TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Eonomia Politica

Por:   •  1/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.112 Palavras (9 Páginas)  •  145 Visualizações

Página 1 de 9

Nível de Emprego:

R: O Banco mundial deve crescer 1,3 % em 2009.

Mas é uma queda e tanto, o próprio governo chinês diz que abaixo de 8% não conseguirá produzir empregos para os 15 milhões de chineses que deixam o campo todos os anos e para os 7 milhões de jovens que se graduam nas universidades.

Estabilidade de Preço:

R: A exportação desempenha um papel importante (36% do PIB) mas divide essa posição com a construção civil.

Juntos dão trabalho a 77 milhões de chineses que é equivalente à toda população economicamente através do Brasil.

Distribuição de Renda Socialmente Justo:

R: São eles que inventam o conceito de livre comércio. Seria ridículo e injusto com a china e com os outros países emergentes pedirem proteção agora.

Crescimento Econômico:

R: O colosso chinês tem problemas, que, só serão resolvidos totalmente quando os países desenvolvidos para onde vai o grosso de suas exportações voltarem a andar comas suas pernas, e contudo, para onde o mundo hoje olha com esperança de uma retomada mais rápida do crescimento.

Inter – Relação e Conflitos de objetivos:

R: O Pentágono dúvida dos números dos chineses.

Calculou que no ano passado a china gastou entre 110 e 150 bilhões de dólares com a área militar – oficialmente, esse valor era 60 bilhões de dólares, os gastos militares da China ainda são bastante inferiores aos do EUA, os chineses gastam 1,4% do PIB, os EUA 4% . Diz um relatório do pentágono, apresentado a semanas atrás ao congresso americano: “ Muita incerteza cerca o futuro da China, principalmente sobre como o seu aumento de poder militar será usado”.

Política Fiscal

Política fiscal é administração das receitas e despesas do governo. Se a receita é maior que a despesa, temos superávit orçamento. No inverso temos déficit orçamentário. Tal política afeta o nível de demanda ao influir na renda disponível que os indivíduos poderão destinar para consumo e poupança. Tal prática pode ser expansionista ou restritiva. Em uma política fiscal restritiva temos diminuição dos gastos públicos e elevação dos impostos, com objetivo de reduzir a demanda agregada e o consumo privado. Em uma política fiscal expansionista, temos aumento nos gastos públicos, corte nos impostos, com o objetivo aumentar a demanda agregada e o consumo privado.

Dado um nível de renda, quanto maiores os impostos, menor será a renda disponível e, portanto, o consumo. E quanto maior o gasto público, maior a demanda e maior o produto. Assim, se a economia apresenta tendência para a queda no nível de atividade, o governo pode estimulá-la, cortando impostos e/ou elevando gastos. Pode ocorrer o inverso, caso o objetivo seja diminuir o nível de atividade.

Algumas das medidas que podem ser tomadas são: · Aumento dos gastos públicos: promove a política fiscal expansaionista, pois estabelece novos empregos no governo. Isto é, aumenta a demanda por trabalho, o que pode diminuir a taxa de desemprego. Ao contrário, para frear a demanda, diminuímos os gastos, como menos investimentos públicos e cortes nas transferências unilaterais. · Diminuição da carga tributária é uma política fiscal expansionista, pois estimula as despesas de consumo e investimento. O inverso reduz o poder de compra, e com isso diminui a demanda agregada. · Estímulo às exportações, elevando a demanda externa dos produtos · Tarifas e barreiras às importações, beneficiando a produção nacional

Definição do Texto:

Em março a china anunciou que vai aumentar seu orçamento militar em 14,9% neste ano. Algo como 70 bilhões de dólares.

No ano de 2008 gastaram mais do que o ano anterior.

Em um documento oficial calculou que no ano passado a China gastou entre 110 e 150 bilhões de dólares em área militar.

Os gastos militares da China são bastante inferiores com o dos Estados Unidos, a China gasta em torno de 1,4% do PIB, e os EUA 4% ou 515 bilhões de dólares sem contar o dinheiro que é gasto nas guerras em que os estados unidos se metem.

O Brasil gasta em torno de 12 bilhões de dólares por ano, Rússia 50 bilhões de dólares por ano.

Em março o primeiro ministro da China Wen Jiabao bateu na sagrada solidez do dólar, emprestaram uma enorme quantidade de recursos aos EUA.Porém obrigou Obama dizer, reafirmando algo que até ali ninguém pusera em dúvida: a capacidade de os EUA honrarem os títulos que emitem.

Em novembro o governo lançou um pacote de 585 bilhões de dólares para enfrentar a crise que há 2 meses começou a devastar o mundo financeiro.

No ano de 2009 será lembrado no futuro como marco da economização da China no posto de potencia mundial,

Política Comercial

A política comercial é um dos quatro pilares da política macroeconômica, que inclui ainda as políticas fiscal, cambial e monetária. A política comercial, especificamente, constitui-se num conjunto de medidas e ações, em geral públicas, que afetam as transações comerciais de um país com o resto do mundo.

Referidas medidas podem determinar maior ou menor integração econômica do país com as demais nações, dependendo da profundidade dos acordos comerciais negociados pelo país em questão, bem como do perfil dos instrumentos de política comercial que ele aplica em seus parceiros ou recebe dos mesmos. A título de exemplo, citam-se como os principais instrumentos da política comercial a tarifa, as quotas tarifárias, as medidas de defesa comercial, os subsídios à exportação e as barreiras não-tarifárias.

Nesse contexto, a política comercial de um país afeta diretamente os resultados de suas exportações e importações tanto no presente como no futuro, pois os compromissos assumidos nos acordos comerciais são negociados com prazos definidos de implementação. Além disso, ela impacta os níveis de atividade e de emprego domésticos na medida em que modifica o grau e o tipo de exposição da indústria nacional ao produto importado.

Definição do Texto:

Desde 1995 um fabrica chama EMBRACO tem um momento especial nesta crise, ela tem três linhas de produção operando a 1005 e capacidade, foi inaugurada a linha mais recente a três meses com isso aumentou 33% a capacidade. A empresa incentiva o consumo de bens como geladeira pelos camponeses, um dos perigos a economia chinesa tem é a superprodução que pode ser um erro de calculo nos investimentos para a reativação da economia, até hoje a capacidade da produção da China excede a capacidade do consumo em 10% de PIB.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)   pdf (92.6 Kb)   docx (16.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com