Desafio profissional
Por: Fafran • 23/9/2015 • Trabalho acadêmico • 2.290 Palavras (10 Páginas) • 208 Visualizações
[pic 1][pic 2]
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
POLO DE AMERICANA
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA III
DESAFIO PROFISSIONAL
DISCIPLINAS NORTEADORAS: LOGÍSTICA EMPRESARIAL E PLANEJAMENTO, PROGRAMAÇÃO E CONTROLE DE PRODUÇÃO.
APARECIDA DE FÁTIMA FRANCISCO – RA 9133251087
TUTOR EAD: DAVI PRADO PALHETA ARAKAKI
AMERICANA / SP /2015
SUPERMERCADO ALTO DO RIVIEIRA
Situado na cidade de Santa Bárbara d’Oeste, este estabelecimento esta segmentado ao varejo com suas vendas diretas ao consumidor.
Tem um sócio - proprietário, um filho, uma nora, dois netos e sua esposa como colaboradores diretos. É uma empresa familiar. Nenhum desses colaboradores tem cargos efetivos ou definidos, ‘todos fazem de tudo um pouco’.
Já estão no mercado varejista há muitos anos, visto que o próprio dono disse que tem mais outro estabelecimento na cidade de Embu das Artes.
Os produtos comercializados são bem diversificados e consumidos rapidamente com boa aceitação pelas pessoas; são alimentos perecíveis, bebidas, higiene pessoal e para limpeza do lar. Seus clientes são na maior parte os próprios moradores do bairro, das redondezas e pessoas que estão de passagens pela região. Há ainda localizada na mesma calçada um ponto de ônibus coletivo/fretado; que é extremamente conveniente para os passantes e trabalhadores que usufruem do local, fazendo pequenas compras e lanches rápidos; enquanto aguardam a condução. Neste mercado ainda se utiliza o método de caderneta mensal, para clientes antigos e aposentados, pois são bons pagadores.
Este mercado ainda sofre com seus concorrentes que não são fáceis; um hipermercado e também dois atacadistas.
1.SITUAÇÃO ATUAL DO SUPERMERCADO
Suas vendas estão na média, em relação ao ano passado, devido à crise. Alguns de seus fornecedores estão atrasando na entrega, aguardando um novo pedido, para quem sabe gerar daí um pequeno aumento nos preços.
Não se faz um controle específico de perdas, nem se houve lucratividade . O próprio dono do mercado anota tudo em cadernos, guarda todas as notas fiscais que ele entrega para um contador terceirizado.
Atualmente está com dívidas no banco, por conta de empréstimos feitos para cobrir outra fatura. Nos últimos 12 meses, está enfrentando muitas dificuldades com fornecedores, vendas e também com a situação empregatícia de seus colaboradores.[pic 3]
(foto 1)
(imagem meramente ilustrativa)
2. PRINCIPAIS FORNECEDORES
Por meio de contatos de telefone, o próprio dono do mercado faz seus pedidos de compras: Após alguns dias seus pedidos são entregues, ele ou seu filho mesmo fazem a conferencia das mercadorias, como por exemplo: data de vencimentos, aparência do produto, e situação das embalagens.
Outros fornecedores tem seu próprio vendedor, como por exemplo: Sadia, Perdigão, Coca - cola, Elma Chips, Toscana, Marba, Danone, Nestlé, etc. Estes produtos não tem necessidade dele ir comprar no atacado, a quantidade de compra é baixa. A mercadoria que ele compra que tem alta rotatividade no mercado são os enlatados, e produtos de limpeza para o lar, em grandes quantidades o custo é mais baixo para ele pagar, mais o lucro é garantido.
3. LOCAIS DE ARMAZENAMENTO
Atualmente o armazenamento é feito de forma bastante irregular. Sem um depósito ou área especifica para se guardar o excedente de produtos, tudo é exposto do modo que visivelmente não é atraente para os clientes. Praticamente tudo o que se compra é colocado à disposição dos clientes, os engradados de refrigerantes / cervejas, ficam ‘colados’ ás geladeiras, os embutidos, ( linguiças de tipos diversos, salsichas ), iogurtes de saquinho, sobras de frios fatiados, copos de água para serem vendidos no balcão que deveriam estar na geladeira vertical, e outras irregularidades, que não estão sendo atendidas pelas normas da vigilância sanitária.
Por exemplo: As imagens a seguir foram retiradas da internet, depósito de um supermercado e máquina de assar frangos. (www.clasf.com.br). Locais impróprios para armazenamento, assim como as embalagens para descarte num amontoado juntamente com produtos de estoque, aguardando para reposição nas gondolas (foto 2). E local impróprio para posicionar a máquina de assar frangos com botijão de gás junto á prateleira de bebidas quentes; e engradados na entrada do banheiro (foto 3).
[pic 4](foto 2)
[pic 5](foto 3)
4. PROCESSO PRODUTIVO
Como não há espaço nem condições propicias de higiene suficiente para produção de alimentos, a venda de alimentos perecíveis é rápida. A venda de assados como por exemplo: frango e costela, é inevitável para o pequeno comerciante.
5. TRANSPORTE
O meio de transporte utilizado para outros serviços ainda é o veículo de passeio próprio; assim é feito os pagamentos, idas ao banco, aos atacadistas da região em busca de menores preços, compras de hortifrúti, nas chácaras das proximidades.
MAPEAMENTO DOS PRINCIPAIS PROBLEMAS E SUAS MELHORIAS
1. Aquisição de materiais
Problema: Dificuldade em inovar na busca por melhores condições na área de compras e pesquisa por novos produtos que estão sendo lançados na mídia, na falta de compromisso em buscar por novos fornecedores de materiais.
Solução: Seria a contratação ou mesmo um colaborador, que já está habituado e tem conhecimento sobre todo o andamento e a rotatividade da rotina do estabelecimento, para fazer as pesquisas de mercado, seja por telefone ou mesmo buscando em jornais ou as próprias propagandas dos concorrentes.
...