Escravidão e ética
Por: lucaeta • 31/5/2016 • Projeto de pesquisa • 263 Palavras (2 Páginas) • 288 Visualizações
3. Escravidão e ética
Quais seriam os argumentos que justificam o fato de a escravidão no trabalho, hoje em dia, ser um problema de consciência ética
A escravidão no trabalho é um problema de consciência ética, no qual todos sabem os direitos assim como os deveres dos cidadãos e trabalhadores em uma época em que cada vez mais fica evidente a necessidade das empresas adotarem uma atuação pautada em valores éticos.
Mais o que conta hoje em dia é a ambição do homem que fala mais alto do que qualquer principio ético, que são os princípios morais pelos quais possam se guiar e ter conduta em relação à vida humana.
A ética se fundamenta em consciência, autonomia e coerência, respeito ao outro como ser humano com sua inerente dignidade, caráter e virtudes.
A escravidão ainda existe esta próxima de todos nós alguns exemplos são os trabalhadores que largam suas cidades atrás de propostas de uma vida melhor e quando chegam ao destino seus documentos são tomados, são colocados em alojamentos amontoados subumanos, sem remuneração, às vezes até sem refeição e vigiados para não fugir, junto vem a exploração infantil crianças que trabalham em carvoarias, quebrando pedra, oficina de costura entre outros a troco de algumas moedas entre outros
Apesar da escravidão não ser legalizada, na maioria das vezes, a sua prática permanece impune, mesmo com o combate a tentativa de combate dos órgãos governamentais. Infelizmente é vista como com certa indiferença pela sociedade que vê a escravidão como um dos mal menores mediante os outros que o país possui, não percebem que tais fatos afetam toda comunidade.
...