Desenvolvimento Sustentável : Gestão de Resíduos Industriais
Por: milton9583 • 17/10/2018 • Artigo • 6.613 Palavras (27 Páginas) • 210 Visualizações
FACULDADE DIADEMA - UNIESP
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
CAMILA RODRIGUES DE MELO
MATHEUS GONÇALVES DE OLIVEIRA
MILTON DA SILVA CUNHA JUNIOR
TARCÍSIO BARBOSA DA SILVA
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL:
GESTÃO DE RESÍDUOS INDUSTRIAIS DA GRANDE SÃO PAULO
DIADEMA
2017
CAMILA RODRIGUES DE MELO
MATHEUS GONÇALVES DE OLIVEIRA
MILTON DA SILVA CUNHA JUNIOR
TARCÍSIO BARBOSA DA SILVA
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL:
GESTÃO DE RESÍDUOS INDUSTRIAIS DA GRANDE SÃO PAULO
Projeto Interdisciplinar solicitado pelo Profº Ms. Cleber Faustino dos Santos, elaborado para a disciplina Estudos contemporâneos do curso Bacharel em Administração, conferido pela Faculdade Diadema, sob orientação do Profº Esp. David Martins Da Silva.
DIADEMA
2017[pic 1]
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: GESTÃO DE RESÍDUOS INDUSTRIAIS DA GRANDE SÃO PAULO
Camila Rodrigues De Melo
Matheus Gonçalves De Oliveira
Milton Da Silva Cunha Junior
Tarcísio Barbosa Da Silva
Resumo
O descarte correto de resíduos industriais é de grande importância para a preservação do ecossistema, com essa preocupação foi realizada essa pesquisa, utilizou-se o método qualitativo para uma maior qualidade na coleta de dados, os dados considerados mais relevantes foram aplicados em quadros para facilitar a compreensão do leitor e também foram aplicados dez questionários para a coleta de informações sobre a realidade e sustentabilidade fabril, com essa análise conseguir dados concretos para identificar os motivos e apontar algumas das consequências do descarte irregular de resíduos industriais.
Palavras chave: Sustentabilidade. Ecossistema. Descarte de resíduos industriais.
Introdução
A produção industrial trás consigo um grau de desafio, gerar receitas e atender seus clientes com menor impacto negativo ao meio ambiente, sem que isso resulte em excesso de resíduos que prejudicam o mesmo e por consequência a vida das pessoas. Danos ambientais resultantes de práticas inadequadas das disposições dos resíduos têm aumentado a preocupação da população da grande São Paulo. No entender é possível perceber através de denúncias, a existência de descarte de resíduos industriais de forma ilegal por falta de conhecimento ou por negligência, que afeta diretamente em todo ecossistema da região. Frente a esse fato, essa pesquisa pretende responder a seguinte pergunta, quais os possíveis motivos que levam as empresas a fazer descarte irregular de resíduos industriais?
Torna-se necessário conscientizar as indústrias e seus colaboradores em relação aos benefícios que o sistema de coleta de resíduos industriais adequadamente pode proporcionar, podendo ter ainda melhor efeito se praticado junto com a separação dos materiais gerados para reciclagem por classe, diminuindo assim os possíveis impactos ambientais ajudando preservar e proteger o meio ambiente no todo. Com necessidade de um meio ambiente efetivamente saudável, faz-se necessária a busca de varias ações junto as empresas, analisar de que forma está sendo feito o descarte de resíduos, descrever as praticas de gerenciamento de resíduos indústrias na grande São Paulo, identificar possíveis problemas neste gerenciamento, verificar a existência de programas de redução e segregação e disposição final de resíduos industriais gerados e por final identificar os possíveis benefícios que podem ser obtidos com esses programas.
Este trabalho é importante uma vez que, é possível evidenciar as consequências que causam o descarte de resíduos industriais de forma ilegal lançado no meio ambiente e tem como intuito de conscientizar empresas, colaboradores e comunidades a importância dessa prática evitando possíveis problemas tais como: poluição dos lençóis freáticos, rios, lagos e represas que é utilizado para consumo (água potável), bueiros com dejetos e entupidos causando alagamentos e enchentes, óleos usados de máquinas e borras químicas que podem causar doenças gravíssimas na pele e se inalado também nos pulmões, sendo altamente agressiva a saúde. Baseado na análise do ciclo de vida dos produtos e na produção limpa, gerenciar resíduos industriais é uma oportunidade de promover a qualidade da separação e comercialização dos materiais, evitar danos ambientais e a saúde pública, reduzir desperdício e custo, aumentar assim a lucratividade dos negócios, contribuindo para o desenvolvimento sustentável.
Sustentabilidade da produção
A produção sustentável é uma prática que vem tendo força nos tempos e comum segundo os autores, Harrington&Alan Knight (2001, p. 29) “a organização considera o impacto social, ambiental e econômico de suas atividades, produtos e serviços”. A gestão das questões ambientais é vista como responsabilidade social, moral e ética. No mesmo sentido Guerra, (2014, p.110) cita que “a partir da contradição econômica e ecológica, se questionam as formas de desenvolvimento, já que se priorizou o desenvolvimento quantitativo, chamado desenvolvimento econômico e se descuidou do habitat humano”. Percebe- se a importância de criar padrões sustentáveis e incentivar a sua utilização dentro de seus respectivos campos de atuação.
Os padrões Sustentáveis de Produção e Consumo, conforme Guerra (2014, p. 433).
Devem seguir os padrões sustentáveis de produção e consumo, são produções e consumo de bens e serviços de forma a atender as necessidades das atuais gerações e permitir melhores condições de vida, sem comprometer a qualidade ambiental e o atendimento das necessidades das gerações futuras. Os padrões sustentáveis de produção e consumo podem ser compreendidos como os parâmetros que orientam as técnicas produtivas de uso e exploração dos recursos naturais no processo produtivo, bem como o comportamento do mercado de consumo, de modo que os mesmos sejam menos lesivos ao meio ambiente.
...