FILME: 1984 (GEORGE ORWELL)
Por: ANDREATQUESADA • 19/11/2018 • Trabalho acadêmico • 619 Palavras (3 Páginas) • 252 Visualizações
FILME: 1984 (GEORGE ORWELL)
Este filme, conta uma história ocorrida na época da guerra fria, onde o autor GEORGE ORWELL, cita sobre os tempos modernos e faz um alerta, relatando que o maior defeito da natureza humana é o desejo de ter controle tota sobre tudo, alertando assim que futuramente a humanidade perderá sua liberdade, tornando-se dominada pelo poder.
Nessa época a sociedade estava dividida em grandes patentes, sendo a Inglaterra, Estados Unidos totalitários chamados de Oceania, a União Soviética era uma ditadura chamada Eurásia, a China e seus aliados chamados de Lestasia, países estes que estavam sempre em guerra. Na visão do autor a televisão era uma arma do partido em que captava e divulgava propagandas, enquanto às tele telas com câmeras externas espionavam a vida e as casas das pessoas, controlando assim seus pensamentos, que para eles eram pensamentos criminosos, pessoas desapareciam o tempo todo e ninguém sabia o que estava acontecendo.
As pessoas passavam um sentimento de impotência , auto controladas, sem liberdade e sem esperança de futuro melhor. Os membros desses partidos eram obrigados a reescreverem histórias, destruindo as verdades do passado e jogando fora (buraco da memória), documentos que comprometia os partidos; as políticas do partido eram impostas a terem controle absoluto sobre a sociedade totalitária. O autor descrevia essas pessoas como membros da elite do partido e proletariados, que ignoravam os pobres que viviam na miséria, com comidas, bebidas ruins e péssimos livros pornográficos que esses partidos distribuíam.
O medo e o sentimento de perseguição eram algo constante, pois todos eram suspeitos de estarem espionando a mando dos partidos. A perda da privacidade é algo de nossa época vivida e alertada desde a criação do filme 1984, onde o autor alertava a um futuro próximo e conturbado, e é algo que se concretiza o tempo todo em um mundo moderno e capitalista como o de hoje. Com tanta tecnologia estamos convivendo com essa falta de liberdade, que na maioria das vezes é para nossa própria segurança e comodidade, temos o exemplo dos celulares, computadores, microchips entre outros, nossas vidas e nossas identidades estão registradas em vários lugares de diferentes formas, acreditamos que a profecia do autor GEROGE ORWELL, se concretizou e se concretiza cada dia mais e mais, sendo minimamente diferente daquela época, porém existente. Os atos da época objetivava a abolição completa do amor e do conceito ultrapassado do amor entre homens e mulheres, o impulso sexual seria só dever para o partido, incitava a destruição do mundo civilizado.
Incitações de injustiças e abusos eram vistas o tempo todo, como frases do tipo: abaixe aos prisioneiros, matem os prisioneiros Eurasticos, crivam-se eventos do tipo ``semana do ódio, ministério do amor, segundos de ódio, mulheres usavam roupas intimas com incitações do tipo liga anti-sexo, haviam também reuniões ante– sexo``. Os microfones monitoravam a sociedade, tornavam essas pessoas apreensivas, com medos e com sonhos que talvez não pudessem realizar jamais. A sociedade se apoiava em uma esperança de que um dia tudo se tornaria estável, e acabasse com tudo que representava aquele momento.
O objetivo desses grupos dominantes eram manter o controle sobre tudo e todos, com a finalidade de que todos
...