TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Evolução de Uma Estrutura Organizacional

Por:   •  19/10/2015  •  Resenha  •  1.046 Palavras (5 Páginas)  •  349 Visualizações

Página 1 de 5

RESENHA CRÍTICA

Pinto, Ricardo Lopes. Evolução da estrutura organizacional ao longo do ciclo de vida do projeto: um estudo de caso. Diss. Universidade de São Paulo, 2002.

Resumo do artigo: No ano de 2002, os autores Ricardo Lopes Pinto e Antonio Cesar Amaru Maximiano, publicaram um estudo de caso exploratório a partir do acompanhamento do ciclo de vida de um projeto de otimização de chassi de ônibus urbano, considerado bem sucedido.

No início do artigo, os autores apresentam o estudo foi realizado na empresa T-Systems do Brasil, no Departamento de Simulação e Durabilidade da Unidade de Negócios “Engenharia e Manufatura”, por meio de entrevistas com o líder de projeto, consultam a documentos e a registros de arquivos e observação, para que contribuíssem para construção de conclusões, reforçando as hipóteses do embasamento teórico.

Para chegar à definição do problema de pesquisa e objetivos, os autores relatam que um gerenciamento de projetos tradicional, torna-se burocrático e ineficaz para um ambiente de concorrência atual que exige respostas rápidas e a alternativa mais viável é a abordagem de Administração de Projetos. Sendo esta uma abordagem sujeita a sucessos e fracassos, determinados a partir da disposição entre dimensão técnica, comportamental, organizacional.

Como há diferentes formas de se organizar um projeto, para ser mais eficaz, a estrutura deve estar de acordo com ambiente, tecnologia e estratégia, e esta estrutura está sujeita a alterações, ao longo do ciclo de vida do projeto, havendo necessidades de ajustes, este foi o problema de pesquisa apresentado pelos autores: investigar a evolução da estrutura formal da organização de projeto ao longo do ciclo de vida de um projeto bem sucedido.

O estudo teve como objetivos expor como se deu a evolução da estrutura da organização de um projeto, considerado bem sucedido, ao longo do seu ciclo de vida, possibilitando pesquisar a causa do fenômeno.

No subtítulo Revisão Bibliográfica, os autores adotam uma definição para projeto intitulando-o de um empreendimento temporário com objetivos definidos, que demanda administração específica subdividido em frases (ciclo de vida) para que haja melhor controle da gerência sobre recursos e acontecimentos dando oportunidade as adequações. As fases são subdivididas ainda em subfases, nomeadas de produtos fase, dando oportunidade para que os resultados sejam tangíveis e verificáveis.

Este subtítulo cita ainda a importância da Administração de projetos, já que cada um tem seu dinamismo e particularidade. E que para a execução de um mesmo precisa da combinação de pessoas, tecnologia, e da organização a qual faz parte, pois seu desempenho será medido de acordo com o comportamento das pessoas e de sua estrutura organizacional.

Os autores citam que cada organização pede o seu tipo de estrutura, porém essa tipologia orientadora de estrutura organizacional auxilia nos processos decisórios e estabelecem três sistemas para estrutura organizacional, são elas: divisão do trabalho, autoridade e comunicação, estas devem estar ajustadas as condições do ambiente, tecnologia, estratégia e fator humano.

Metodologia: O método de pesquisa utilizado foi o estudo de caso, uma vez que o tema trata-se de fatos atuais, relacionados á um contexto de vida real. A pesquisa seguiu um enfoque exploratório, visto que visto que o material existente não seria suficiente para dar embasamento á uma pesquisa  que busca estabelecer relações de causa e efeito.

A seleção do caso ocorreu de forma intencional, justificada pelo fato de que o caso deve necessariamente possuir características tais que permitam o estudo adequado ao problema, além de possuir todas as características habilitadoras e o mais acessível em termo de coleta e dados.

Os procedimentos de campo forma definidos a priori diretrizes que permitiam adaptações do plano de coleta de dados, disponibilidade dos entrevistados e das organizações. Cada entrevista foi realizada individualmente no local de trabalho, realizando gravações e anotações mantendo em sigilo estas.

Os dados coletados foram analisados através de desenvolvimentos de linhas investigativas convergentes, através de mensurações e combinação de dados, visando responder as questões levantadas em pesquisa.

Relato do caso: o projeto estudado foi um serviço de consultoria industrial para avaliação e melhoria de um componente de um ônibus urbano. O projeto foi encomendado por uma companhia internacional que atua na área de fabricação de veículos. O veiculo precisava de um chassi resistente e que proporcionasse bom desempenho quanto á outras características.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (85.7 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com