Desafio profissional
Por: Eduardo Padua Mello • 3/9/2017 • Trabalho acadêmico • 2.446 Palavras (10 Páginas) • 200 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
UNIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA ANHANGUERA ARAÇATURA
CURSO DE PEDAGOGIA 1ª SÉRIE
DESAFIO PROFISSIONAL
PSICOLOGIAS DA EDUCAÇÃO E TEORIAS DA APRENDIZAGEM
REDES SOCIAIS E COMUNICAÇÃO
ELIANE APARECIDA IRINEU BRAGA – RA 1931930843
IRACI FERREIRA DA SILVA RUSSI – RA 1911180753
JUREMA CLÁUDIA LONGUE HILLER DE MESQUITA – RA 2800828691
SANDRA YUMIKO MELCHIOR KUSANO DA SILVA – RA 2805884206
A IMPLANTAÇÃO DE TERAPIA ASISTIDA POR ANIMAIS NA EDUCAÇÃO
TUTORA DE SALA: DEISE MACHADO DA SILVA
Araçatuba, 23 de Agosto de 2015.
INTRODUÇÃO
Neste Desafio Profissional abordaremos como tema, uma analise de terapia assistida por animais, para a melhoria de aprendizado e comportamentos de determinados alunos da pré-escola do Emei Rosa Augusta Carvalho, a terapia assistida por animais é um método de ensino com animais e alunos em sala de aula.
A analise de terapia assistida por animais, para a melhoria de aprendizado e comportamentos dos alunos, é um método de ensino com animais e alunos em sala de aula, desenvolvendo a aprendizagem do aluno.
Será desenvolvido a construção de um projeto de intervenção pedagógica considerando os problemas de comportamento e de aprendizagem do aluno, a partir da Terapia Assistida por Animais em sala de aula.
No desafio profissional será trabalhado o tema terapia assistida por animais, que possibilita trazer uma melhor forma de aprendizagem e de comportamentos para alguns alunos.
O objetivo do desafio é refletir sobre as estratégias pedagógicas para a melhoria da aprendizagem e comportamento dos alunos a partir da Terapia Assistida por Animais.
DESENVOLVIMENTO
Endereço da página na internet que apresenta a terapia assistida por animais | |
http://edif.blogs.sapo.pt/33782.html | |
Objetivos da terapia assistida por animais na página pesquisada | Ajudar a desenvolver a capacidade da criança e do jovem de se relacionarem afetivamente com outras pessoas, desenvolver o sentido de responsabilidade, que possui um animal que depende dos seus cuidados, favorecer a aprendizagem de fatos fundamentais na vida, como o nascimento, a procriação e a morte, desenvolver a capacidade para lidar com os aspectos não verbais presentes no relacionamento social, das posturas e dos movimentos, essencial no relacionamento criança ou jovem-animal, ajudar a desenvolver atitudes humanitárias, em relação ao animal como um ser vivo, despertar a consciência ecológica e a responsabilidade ética da criança/jovem diante da natureza e dos seres vivos. |
Principais comentários dos internautas em relação à terapia assistida por animais | Muitos dizem como ajudou a criança a ser mais amável, crianças menos ansiosas, responsável, menos agressivas. A cada dia novos pais e professores se interessam pelo assunto. |
Principais benefícios, riscos ou dificuldades na aplicação da terapia assistida por animais | Os riscos são de alguns ferimentos ou transmissão de doenças, mas os benefícios ainda superam as desvantagens. As dificuldades que alguns diretores, pais e professores ainda resistem em adotarem este tipo de terapia. Benefícios são alunos menos nervosos, ansiosos, com responsabilidade, se expressão melhor, prestando mais atenção nas atividades, ficam mais sociáveis e adquirem consciência ecológica. |
PERFIL DA TURMA |
EMEI ROSA AUGUSTA CARVALHO |
Turma: Pré-escola A Período: Manhã |
Total de alunos: 25 (12 meninas e 13 meninos) |
Descrição da turma:
A turma aqui descrita tem um comportamento de acordo com a idade, quase todos são pré-silábicos. São bastante agitados, atenciosos e participativos, na maioria das vezes obedecem às regras. Devido a uma mudança de material pedagógico o ritmo dentro da sala de aula ficou mais intenso. Nesta turma temos dois alunos com dificuldades: um é o Pedro Antônio de 6 anos, é uma criança inteligente, comunicativa, porém apresenta hiperatividade, é agitado e tem pouca concentração, comprometendo a aprendizagem. Conforme relato dos pais, em casa demonstra desobediência e desorganização com os brinquedos e é muito agitado, e outro é o Álvaro também de 6 anos é uma criança que apresenta falta de concentração, fala pouco, aparenta ser ansioso, prejudicando o seu relacionamento com as outras crianças da turma. Em casa conforme relato dos pais, é uma criança carinhosa, organizado, gosta muito de brincar sozinho e tem dificuldade de socialização.
Através dos casos acima, foi definido para trabalhar a hiperatividade do aluno Pedro Antônio de 06 anos e a falta de concentração do aluno Álvaro de 06 anos também, a escola optou pela Terapia Assistida por Animais.
No caso do aluno Pedro Antônio, o animal utilizado para ajudar foi a iguana. Segundo uma pesquisa feita pela Silvana Prado fundadora da ONG Patas Therapeutas, , apesar de ser um bicho diferente do cachorro e do cavalo que são os mais usados, foi constatado que com os répteis os benefícios são imensos, apesar de gerar uma estranheza logo de início. Foi apresentado aos pais e a escola que Pedro Antônio levaria a iguana para casa, uma vez por semana, assim teria que cuidar, limpar e alimentá-la. Por ser um animal lento que exige calma e atenção para trabalhar.
...