Desafio profissional
Por: renansantana • 21/9/2015 • Trabalho acadêmico • 4.352 Palavras (18 Páginas) • 255 Visualizações
RESUMO
As empresas tem utilizado a logística como uma ferramenta importante, as empresas que buscam cada vez mais ganhar competitividade através da eficiência logística e trazendo ganho significativo para as empresas, e principalmente a Tinteiro S.A requer cuidados rigorosos no armazenamento e no transporte dos materiais com a consultoria buscara evidenciar os ponto forte e fraco da empresa e e proporcionar melhorias visando as leis vigente e atendendo as necessidade da tinteiro S.A
abstract
Companies have used the logistics as an important tool, companies increasingly seek to gain competitiveness through logistics efficiency and bringing significant gains for businesses, and especially Cartridge SA requires rigorous care in the storage and transportation of materials to consulting sought to highlight the strong and weak point of the company and and provide improvements targeting the current laws and meeting the need for cartridge SA
INTRODUÇÃO
Tinteiros do Brasil S/A umas das maiores fabricante de tintas imobiliárias e Automotivas do Mundo, seus produtos são conhecidos pelo alto desempenho e qualidade em pinturas imobiliárias, automotivas e industriais. Sendo uma empresa de alto escalão que preza por respeito com o meio ambiente e seus colaboradores, pontualidade, e agilidade assim como sua marca no mercado, sempre visando seus clientes, sendo uma empresa extremamente exigente com prazo, e com o grande crescimento em seus pedidos, a Tinteiros S/A contratou a empresa Fronteiras S/A logística que esta no ramo de transporte nacional e internacional que tem em suas operações e armazenagem em portos náuticos e secos para realizar todos os processos de administração de materiais e dos produtos a ser distribuída no Brasil.
A empresa Fronteiras S/A logística esta em um momento de transição em alguma de suas áreas e apresenta problemas em armazenamento, endereçamento, picking e separação dos produtos, e estão causando muitas avarias e descarte de produtos comprometendo a qualidade e também gerando custo extra e desnecessário a ambas as empresas, a Fronteiras S/A, prometeu uma reestruturação dos seus colaboradores e investimento em treinamento e qualificação adequada para seus colaboradores e atualiza sobre as normas e vigência em leis e para atenderem as portarias e regulamentações e Normas técnicas brasileiras como da ABRAFATI, nº420 e (ABNT) a Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas Imobiliárias e (ANTT) a Agência Nacional de Transportes Terrestres, para garantir a qualidade do transporte, entregas, e armazenagem, dos produtos e materiais de seus clientes a fronteiras S/A comprometeu entregar relatórios semanais para os Tinteiros S.A. acompanhe todos os resultados e mostrar sua capacidade, e oferecer um serviço de excelência, Tinteiros S/A ira multar a fronteira S.A. ou ate rescindir o contrato imediatamente caso ocorresse descumprimento do prazo ou por problemas operacionais.
SEGUINDO AS NORMAS TÉCNICAS BRASILEIRAS (ABNT) e ABRAFATI, ANTT.
A Fronteira S.A visando seus cliente e manter sua qualidade de serviço buscou atualizar suas normas e vigente em leis e para as portarias e regulamentações da ABRAFATI, ANTT 420 e Normas técnicas brasileiras (ABNT).
“Aprova as Instruções Complementares ao Regulamento de Transporte Terrestre de Produtos Perigosos - RTPP, publicadas em 31/05/04, por meio do Suplemento ao Nº 103, do Diário Oficial da União”. DECRETO nº 96.044 de 18/05/1988 “Aprova o Regulamento para o Transporte Rodoviário de Produtos Perigosos, e dá outras Providências”. ABNT/NBR 7500 - Identificação para o transporte terrestre, manuseio, movimentação e armazenamento de produtos estabelece a simbologia convencional e o seu dimensionamento para produtos perigosos, a ser aplicada nas unidades de transporte e nas embalagens, a fim de indicar os riscos e os cuidados a serem tomados no transporte terrestre, manuseio, movimentação e armazenamento, de acordo com a carga contida. ABNT/NBR 7501 - Transporte terrestre de produtos perigosos – Terminologia. Define os termos empregados no transporte terrestre de produtos perigosos. ABNT/NBR 7503 - Ficha de emergência e envelope para o transporte terrestre de produtos perigosos - Características, dimensões e preenchimento. Especifica os requisitos e as dimensões para a confecção da ficha de emergência e do envelope para o transporte terrestre de produtos perigosos, bem como as instruções para o preenchimento dessa ficha. ABNT/NBR 9735 - Conjunto de equipamentos para emergências no transporte terrestre de produtos perigosos. Estabelece o conjunto mínimo de equipamentos para emergências no transporte terrestre de produtos perigosos. ABNT/NBR 13221 - Transporte terrestre de resíduos. Especifica os requisitos para o transporte terrestre de resíduos, de modo a evitar danos ao meio ambiente e a proteger a saúde pública. ABNT/NBR 14064 – Atendimento a emergência no transporte terrestre de produtos perigosos. ABNT/NBR 14619 –– Transporte Terrestre - Incompatibilidade Química.
Melhoria nos Transportes.
A partir de janeiro de 2007, todas as embalagens de produtos perigosos com capacidade de até 400 kg/450L terão de ser certificada pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normatização e Qualidade Industrial (Inmetro) ou órgãos por ele credenciados a exigência estão na Portaria nº10 do Inmetro, publicadas em 24/01/2006, que aprova o Regulamento de Avaliação de Conformidade (RAC) para receberem o certificado, as embalagens deverão seguir as determinações da Resolução 420/2004, da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT)
Para os modelos de embalagens aprovados em outros modais de transporte (aéreo, fluvial), o prazo de adequação à Portaria nº 10 é 24/01/2008 ou o prazo de validade do certificado de aprovação – o que for menor recentemente, foi publicado a Portaria nº 250, de 16/10/2006, que aprova o RAC para embalagens de 450L até 3.000 l – Contentores Intermediários para Granéis – IBC’s, com os seguintes prazos para entrar em vigor.
• 01 ano (16/10/2007) para que as embalagens fabricadas a partir da data de publicação da portaria sejam homologadas segundo a Resolução ANTT 420/2004
• 02 anos (16/10/2008) ou o prazo de validade do certificado de aprovação, aquele que for menor, para os modelos aprovados em outros modais de transporte para se enquadrar nesta condição, os modelos têm de possuir certificado emitido até 30/11/2006 todas as embalagens para transporte de
...