Exercícios Cadeia de Suprimentos
Por: enggabriel7 • 22/5/2017 • Trabalho acadêmico • 1.071 Palavras (5 Páginas) • 1.430 Visualizações
- Ilustre um trade-off comum que ocorre entre as áreas de trabalho da logística. Exemplifique.
Trade-off é um termo usado largamente na economia, basicamente reflete a escolha de uma opção em detrimento de outra, quando ambas as escolhas não são possíveis. Assim, ao tomar uma decisão de se escolher uma opção A, automaticamente os benefícios da opção B já não são disponíveis. Nesse sentido, cabe ao tomador de decisão estudar todas as possibilidades e então escolher aquela que representa a melhor opção para o seu problema. Na logística o termo também é utilizado e, de forma mais específica, é um custo relacionado à melhora de equipamentos ou processos que em médio ou longo prazo tendem a compensar, devido a uma maior eficiência operacional.
Um exemplo prático que pode ser citado é o caso da rede de farmácias da Pague Menos que utiliza em quase sua totalidade o modal rodoviário, entretanto, a rede de farmácias atende regiões longínquas e de difícil acesso, utilizando os modais aéreo e aquaviário para entregar medicamentos em regiões que antes não os tinham disponíveis. Obviamente o custo operacional para a entrega de medicamentos nessas regiões é extremamente mais cara do que se comparado à entrega ao resto do Brasil, e de certa forma, pode representar de forma otimista, uma redução do lucro e de forma pessimista como um prejuízo. Entretanto, este trade-off, entre entregar ou não os medicamentos para esses locais, faz parte da estratégia do grupo que visa estabelecer uma conexão com essas populações e futuramente conquistar esse mercado ante qualquer concorrência que possa chegar depois.
Embora este seja um caso extremo, um trade-off comum na logística é entregar ou não a uma determinada região que tem um custo de operação maior ao que é comum da organização. A decisão tomada deve refletir alguma estratégia da corporação para justificar o investimento e não permitir que esta decisão renda apenas prejuízos.
- Por que as operações de relacionamento com o cliente normalmente são mais variáveis que as de manufatura e as de suprimento? Exemplifique.
É seguro dizer que o objetivo final da logística é entregar ao cliente o produto final com todas as suas características originais adequadas e intactas. As operações realizadas na manufatura concentram-se na administração do estoque de produtos em processo durante seu fluxo pelas etapas de produção, o maior desafio na manufatura é estabelecer um planejamento de produção que se adeque à demanda, este é o ponto de incerteza na manufatura, o qual fundamentalmente tem como causa o cliente, já que este que controla a demanda e na maioria dos casos ela é variável.
A área de suprimentos concentra seus esforços nas compras e o arranjo da movimentação de recebimento de estoque de matérias-primas, peças e produtos acabados de fornecedores, basicamente o que envolve o setor de suprimentos são aquisições.
As atividades relacionadas ao cliente são, recebimento e processamento de pedidos, desdobramento de estoques, armazenamento, manuseio e transporte de saída dentro de uma cadeia de suprimentos, coordenar juntamente com o marketing a formação de preços, suporte promocional, níveis de serviço ao cliente, normas de distribuição de crédito, manuseio de produtos devolvidos ao suporte do ciclo de vida, entre outros.
Assim, as atividades relacionadas ao cliente têm um grau de incerteza e complexidade muito maiores do que as anteriores, já que para a manufatura e a aquisição não há muita mudança porque os processos são geralmente os mesmos, as variações acabam por recair quase que totalmente nas atividades relacionadas ao cliente, pois é este que produz a demanda e tem desejos e vontades transitórias, que as vezes são difíceis de prever ou de detectar rapidamente mudanças.
Um exemplo é uma distribuidora de bebidas, denominada Rotele em Campo Grande – MS, o processo de manufatura é o mesmo para todos os produtos, raramente há alguma mudança nas fórmulas, a aquisição também segue um padrão, entretanto, na ponta final do processo que é a venda de bebidas para os consumidores finais as incertezas e mudanças são constantes, os giros de produtos variam durante a semana, época do ano, temperatura, entre outros. O fator humano é responsável por alterações na dinâmica do negócio. Obviamente com o tempo, é possível formar um padrão de comportamento, mas mesmo assim, este está em constante mudança e deve ser monitorado o tempo todo. Portanto, o fator humano (cliente) é o responsável pelas variações.
...