EVOLUÇÃO DA MULHER NO MERCADO DE TRABALHO
Por: Gustavo Arantes • 1/5/2018 • Trabalho acadêmico • 1.079 Palavras (5 Páginas) • 148 Visualizações
TRABALHO EM GRUPO – TG[pic 1]
Alunos:
CAMILA OLIVEIRA NUNES – RA: 1612087
GUSTAVO VENÂNCIO ARANTES FREITAS – RA: 1602708
MARIA DA SILVA OLIVEIRA – RA: 1619557
TÁVIA MOREIRA DA SILVA – RA: 1632440
POLO
CAMPINA VERDE – MG
2016
CAMILA OLIVEIRA NUNES – RA: 1612087
GUSTAVO VENÂNCIO ARANTES FREITAS – RA: 1602708
MARIA DA SILVA OLIVEIRA – RA: 1619557
TÁVIA MOREIRA DA SILVA – RA: 1632440
A EVOLUÇÃO DA MULHER NO MERCADO DE TRABALHO – TG
Trabalho em grupo apresentado à Universidade Paulista – UNIP Interativa, como exigência parcial para obtenção de aprovação do 1º semestre do curso de Administração.
Orientadora: Prof. ª Dr. ª Bernadete Lenza.
POLO
CAMPINA VERDE – MG
2016
“ Por trás de toda mulher de sucesso, tem ela mesma. “ (Franklin Feder – Presidente da Alcoa)
RESUMO
Este trabalho tem o objetivo de realizar um breve relato sobre a importância da mulher na sociedade, bem como no mercado de trabalho. Descrever a história de lutas e superações em que o universo feminino tende a passar ao longo de toda a história moderna. A importância do modelo de gestão econômica “feminina”, os tipos mais comuns de discriminação e as políticas de combate a diferenciação entre os gêneros.
Palavras-chave: Trabalho feminino, Discriminação, Mulheres e sociedade, Gestão, Igualdade;
Abstract
This paper aims to conduct a brief account of the importance of women in society and in the labor market. Describe the history of struggle and overruns in the female universe tends to pass along the entire modern history. The importance of economic management model "female ", the most common types of discrimination and anti-differentiation policies between genders.
Keywords: Female labor, Discrimination, Women and Society, Management, Equality;
SUMÁRIO
PROPOSTA 7
1 - INTRODUÇÃO7
2 - DESENVOLVIMENTO7
3 - CONCLUSÃO8
4 - CITAÇÕES10
4.1 – REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS...........................................................10
Proposta:
Leiam o texto a seguir, retirado da revista Exame e, com base em reflexões sobre o que foi discutido na Unidade I e na Unidade II, discutam em grupo qual a participação e a situação atual da mulher no mercado de trabalho.
ROSSI, Lucas. Poucas e sem poder. Revista Exame, São Paulo, n 24, p. 132-134, dez 2014.
“ No começo de outubro, numa conferência nos Estados Unidos em que se discutia o espaço das mulheres em empresas de tecnologia, o indiano Satya Nadella, presidente mundial da fabricante de softwares Microsoft, falou que as mulheres não deveriam pedir aumento salarial. ‘Trata-se de ter fé que o sistema lhes dará isso quando chegar a hora’, disse Nadella. Como esperado, a declaração gerou celeuma. O executivo até tentou atenuar. Naquela mesma tarde, enviou um e-mail a todos os funcionários da Microsoft pedindo desculpas por ter se expressado mal. Para limpar mesmo a barra, Nadella falou na reunião anual de acionistas, em novembro, que pretende aumentar a diversidade na empresa”. (sic)
1 INTRODUÇÃO
Muito se é discutido nos dias atuais acerca do espaço conquistado e principalmente até onde o universo feminino deseja chegar como profissional, quais conquistas mais são necessárias e quais meios serão utilizados para que este patamar igualitário entre os sexos seja alcançado.
2 DESENVOLVIMENTO
Ainda bastante comum em grande maioria das empresas é a diferenciação entre cargos e salários, onde a “preferência” aos cargos de maior importância, como executivos, diretores e altas chefias são dados aos homens. Em média as mulheres ainda recebem 70% dos salários masculinos, ocupando o mesmo cargo, há ainda uma discriminação indireta – a mais comum – intrínseca nas organizações de todos os setores da economia mundial, subestimando a capacidade intelectual feminina, dado como explicação da não contratação ou da não equiparação salarial e ascensão profissional, bem exposta pelo presidente mundial de fabricantes de softwares da Microsoft, Satya Nadella, que em outubro de 2014 em uma conferência nos Estados Unidos, disse que as mulheres não deveriam pedir aumento salarial. “Trata-se de ter fé que o sistema lhe dará isso quando chegar a hora”. Mas quando e quem saberá esta hora?
...