Economia Empresarial Artigo Varejo
Por: fjkill • 4/6/2020 • Trabalho acadêmico • 686 Palavras (3 Páginas) • 168 Visualizações
ARTIGO |
VAREJO SUPERMERCADISTA |
CENÁRIO POSITIVO | MENOR PROBABILIDADE |
O setor supermercadista, no período de altas taxas inflacionarias, obtinha a maior parte de seus lucros com os ganhos financeiros. O fato de os supermercados comprarem os produtos a prazo e os venderem a vista proporcionava-lhes ganhos tanto com a desvalorização da moeda, causada pela inflação, quanto nas aplicações no mercado financeiro. Com a redução da inflação, estes ganhos financeiros caíram, pressionando os supermercados a se adaptarem à nova realidade.
A situação econômica ideal é a de economia sólida para crescimento, com aumento de empregos, boa distribuição de renda e ampliação da classe média. A economia favorável ao consumo ocorre quando o índice de inadimplência é baixo no varejo. Dessa forma, os resultados poderão ser muito satisfatórios, com vendas crescentes, investimentos por parte dos empreendedores, acesso ao crédito etc. Com a economia positiva aos investimentos, as lojas físicas terão mais acesso a recursos e os empreendedores poderão aplicar esforços na melhoria dos ambientes, bem como em sua estrutura.
A taxa de câmbio se apresenta em um nível estável e adequado para a exportação. O crescimento da economia mundial é altamente favorável, com uma recuperação da economia dos Estados Unidos, fazendo com que o FED aumente as taxas de juros, o que justifica a manutenção do preço do real. A China mantém o seu crescimento, fazendo com que a tendência de demanda se mantenha acima da expectativa. A Europa retoma a trajetória de crescimento, mesmo que em níveis mais modestos, colaborando com o cenário. O Governo Brasileiro coloca a economia no caminho da estabilidade, com controle de inflação, equilibrando as contas públicas, investindo em infraestrutura e proporcionando maior confiança para o investidor internacional.
O BC faz menores intervenções de swaps no câmbio, pois acredita que o câmbio está favorável para as exportações brasileiras. O efeito do câmbio na inflação é combatido com maiores investimentos por parte da iniciativa privada, fazendo com que as pressões inflacionárias se mantenham controladas. O endividamento em moeda estrangeira mantém-se em nível adequado, apesar do câmbio mais elevado, as empresas trabalham com menor alavancagem devido a geração maior de caixa e quitação de parte da dívida.
A economia Brasileira apresenta crescimento negativo, desde então as taxas do PIB são cada vez menores, chegando a menos de zero. Considerando um cenário positivo para os próximos anos, o PIB irá retomar os níveis estáveis a partir de 2020. Enquanto isso, a economia mundial exibe número mais otimistas, porém sem grandes oscilações para os próximos 7 anos.
Com a economia ascendente, o índice de inadimplência diminui. Outro fator que contribui para a queda desse índice é a facilidade de pagamento que a tecnologia traz. Tudo isso contribui para o consumo, oferecendo mais opções de crédito para os clientes e facilitando as vendas.
No que tange a geração de empregos, o setor supermercadista são reconhecidamente um dos maiores empregadores do Brasil. Ele é o viabilizador da renda das famílias, quanto mais pessoas empregadas e com renda, maior é o consumo. Os indicadores mostram claramente a melhora após um ápice da crise, projetando a criação de milhões de empregos para 2019/2020.
...