EMPRESAS FAMILIARES
Por: darior • 15/11/2016 • Trabalho acadêmico • 1.266 Palavras (6 Páginas) • 237 Visualizações
RESUMO
A sucessão do comando das empresas familiares é um estudo feito com bastante intensidade devido ao seu alto grau de importância para garantir então a sobrevivências das empresas, pois o processo de sucessão é uma grande barreira que impõe grande dificuldade a ser vencida. Dependendo do grau de disputa á sucessão pode ser fatal para os negócios. Para qualquer que seja o tamanho da empresa a sucessão é sempre de difícil realização.
Palavras-chave: fundador, sucessão, familia.
1 INTRODUÇÃO
As empresas familiares são a forma predominante de empresa em todo mundo. Estima-se que do total de empresas, 65% a 80% sejam controladas por famílias. As empresas possuídas e administradas por famílias constituem uma forma organizacional peculiar, cujo caráter especial tem conseqüências positivas e negativas. Elas extraem uma força especial da história, da identidade e da linguagem comuns às famílias. As tradições, seus valores e suas prioridades brotam de uma fonte comum.
Entretanto, esta mesma intimidade também pode trabalhar contra o profissionalismo do comportamento empresarial, desencadeando uma série de conflitos, que se não forem administrados a tempo e de forma mais correta possível pode levar ao fracasso empresarial e a destruição dos relacionamentos familiares.
Para contribuir para o fortalecimento das organizações familiares, mas principalmente pela manutenção de seu status que, essas organizações precisam identificar, preparar e acompanhar os sucessores, sejam eles da própria família ou profissionais de mercado.
2 CENÁRIO
O cenário de estudo da atividade proposta é a Indústria de Bebidas Pira. Dentro desta empresa de estrutura familiar, surge um momento onde a mesma deverá atravessar por um processo de mudança dentro do seu modelo de gestão, decorrente do novo cenário apresentado, tendo em vista a tão próxima aposentadoria do seu Diretor, Dr. João Barroso, fundador da mesma. Nesse contexto, a atividade propõe um plano de sucessão de gestão, onde os dois candidatos apontados são os filhos do fundador. Ressalta-se que, geralmente, dentro da empresa de estrutura familiar, os principais cargos de gestão são passados de pai para filhos e, consequentemente, outras gerações da família. Ressalta-se ainda a participação do Iran e do Paulo, filhos do Dr. João, em funções gerenciais nas diversas áreas da empresa, de acordo com as orientações do gestor Geral.
O organograma resumido da Industria de Bebidas Pira é apresentado a seguir:
3 PLANO DE SUCESSÃO EMPRESARIAL
O processo de sucessão, cedo ou darde, é um caminho a ser atravessado e enfrentado pelo sucedido, motivo pelo qual, deve-se haver sempre planejamento sucessório, no sentido de adoção de meditadas proativas.
Para alcançar uma possível solução no que se refere à continuidade na gestão na Indústria de Bebidas Pira, será necessário que a consultoria externa e o fundador da empresa atuem juntos para analisar e definir aquele que tem o perfil para da sequência a organização, ou mesmo aquele que pode gerar mudanças positivas nos trajetos já percorridos pela empresa sem comprometer sua qualidade, lucratividade e permanência no mercado.
“ O conceito de empresa familiar nasce geralmente com a segunda geração de dirigentes, ou porque o fundador pretende abrir caminho para eles entre seus antigos colaboradores, ou porque os futuros sucessores precisam criar uma ideologia que justifique a sua ascensão ao poder” ( LODI. 1993, p.6).
“ O ambiente em que as empresas operam é extremamente mutável e dinâmico, e nos processos de mudança organizacional, a principal preocupação é manter a perpetuação do negócio. Implementar e liderar um processo de mudança organizacional é tarefa fundamental do administrador, a começar pelo executivo principal da empresa” (Chiavenato 2007).
Tendo como referência os princípios do conhecimento, habilidades, julgamento e atitudes, traçou-se o perfil dos candidatos em questão, com o objetivo de incluí-los no processo de sucessão.
Será tomado como base o quadro 1,com o intuito de uma melhor análise e visualização dos perfis analisados.
Habilidades e Competências Paulo Iran
Alocador de recursos X X
Aprender novos conceito e tecnologias
Assumir responsabilidade X X
Atuar preventivamente X X
Autocontrole emocional X
Capacidade de discernimento X X
Capacidade de gerar resultados X X
Capacidade de gerenciamento; X X
Capacidade de lidar com mudanças e situações novas X X
Capacidade de tomar decisões X X
Capacidade de trabalhar em equipe X X
Capacidade de transferir conhecimentos X X
Comprometimento com a empresa X X
Conviver em sociedade X X
Criar de manter uma rede de relacionamentos X X
Criatividade X X
Delegar X X
Equacionar soluções X X
Ética X X
Expressar-se e comunicar-se bem X X
Formular projetos e objetivos X X
Gerir conflitos (incertezas, situações ambíguas) X X
Habilidade técnica X X
Iniciativa X X
Inovar X X
Liderança X X
Negociar X X
Pensar estrategicamente, (empresa como um todo) X X
Reconhecer problemas, X X
Representar a organização X X
Senso crítico X X
Ser empreendedor X X
Ter determinação X X
...