Desafio profissional
Por: jomaaxxt • 8/6/2015 • Projeto de pesquisa • 4.265 Palavras (18 Páginas) • 149 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos
João Manoel Pereira dos Santos RA: 9904012247
Líria Fortes de Oliveira Oliveira RA: 9680461197
Michele Fernandes RA: 9614492740
Jeferson da Silva Oliveira RA: 9953227852
DESAFIO PROFISSIONAL
Disciplinas norteadas:
Técnicas de Recrutamento e Seleção;
Saúde e Segurança do Trabalho
Relações Sindicais e Negociações Trabalhistas
Tutora EAD: Daniela Zandonotto
Porto Alegre 25 de Maio de 2015
SUMÁRIO
1. Introdução
2. Passo 1
3. Passo 2
4. Passo 3
5. Passo 4
6. Passo 5 (Conclusão)
7. Referências Bibliográficas
- Introdução:
Atualmente para o bom andamento de uma organização além de atrair profissionais também temos que mantê-los, para isso a política da empresa deve estar bem clara e definida a partir do primeiro contato do candidato com a empresa. Também é uma preocupação das organizações poder proporcionar uma melhor qualidade de vida no ambiente profissional, sempre seguindo as normas regulamentadoras do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e se preocupando em implementar e manter medidas de controle e sistemas preventivos de segurança nos processos, nas condições e no meio ambiente de trabalho da construção civil.
- Passo 1
Foi feito levantamento junto ao departamento pessoal e identificado o maior GAP de desligamento. O cargo com maior número de desligamentos é o de armador, que irá trazer grandes problemas para a organização já que é o ferreiro, operário que corta, dobra e monta os ferros estruturais. Foi identificado um desfalque de 8 funcionários para esta função. Para que traga pouco prejuízo, o que acarretaria no atraso da obra, decidimos que estes 8 funcionários deveriam ser repostos de imediato.
Iniciou-se o processo de recrutamento e seleção para o cargo de armador. A vaga foi divulgada nos meios de comunicação, jornais e no site do sindicato da categoria (STICC).
O recrutamento consiste num processo de identificação e atração de um grupo de candidatos, dentre os quais serão escolhidos alguns para serem selecionados para o emprego. (MILKOVIK E BOUDREAU, 2000). Conforme Lacombe e Heilbom (2003), o recrutamento abrange um conjunto de práticas e processos utilizados para atrair candidatos às vagas existentes, devendo ser realizado em unidade centralizada.
O bom recrutamento só é possível quando a empresa dispõe de uma estrutura de cargos e salários atualizada, bem elaborada e dinâmica. Neste sentido, Carvalho e Nascimento (2004, p. 78) ressaltam que antecedem ao recrutamento as atividades de análise, avaliação e classificação de cargos e salários que a empresa necessita. O recrutamento adequado acarreta uma produção de bens e serviços com maior produtividade. Já a deficiência do recrutamento gera prejuízos à organização. Carvalho e Nascimento (2004) destacam os principais: a) Turnover (alta rotatividade de pessoal); b) Aumento dos custos de recrutamento; e, c) Ambiente de trabalho comprometido com funcionários pouco qualificados para o pleno exercício de suas funções.
O tempo para que os candidatos fossem selecionados era relativamente curto, pois a organização necessitava que os funcionários fossem repostos o mais breve possível, a diretoria exigiu que o processo fosse concluído em no máximo 1 semana. Antes do início da seleção, existe a etapa que é conhecida como triagem, a qual consiste na pré-seleção dos candidatos, após verificação de currículos ou propostas de emprego, que demonstre e estarem dentro dos requisitos exigidos. Foram selecionados currículos de candidatos com mais experiência na função, agendada entrevista em grupo com 20 candidatos, dos quais apenas 15 seriam selecionados para a segunda etapa do processo de seleção. A dinâmica de grupo é outro componente do processo de seleção. Consiste em avaliar o comportamento do candidato junto ao grupo, como ele se relaciona com os demais. Para Knapik (2005), a dinâmica de grupo permite que, através de exercícios específicos, sejam observados determinados comportamentos e atitudes dos participantes; assim, podem-se escolher os candidatos que têm as características comportamentais valorizadas pela empresa. Foram utilizadas técnicas de dinâmica de grupo para que fosse medido o potencial de trabalho em equipe e o potencial em solucionar problemas do dia a dia.
Após a seleção dos 15 candidatos, começou-se o processo de entrevistas individuais. A entrevista de seleção, segundo Chiavenato (2000), é a técnica de seleção mais utilizada e conhecida. É realizada através de perguntas previamente formuladas ou formuladas no decorrer da entrevista, as quais geram respostas que visam possibilitar traçar um perfil do candidato, constituindo-se um instrumento vital na seleção de RH. Um dos objetivos da entrevista é o de confirmar dados expostos no currículo ou nos testes. Nos testes seletivos, busca-se visualizar o conhecimento geral e especifico. Entre os testes incluem-se testes práticos, testes psicológicos e testes de personalidade.
Por fim foram selecionados os 8 funcionários para a função de armador, apresentado aos mesmos os benefícios e vantagens que a empresa oferece: Salário base: R$ 1.726,19 + Vale transporte + Vale refeição no valor de R$ 16,00 por dia de trabalho, plano de saúde hospitalar ou ambulatorial com co-participação do funcionário, com inclusão de dependentes (opcional), + cesta básica.
- Passo 2
A construção civil é um dos segmentos que mais emprega e consecutivamente a que mais impulsiona a economia brasileira, mas também é uma área onde ocorre o maior número de acidentes de trabalho, pois os trabalhadores ficam muito expostos a situações de risco, como exposição ao sol e calor, esforços repetitivos, altos ruídos, altura e etc.
...