Evolução do Pensamento Administrativo
Por: Rafael Zancan • 13/3/2017 • Trabalho acadêmico • 5.979 Palavras (24 Páginas) • 393 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA
INSTITUTO DE CIENCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO – ICSC
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
APS – ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ADMINISTRATIVO – EPA
Rafael Cardoso Zancan – RA T26033-7
SANTOS
2017
Rafael Cardoso Zancan – RA T26033-7
Título: Evolução do pensamento administrativo. Evidencias de aplicação do processo de provimento de recursos humanos em uma organização de médio porte.
Atividades Práticas Supervisionadas – trabalho
apresentado como exigência para aviação dos 1º/2º
semestres em regime de dependência, do curso de
administração da Universidade Paulista
SANTOS
2017
RESUMO
Este trabalho tem por objetivo abordar as Teorias da Administração, onde foi realizada uma pesquisa com uma empresa de médio porte chamada A esportiva. O objetivo deste trabalho acadêmico é apresentar para a empresa A Esportiva quais são as vertentes positivas e negativas que o seu processo dentro dos provimentos de recursos humanos está usando com ênfase em gestão por competências fazendo parâmetro na prática dessa gestão pela organização estudada e pela teoria de Maria Rita Gramigna (2007).
Sumário
1 INTRODUÇÃO.........................................................................................5
2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA...............................................................5
2.1. Introdução à Administração..................................................................5
2.2. Administração Científica (Taylor)........................................................6 2.3. Abordagem Clássica da Administração (Henri Fayol).........................9 2.4. Abordagem Humanística da Administração........................................10 2.5. Abordagem Neoclássica da Administração.........................................10
2.6. Abordagem Comportamental da Administração.................................11
2.7. Abordagem Sistêmica da Administração.............................................12
2.8. Abordagem Contingencial da Administração......................................12
3 ESTUDO DO CASO..............................................................................13
3.1 Apresentação da empresa..................................................................13
3.2 Força de trabalho (processo de provisões)....................................13
3.3 Processo de provimento de RH da A Esportiva....................................14
3.4 Produtos e Clientes ............................................................................15
3.5 Necessidades e expectativas dos clientes..........................................15
4 BUSCA PELA EXCELÊNCIA................................................................17
5 PROPOSTA DE MELHORIA ...............................................................20 6 REFERÊNCIAS......... ............................................................................21
1 INTRODUÇÃO
A APS a seguir faz uma análise embasada na teoria e na prática em empresa médio porte dentro da classificação BNDES, do seguimento esportivo.
Conforme Chiavenato (2010), a gestão de pessoas vem assumindo um importante papel no âmbito organizacional desde a sua origem na Revolução Industrial.
As organizações se estruturaram para essa nova era ao que se refere em gestão de pessoas. Trata-se de um setor extremamente delicado, pois lida com o sentimento em si de seres humanos.
O objetivo deste trabalho acadêmico é apresentar para a empresa A Esportiva quais são as vertentes positivas e negativas que o seu processo dentro dos provimentos de recursos humanos está usando com ênfase em gestão por competências fazendo parâmetro na prática dessa gestão pela organização estudada e pela teoria de Maria Rita Gramigna (2007).
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
2.1. Introdução à Administração
Derivada do latim a palavra Ad ministração (Administer) nos leva a uma constante reflexão sendo: Ad=direção ou tendência para e minister= subordinação ou obediência, logo a “Administração é o ato de trabalhar com e por meio de pessoas para realizar os objetivos tanto da organização, quanto de seus membros”.
A administração é uma ciência fundamentada em um conjunto de normas e funções elaboradas para disciplinar elementos de produção.
O objetivo da administração é obter resultado eficaz e o retorno desejado (com ou sem fins lucrativos) de forma sustentável e com responsabilidade social.
2.2. Administração Científica (Taylor)
No século XX, dois engenheiros desenvolveram os primeiros trabalhos a respeito da Administração. Um era americano, Frederick Winslow Taylor, que criou a chamada Escola da Administração Científica, preocupada em aumentar a eficiência da indústria por meio, inicialmente, da racionalização do trabalho operário. O outro era europeu, Henri Fayol desenvolveu a Teoria Clássica, preocupada em aumentar a eficiência da empresa por meio da sua organização e da aplicação de princípios gerais de administração em bases científicas. A administração científica f oi uma teoria criada por Frederick Winslow Taylor no século XX e Frederick Winslow Taylor, Fundador da Administração Científica, que se baseia na aplicação de garantir o melhor custo/benefício aos sistemas produtivos, nasceu na Filadélfia no século XX e Iniciou sua vida profissional como operário , em 1878, na MidvaleSteel Co. Em 1885, formou-se engenheiro pelo Stevens Institute e iniciou suas experiências na Midvale Steel, onde permaneceu até 1889, quando entrou para a Bethlehem Steel Works. Em 1895, apresentou à Sociedade Americana de Engenheiros Mecânicos um estudo experimental denominado “Notas sobre as correias”. Mais tarde, publicou outro de seus estudos, denominado “Um sistema de gratificação por peça”, apresentando um sistema de gratificação e administração dos operários.
...