ENTREVISTA AO CONSULTOR DE RH
Por: Laryssa.santoos • 7/11/2019 • Trabalho acadêmico • 723 Palavras (3 Páginas) • 213 Visualizações
[pic 1]
Núcleo de Educação à Distância (NEAD)
Turma: EGN24480 |
Professor: Monica Andrade |
Semestre: 2019.1 |
Aluno (a): Laryssa Carvalho dos Santos |
Entrevista com Consultor de Recursos Humanos Jorge Santos, da empresa Recursos Humanos Dez. Graduado em Gestão de Recursos Humanos e Graduando em Psicologia.
1 - Qual é o perfil de profissionais que você considera seja o esperado pelas empresas no mercado de trabalho?
O perfil correto do Profissional é o que mais atende a requisição da vaga. Para cada vaga, existe um perfil que precisa ser seguido. Quando o processo seletivo é aberto, seja interno, externo ou misto, iniciamos a busca do colaborador, juntando as competências necessárias que o cargo exige, com as habilidades do candidato. O Perfil da vaga descreve as características tanto comportamentais, quanto a qualificação de escolaridade, experiências, idiomas, dentre outras competências que o candidato precisa ter, para poder assumir determinado cargo.
2 - Como alguém se torna um talento? Considerando que é diferente de ser um gênio, o que parece um presente divino, ou ter um dom, que lembra uma dádiva da natureza?
No âmbito corporativo, é necessário que a pessoa se qualifique, sempre buscando novos conhecimentos, para aplicar no seu dia a dia. Sabe-se que o mercado de trabalho está cada vez mais competitivo e se faz necessário, sair de uma possível zona de conforto, para que se tenham melhores oportunidades. Cada um de nós nasce com dons, temos aptidões para determinadas funções, isso não quer dizer, que não posso assumir cargos que não estejam compatíveis com minhas aptidões. Um exemplo disso, é quando falamos que uma pessoa não nasce líder, mas sim, o sujeito pode virar um. Isso é uma questão de se desenvolver e investir nas suas qualificações para se tornar um talento.
3 - O recrutamento on-line, também conhecido como e-recrutamento, é uma tendência e oferece várias vantagens tanto para o candidato quanto para a empresa.
- Quais suas observações sobre essa prática?
O recrutamento online, está sendo muito utilizado pelas empresas, em busca de otimizar mais o nosso tempo, e no meu caso em específico, que trabalho em uma Consultoria de Recursos Humanos, consigo trabalhar a nível Brasil com uso desta ferramenta. O recrutamento online inicia desde o momento da divulgação da vaga, com o uso de plataformas de Recrutamento e Seleção, ou portais de divulgação, e finaliza com a Seleção propriamente dita, sendo feita por chamada de vídeo com o candidato. Atualmente, possui empresas que realiza a própria admissão do candidato, de forma online. Muito se sabe que está prática está sendo cada vez mais adotada, sendo uma forte ferramenta para a área de Recursos Humanos.
- O que você considera positivo e negativo nesta tendência de recrutamento?
Positivo – A otimização do tempo, o alcance de um candidato, a flexibilização do tempo para realizar o agendamento do processo seletivo.
Negativo – A Observação é muito importante no momento da Seleção, através dela muito se sabe do candidato, através do comportamento que ele apresenta. Como muitos sabem, o corpo fala muito pela gente, sendo este um ponto negativo, pois através de uma chamada de vídeo, pode-se perder detalhes importantes do comportamento apresentado pelo candidato.
Análise
Após ler os artigos de Eugenio Mussk e no Portal Carreira e Sucesso e comparar com a entrevista feita pelo profissional Jorge Santos, entendi que para ser um talento não é preciso nascer um gênio, precisa se aprimorar no que faz ou deseja. Não adianta ter um bom cérebro e não ter um bom desempenho e vice-versa. O talento ele está sempre em evolução, buscando se progresso e não só usando seu dom. Um profissional que tem uma ótima atuação profissional, mas não fica estacionado naquilo e demonstra sempre querer aumentar seu conhecimento, é um exemplo de talento.
...