 funcionário. O trabalho trata-se de um projeto em empresa do ramo de confecção de roupas, e para elaborar o mesmo foi preciso identificar os pontos negativos e positivos, as ameaças e as oportunidades que a empresa possuía para então verificar as necessidades que a empresa tinha, para assim tentar trazer melhorias a empresa.

PASSO 1

DIRETRIZES QUE ORIENTAM O TRABALHO DO EMPREENDEDOR OBSTÁCULOS ENCONTRADOS PARA A REALIZAÇÃO DE MUDANÇAS SUGESTÕES PARA O APERFEIÇOAMENTO DO TRABALHO DO EMPREENDEDOR

Saber aproveitar as oportunidades. Apesar de saber da necessidade de se aperfeiçoar, a empresária que está a cinco anos no mercado, não sabe como utilizar o dinheiro, obtido por meio de uma herança, nas melhorias da empresa. Aquisição de novos maquinários e necessidade de capacitação dos colaboradores para o melhor aproveitamento do trabalho, trazendo maior eficiência. Além do treinamento dos funcionários, é imprescindível que a empresária também se aperfeiçoe, estude e conheça seu negócio para que as mudanças tragam sucesso.

Liderança e comunicação. Na seção de corte, costura e acabamento foi detectado problemas de relacionamento entre o grupo de trabalho do local após apresentação da proposta de restruturação. É importante que os colaboradores confiem em seu líder, dessa forma, essa empresária necessita se comunicar de forma clara e eficiente com seus subordinados, mostrando-os que essa restruturação não trará demissões, mas sim melhorias no ambiente de trabalho, gerando assim uma melhor qualidade de vida e também um maior conhecimento técnico.

Gestão eficiente Dificuldades em manter o crescimento empresarial e receio em inovar. Analisando cada setor da empresa é possível verificar se o negócio está rentável, se há algo a melhorar, se há como economizar em determinados processos, verificar a posição do estoque, cuidar da contabilidade não misturando as contas pessoais com as da empresa, estar atento ao mercado e procurar fazer o diferencial, algo que o torne exclusivo.

PASSO 2

Comportamento Organizacional é um campo de estudos que investiga o impacto que os indivíduos, os grupos e a estrutura tem sobre o comportamento dentro das organizações, com o propósito de utilizar esse conhecimento para promover a melhoria da eficácia organizacional.

Quando formamos grupos, nos unimos por um ou mais propósitos afim de atingi-los, não importa de que forma. E no caso de equipes ao se reunirem todos passam a ser mais analíticos no intuito de chegar no objetivo final, se aproveitando da experiência de cada membro, acaba sendo a forma mais eficiente de atingir metas, mas as vezes por ser muito analítico pode demorar mais na conquista destes objetivos.

Peter Drucker, considerado o pai da administração moderna, destaca quatro características que observou em executivos, gestores e alunos. São essas as palavras-chave: seguidores, resultado, exemplo e responsabilidade. Segundo Drucker, “O líder é alguém capaz de fazer com que os outros o sigam, sendo principalmente esta o tipo de habilidade que melhor o descreve. O líder eficaz não é alguém que se adore ou se admire. A qualidade da liderança não se mede pela popularidade que gozam, mas pelos resultados que ele consegue produzir. Os líderes estão em grande evidência. É por isso que lideram pelo exemplo. A liderança não é uma questão de classificação, de privilégios, de títulos ou de dinheiro. É uma questão de responsabilidade”. Essa responsabilidade é avaliada pelas decisões que o líder toma. Boas decisões geram credibilidade e a confiança mutua passa a existir entre o líder e o liderado.

A liderança não dever ser a interpretação de um só, deve fomentar-se a colaboração, estratégias que se baseiam no nós e não no eu. Assim, a liderança é um assunto de todos: ela não é um lugar, mas sim um processo, que não pertence só a um, mas a todos. Deste modo, o líder não deve ser ator de mudança, mas acompanhar essa mesma mudança, pois ela não é só para os outros, também deve ser para ele. Só dessa maneira o líder poderá ser credível através do seu exemplo.

A comunicação é um meio de troca de informações de uma pessoa para outra, o principal objetivo da comunicação é transmitir informações, pensamentos e ideias de uma pessoa para outra, a comunicação gera motivação dos empregados quando esclarece bem o que pode ser feito para melhorar seu desenho.

Bueno (2003, p. 8) enfatiza que a comunicação organizacional é vista agora como “um conjunto de novos atributos que a tipificam como insumo estratégico”. Nessa perspectiva, “caminha para assumir, por inteiro, a chamada comunicação integrada, com uma articulação estreita entre os vários departamentos/áreas e profissionais que exercem atividades de comunicação nas empresas ou entidades”, complementa o autor.

As consequências geradas por falhas na comunicação, poderão trazer graves problemas para as empresas. Uma vez que o colaborador não entendeu e continua agindo da mesma forma ou passando para frente informações erradas.

Motivação é entendida como “uma força” dentro de nós que seria responsável por nossas ações, é definida como uma tendência para ação, provocada por uma necessidade.

Motivação vem de motivos que estão ligados simplesmente ao que você quer da vida, e seus motivos são pessoais, intransferíveis e estão dentro da sua cabeça (e do coração também), logo seus motivos são abstratos e só têm significado para você, por isso motivação é algo tão pessoal, porque vêm de dentro (RECINELLA, 2005, p 01).

O desenvolvimento profissional está relacionado ao aumento dos conhecimentos e aprimoramento da carreira. Se desenvolver significa que você está em constante crescimento e busca pelo seu melhor, seja no aspecto pessoal ou profissional.

Para os autores Tachizawa, Ferreira e Fortuna (2001, pp. 220-221), o treinamento tem como objetivo a preparação das pessoas para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.3 Kb)   pdf (81.6 Kb)   docx (25 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com