Desafio profissional
Por: susanegoncalves • 10/8/2015 • Trabalho acadêmico • 4.430 Palavras (18 Páginas) • 517 Visualizações
[pic 1]
Universidade Anhanguera – Uniderp
Centro de Educação a Distância – FAC 4
TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
3ª SÉRIE
DESAFIO PROFISSIONAL
GESTÃO DE PESSOAS
TÉCNICAS DE ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAL
Tutor EAD: Cleide Araújo Silva
Ana Paula da Rosa Duarte RA 8519899381
Andressa Fernanda Mazuchi Rodrigues RA 8978205400
Daniela Ribeiro de Macedo RA 8741119120
Susane de Souza Gonçalves RA 8744156881
CAMPINAS/SP
Março/2015
SUMÁRIO
1. Introdução........................................................................................................................02
2. Considerações Iniciais......................................................................................................03
3. Diagnóstico ......................................................................................................................07
4. Plano de Ações .................................................................................................................08
5. Conclusão .........................................................................................................................10
5. Anexos ..............................................................................................................................11
6. Referências Bibliográficas ................................................................................................22
INTRODUÇÃO
A Supersoft é uma empresa no segmento de informática, que atua no mercado há 5 anos, e nesse período ela expandiu suas atividades atingindo uma carteira com 23 clientes, oferecendo o desenvolvimento de aplicativos para controle de estoques de pequenos supermercados, bem como contratos de manutenção e suporte.
Nos últimos meses a empresa vem percebendo queda no faturamento, perda de clientes e problemas nas relações com os empregados, acarretando faltas e desmotivação do quadro funcional.
Diante desses problemas os sócios entraram em um acordo e optaram por contratar uma empresa no ramo de Consultoria em Recursos Humanos, para que os ajudassem no levantamento dos conflitos existentes e apontar as melhorias que contribuam para o crescimento da organização e permanência no mercado.
Considerações Iniciais
A Supersoft optou pelo investimento da Consultoria na área de Recursos Humanos, pois empresas que contam com esse departamento de RH, agregam valores e demonstram mais status e confiança a seus clientes, uma vez que contam com um departamento específico para cuidar, supervisionar e motivar seus funcionários, assegurando profissionais/colaboradores treinados e orientados a realizarem suas atividades com alto desempenho e qualidade que trará desenvolvimento pessoal e profissional, focando na percepção das necessidades de cada envolvido e buscar alternativas e agregar programas motivacionais.
Foi disponibilizado pelos sócios relatórios a respeito da missão e visão da empresa, bem como um dossiê composto por organogramas, fichas de funcionários, perfis comportamentais e definições de negócios para análise. (Conforme Anexo I)
Enquanto a equipe de consultoria trabalhava nessa análise, houve um pedido de demissão por conta da funcionária Rosa Dirce de Sousa e para que não ficasse nenhuma dúvida em relação ao processo demissional, desde o pagamento das verbas rescisórias até o encerramento da homologação, a sócia Leonora solicitou que a mesma fosse atendida por um consultor.
Foi solicitada a funcionária que fizesse uma carta de próprio punho pedindo demissão de suas atividades e no ato foi preenchido a opção da mesma que não cumprira o aviso-prévio, e então foi recolhido o crachá de identificação, das chaves dos armários e solicitado a devolução dos uniformes, bem como a entrega da CTPS para baixa.
Diante das informações da carta emitida no dia 20/03/2015, foi emitido o documento TRCT (Termo de Rescisão do Contrato de Trabalho), e lançados os valores relacionados ao saldo de dias trabalhados, 13° proporcional, férias vencidas e proporcionais, salário-família e o desconto do aviso-prévio, opção escolhida pela colaboradora, e foi informada que o pagamento das verbas rescisórias ocorreria em até 10 dias corridos a partir da data de demissão através de depósito na conta bancária em seu nome. (Conforme Anexos II)
A funcionária foi orientada que devido ao pedido de dispensa não teria direito ao recolhimento da guia da multa de 40% do FGTS e ao saque dos valores depositados na conta do PIS, e que deveria passar pelo processo de homologação no dia 01/04/2015, visto que seu registro na Carteira de Trabalho ultrapassava mais de um ano. (Conforme Anexos II)
Somente serão homologados nos órgãos do Ministério do Trabalho e da Previdência Social as rescisões de contratos de trabalhos resultantes de acordos, dispensa sem justa causa, dispensa com justa causa, quando houver reconhecimento expresso de culpa por parte do empregado e pedido de demissão do empregado (OLIVEIRA,2011, p.160).
Mediante à saída de Rosa foi sugerido que fosse imediatamente feita a substituição da funcionária, e por isso foi divulgada a vaga em um site de busca de empregos, informando que os interessados deveriam enviar o CV por e-mail. (Conforme Anexos III)
Analisando a situação anterior, notou-se o descontentamento da ex-funcionária em relação ao salário e as dificuldades no percurso, pois a distância era grande. Perante essa análise, os sócios optaram por contratar pessoas na região da sede da empresa, facilitando e reduzindo o tempo perdido com o percurso, além de buscar o enquadramento do salário conforme a função.
...