Desafio profissional
Por: Israel Alves • 14/9/2015 • Trabalho acadêmico • 1.892 Palavras (8 Páginas) • 265 Visualizações
[pic 1]
Uniderp – Anhanguera
Unidade: Itapipoca-CE
Curso: Administração 1ª Série
Tutor: Marcela
Nome / RA
José Eduardo Moura Viana / 2800831171
Sara Freitas de Lima / 2833319729
Edson Bento de Jesus / 2800787430
Jozielyton Costa Gomes / 2800787372
Israel Alves Farias / 2800787470
DESAFIO PROFISSIONAL
Itapipoca – CE
Maio 2015
INTRODUÇÃO
Neste trabalho mostraremos o desenvolvimento de uma negociação utilizando o modelo de análise sistêmica. O mesmo foi realizado analisando-se as seguintes disciplinas estudadas durante o bimestre: Desenvolvimento Pessoal e Profissional, Técnicas de Negociação e Gestão do Conhecimento.
O objetivo é a mediação entre uma gravadora que quer se instalar em um bairro de classe média no interior de São Paulo e a associação de moradores do bairro que não concorda com a construção. A obra está autorizada pelos órgãos municipais responsáveis. Neste cenário a prefeitura solicitou uma negociação entre as partes em duas etapas, a primeira em vinte dias e outra após quarenta e cinco dias para a finalização do empasse.
Além da citada mediação, este trabalho também apresentará um mapeamento do perfil dos negociadores e outro das habilidades essenciais dos negociadores segundo o modelo de Jung. A análise se estenderá aos pontos principais a serem tratados, aos argumentos que serão utilizados diante dos prováveis conflitos e será mostrada a cultura organizacional da empresa.
Por fim será apresentado um relatório contendo as propostas envolvendo as duas partes onde veremos também os benefícios para ambos.
MAPEAMENTO DOS PERFIS: GRAVADORA E ASSOCIAÇÃO DE MORADORES
Perfil do Negociador da Associação
Negociador: Carlos Henrique, formado em Administração e tem por objetivo impedir a construção da Gravadora alegando perturbação da ordem pública, problemas com o trânsito e insegurança.
Informações Relevantes: A maioria das pessoas que moram no bairro é da terceira idade, portanto são mais conservadores e prezam pela tranquilidade. Acreditam que a construção é desnecessária naquele local e que não trará benefícios aos mesmos.
Perfil do Negociador da Gravadora
Negociador: Jorge Andrade, Estrategista de Negócios com experiência em negociações sob conflito. Seu objetivo é a realização da construção da gravadora com a alegação de que o progresso é algo que não se pode evitar, portanto irá contribuir para melhorias no bairro.
MAPEAMENTO DAS HABILIDADES DOS NEGOCIADORES SEGUNDO O MODELO DE JUNG
Associação de Moradores
O Sr. Carlos Henrique tem seu estilo considerado confrontador. Após levantar os questionamentos dos moradores constatou que o barulho irá incomodar os moradores, pois segundo os mesmos o bairro não tem estrutura para comportar o fluxo de veículos que passará a circular, trazendo com isso insegurança ao bairro. Além de também provocar o trânsito de pessoas desconhecidas no bairro causando medo e transtornos para a população residente ali.
Gravadora de músicas
O Sr. Jorge Andrade tem como características de negociação a paciência, confiança e a cordialidade, além de utilizar-se das informações disponíveis para as técnicas de negociação, de persuasão e do tempo buscando entender a outra parte, as visões de mundo e as negociações por ele intermediadas. Tem um bom relacionamento com os funcionários baseado na confiança. Seu estilo é, portanto, classificado como amigável.
PROPOSTAS DO SR. JORGE ANDRADE
Como negociador da gravadora o Sr. Jorge Andrade propõe melhorias no bairro de acordo com os argumentos apresentados pelo Sr. Carlos Henrique, sendo elas:
Investimentos em infraestrutura pública como asfaltos, faróis e sinalizações de trânsito em negociação com a Prefeitura, além da possível construção de um retorno próximo à rodovia. A construção da gravadora se dará com máquinas modernas que utilizam um sistema à prova de som, os moradores estão convidados a visitarem o local da construção para constatarem os equipamentos utilizados. Quanto ao problema da segurança será feita uma avaliação em conjunto com a Associação de Moradores para a instalação de câmeras nos locais considerados de maior atenção, além da contratação de vigilantes dia e noite.
CULTURA E CLIMA ORGANIZACIONAL DA GRAVADORA
A liberdade dos funcionários de opinar sobre determinadas decisões e a liderança participativa fazem parte da cultura organizacional da gravadora. Neste cenário o clima organizacional é de crescimento e ao mesmo tempo de desafio para os colaboradores que estão ansiosos para iniciar as atividades na nova cidade. Além disso a empresa trabalha com uma política de planos de carreira e sucessão, oferecendo oportunidades de crescimento aos que se destacam na empresa.
Sendo assim alguns foram destacados para a nova cidade tendo suas vidas pessoais também afetadas devido à mudança de moradia. Porém devido ao embargo proposto pela Associação de Moradores o clima entre os colaboradores ficou tenso e incerto o que causou uma percebida redução na produtividade visto que havia a possibilidade da construção da gravadora ser interrompida, colocando em risco suas promoções dentro da companhia.
PRÉVIA DA REUNIÃO E FEEDBACK
Eu, Sr. Carlos Henrique Presidente da Associação dos moradores deste bairro, após ver as placas de instalação desta Gravadora fui até Prefeitura deste município solicitar esclarecimento quanto a instalação desta empresa o qual até então não havia sido comunicado a nenhum dos moradores do bairro. Após ter sido esclarecido sobre a autorização fiz uma convocação com toda a Diretoria da Associação os quais tomaram conhecimento dos fatos pertinente a instalação da gravadora. Após ter sido acordado entre todos os diretores encaminhamos um oficio à Prefeitura solicitando o embargo desta obra devido o bairro não ter estrutura suficiente para suportar uma empresa deste porte, pois iria causar transtornos e perturbar a tranquilidade e o sossego dos moradores deste bairro o qual também não tem vias de acesso e certamente iria comprometer a segurança dos nossos moradores, portanto somos contra está instalação. Como este é um bairro residencial, onde na lei orgânica do município proíbe esse tipo de indústria em local não apropriado.
...