Evolução do Treinamento para a Educação Corporativa
Por: jecaebinho • 15/10/2015 • Trabalho acadêmico • 1.265 Palavras (6 Páginas) • 159 Visualizações
TREINAMENTO E EDUCAÇÃO CORPORATIVA
Evolução do Treinamento para a Educação Corporativa
No inicio deste século, estamos vivenciando uma grande mudança na forma como as empresas abordam a capacitação de seus empregados. O que constatamos, agora, é a transformação das organizações do século XXI em empresas do conhecimento. Este constitui o grande diferencial que os profissionais que atuam nessa área terão de enfrentar e dar as respostas exigidas por um novo modelo organizacional. Nas abordagens tradicionais, as organizações eram relativamente estáveis; atualmente, presenciamos organizações que mudam rapidamente, são mais flexíveis e globalizadas.
Os ativos que caracterizavam as organizações do século passado eram, predominantemente, físicos, no quais o capital, os equipamentos as instalações representavam o seu diferencial competitivo. De acordo com essa ótica, a empresa que possuísse mais capital, melhores equipamentos e instalações, isto é, ativos tangíveis, teria maior sucesso. Hoje, essa realidade mudou. No discurso das empresas desde o século, fala-se em talentos humanos, inovação e criatividade e são justamente esses ativos intangíveis que fazem toda a diferença na competitividade e lucratividade da empresa do século XXI.
O treinamento é uma solução do modelo tradicional de organização, no qual a aprendizagem se caracteriza pela forma presencial, impessoal e descontinua. Na era da empresa do conhecimento a educação é permanente, personalizada e just-in-time, isto é, o conhecimento esta disponível no momento em que necessitamos dele. Atualmente se fala, também, em suportes eletrônicos para realização do trabalho. O trabalhador do conhecimento não precisa aprender tudo, porque amanhã poderá ter de reaprender os conceitos que ficaram obsoletos, portanto há um grande preocupação em disponibilizar as informações on-line. Esse recurso permite que as duvidas para a execução do trabalho estejam disponíveis por meio de suportes eletrônicos que representam um campo diferente do e-learming porque seu objetivo não é ensinar, mas sim permitir que o profissional faça consultas no momento em que ocorre a duvida, durante a realização do trabalho. A tecnologia de que dispomos neste século faz que a aprendizagem seja permanente. Assim, podemos concluir que o treinamento se transformou em educação gerenciada pela empresa. Esse enfoque permite gerar o conhecimento que impulsiona as organizações que derivam o seu sucesso dos elementos intangíveis.
Educação Corporativa E Carreira
A mudança de enfoque do treinamento para a educação corporativa provocou um grande impacto na forma como a carreira do empregado é atualmente gerenciada. No modelo tradicional, a carreira era controlada pela empresa e as expectativas do empregado estavam alinhadas com as tendências paternalistas, que sempre caracterizam as relações de trabalho nessa área. Os profissionais que atuam em recursos humanos há algum tempo devem se lembrar dos celebres planos de sucessão e de cargos e salários, que constituíam os instrumentos de controle pela empresa da carreira de seus empregados. Hoje, na empresa do século XXI , quem controla a carreira é o próprio empregado. Ou o profissional programa a sua atualização e cuida da sua empregabilidade ou corre o risco de ficar obsoleto e sem condições de competitividade no mercado de trabalho. Cumpre á empresa permite o acesso de seus empregados ao conhecimento. E o ensino passou de predominante presencial para virtual. Essas são as grandes diferenças que caracterizam as empresas flexíveis e globalizadas. Quando falamos em organizações do conhecimento estamos nos referindo aquelas que, se não inovarem e investirem em criatividade, vão perder seu poder de competitividade. Na época atual, os ativos físicos são os elementos que todas as empresas possuem, isto é, não caracterizam uma vantagem de uma com relação a outra. O que faz de fato a diferença é a capacidade de inovar, é aquele que cria e lança primeiro um produto no mercado, é a empresa mais rápida, é a que gera o conhecimento e o coloca no seu crescimento e desenvolvimento. É para enfrentar esse tipo de desafio que a educação corporativa tem sido estruturada. A educação nas organizações somente fará sentido se for planejada para servir a esse propósito.
A meta da educação corporativa é aumentar a produtividade da força de trabalho e criar uma vantagem competitiva em nível de mercado. Quando perdemos esse foco, estamos perdendo, na realidade, o grande objetivo a ser alcançado pela educação corporativa. Aprender mais rapidamente que os concorrentes é o grande desafio da empresa deste século.
Dimensões da Educação Corporativa
Quando nos referimos à educação corporativa, fazemos de imediato uma ligação com treinamento e desenvolvimento, mas a educação corporativa é muito mais abrangente. A educação corporativa visando à produtividade e à competitividade objetiva ampliar o conhecimento de funcionários, clientes, fornecedores e da própria comunidade. Essa abordagem transcende as fronteiras da própria organização e chega até a comunidade e também, a seus clientes. Um grande exemplo de modelo que funciona dessa forma é o Ford Star, que traduz um sistema disponibilizando em um campo virtual da Ford, permitindo o acesso a funcionários, clientes, fornecedores, prestadores de serviços e revendedores no mundo inteiro. Nesse site, são veiculados os conhecimentos sobre os produtos da empresa e as informações de interesse dos diversos públicos. Outras grandes empresas, como a Motorola, utilizam sistemas similares.
...